Como conseguir leitores

Posted on Posted in Guia da Escritora Independente

Uma das coisas que mais aterroriza escritores  independentes é o medo se alguém irá ler os seus livros. Não é um nervosismo tipo, “o que vão pensar do que eu escrevi. O lance é mais profundo… É algo tipo “Ninguém vai me ler”.

Pode parecer terrível e quem está começando agora realmente fica se questionando se terá alguém para ler ou como deve fazer para se destacar para conseguir leitores.

Uma coisa é certa: não existe receita pronta e você não vai conquistar um milhão de leitores do dia para a noite.

Esqueça. Já falamos por aqui que o trabalho de divulgação pode ser mais árduo que escrever o livro propriamente.

Uma boa forma, também já falamos por aqui, é fazer parceria com blogueiros. Outra possibilidade é utilizar grupos e redes sociais para divulgar o seu livro. Mas lembre-se da importância de interagir e não apenas usar as redes como depósitos de links.

A medida que você vai conseguindo leitores interaja com eles. Não tem nada mais frustrante para alguém que te lê enviar uma mensagem ou fazer uma postagem indicando o seu livro e você não dar a menor bola. Converse com o leitor, responda a ele, mostre respeito pelo carinho que ele desenvolveu pela sua obra.

A tão famosa e batida propaganda boca a boca ainda é a melhor forma de conquistar novos leitores, mesmo que o boca a boca seja nas redes sociais e que seja digitada ao invés de falada.

Outra coisa importante para começar a encontrar sua base de leitores é descobrir quem é seu público. A tarefa pode parecer complexa, mas é extremamente necessária. Se você não souber quem são, como saber onde encontrá-los?

E para tudo isso precisa paciência.  

Ir aos poucos, comemorando cada conquista, cada avaliação e cada carinho especial que se recebe e sempre retribuindo. Aquela máxima de que gentileza, gera gentileza aqui é mais válida que nunca. Atenção e gratidão, além de uma boa história, geram novos leitores.

Comments

comments