Apresentação do livro: Como escrever uma boa Sinopse?

Posted on Posted in Guia da Escritora Independente

Sua obra já foi revisada, registrada na BN e já possuí o ISBN. Agora você já pode e deve publicar. Porém, muita calma nessa hora! Antes de sair disponibilizando ela em plataformas digitais, você precisa pensar em como vai vender isso para os leitores.  Precisa pensar em como apresentar o seu livro para o Universo. E mesmo que você seja o novo Gabriel Garcia Marquez e seu original seja melhor do que Cem anos de Solidão (é, esse é o melhor livro do mundo na minha opinião!), se você não tiver uma boa apresentação para conquistar o público ele vai ficar no limbo dos links e nada vai ser como você imagina.

A apresentação de um livro pode ser separada em 3 pontos: sinopse, capa e diagramação.  Hoje nós vamos falar de sinopses. Por que sinopses primeiro? Por que essa é uma boa forma de você começar a gerar o interesse enquanto a sua capa e a diagramação estão sendo desenvolvidas!  Criar aquela expectativa em quem vai ler seu livro e ganhar tempo para poder seguir os outros passos no tempo certo. Também porque a maioria dos escritores tem uma mega dificuldade de escreve-las – e eu me incluo nessa!

Pense que depois de você escrever todo o seu original, com riqueza de detalhes, com todas as tramas e desfechos e sentimentos que você colocou naquele livro, você precisa fazer um resumo, sem dar spoillers, mas que conquiste o leitor…

É isso realmente é um desafio!

Não existe uma regra perfeita sobre como deve ser uma sinopse, nem cases de exemplos. Já vi de tudo que é jeito… Algumas de duas linhas que deixam a gente morrendo de vontade de ler, outras que o livro era maravilhoso, mas a sinopse não tinha nada a ver com a história…. O que dá para a gente falar se tratando de sinopses é que é um exercício realmente complicado para o escritor e que podemos ter em mente alguns pontos:

1. Prenda o leitor

Se você quer que as pessoas leiam seu livro e se interessem por ele. Prenda-os! Faça com que sua sinopse tenha questionamentos, mistério e reflexões que possam despertar o interesse de quem lê.

2. Fale muito em poucas palavras

Você precisa falar sobre a história na sinopse. Isso é um fato. Não faça um resumo, escolha um ponto de partida que seja onde a trama se desenvolve e discorra sobre ele sem revelar o que de fato acontece. E faça isso com poucas palavras. Uma sinopse não precisa ter mais do que 4 ou 5 parágrafos curtos para ser interessante.

3.  Não dê spoillers

Gente, isso é sério! Li sinopses na vida que contavam o que acontecia no livro até o final. Para que eu vou ler 300 páginas se em 10 linhas o autor já me revelou tudo?

4.  Não seja prolixo

Não fale mais que o necessário. Não complique o texto. Não seja chato.  Lembre-se sempre do que você quer que o leitor saiba ao ler seu texto.

5. Peça a opinião dos betas

Eles leram seu livro, sabem sobre sua história, podem ser uma ajuda incrível na hora de deixar a sua sinopse perfeita. Peça a opinião e faça tantas versões quanto sejam necessárias para que sua sinopse realmente transmita o que você quer!

6. Revise e revise de novo

Se o leitor encontrar erros em sua sinopse, como ele vai querer ler o resto?

Revise. Revise várias vezes. Peça para alguém revisar! Lembre-se que a sinopse é uma das portas de entrada para seu sucesso.

Pode ser complicado escrever uma sinopse que transmita a essência do seu livro, mas vale muito a pena deixar ela sensacional. Portanto, não tenha pressa, faça várias versões, se inspire e pense em você leitor, o que você gostaria de ler na sinopse de um livro…

Na próxima coluna a gente vai falar do segundo item da apresentação do seu livro: A capa!


Convidamos a autora Luisa Aranha para compartilhar com a gente e com você um pouco do seu processo de escrita e publicação enquanto Escritora Independente. Para a felicidade de todos, ela topou e vai fazer uma série de artigos esclarecendo algumas dúvidas de quem está iniciando neste caminho da autopublicação.
Para ver todos os textos da série, acesse: Guia da Escritora Independente
As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial da Escritor Publicado

Quer mais dicas para escrever uma sinopse que chame atenção para o seu livro? Veja esse outro artigo!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *