Divulgando nas redes sociais

Posted on Posted in Guia da Escritora Independente

Nas últimas duas colunas a gente começou a falar sobre a divulgação. Quem quer ser independente, além de escrever o seu livro e planejar todas as partes da editoração e apresentação dele,  também tem que ralar divulgando!

Já falei um pouquinho sobre as formas de divulgação e as relações de parceria com os blogs literários. Agora vamos falar de redes sociais, resultados e interações.

A rede que mais utilizo é o Facebook. Através do perfil pessoal e da fanpage do blog faço postagens diárias, de posts do blog, divulgações de livros e brincadeiras com os seguidores.

Além disso participo de diversos grupos de leitores e escritores. Mas atenção: a regra de ouro aqui é PARTICIPAR dos grupos, não apenas postar seus links lá.  Eu organizei meus grupos em tipos: livros em geral, Wattpad, Amazon e blogs literários. Assim, posto pelo menos duas vezes por semana em cada grupo, sem fazer spam e tendo chance de maior engajamento.

Mas eu não só posto, eu comento e curto postagens de outros membros, participando ativamente dos grupos.

Agende 30 minutos do seu dia para isso. Não precisa entrar e interagir em todos os grupos todos os dias. Separe eles da forma como fica melhor para vocês e faça a interação com frequência. Por que isso é importante? Porque no momento que você interage com as pessoas, elas passam a te reconhecer e interagir com você também e seus posts sobem na timeline delas.

Também é bacana participar de grupos específicos de interação. Esses grupos, onde ocorrem a troca, levantam o teu engajamento. Vale a pena trocar likes e comentários.

Eu também utilizo o Instagram e o Twitter. A grande sacada dessas redes são as hashtags. Pesquise as que tem a ver com o assunto do seu livro, com o que você escreve e use as clássicas também. Facilita que as pessoas te encontrem. Você também pode começar a seguir pessoas que têm os mesmos interesses que você, normalmente as pessoas voltam e te seguem de volta.

As redes sociais estão aí para serem usadas, mas você precisa entender que sem interação da sua parte elas não surtem resultados sozinha. Dispense um tempo do seu dia, não apenas para divulgar, mas também interagir. Lembre-se sempre que grupos não são depósitos de links e que você conquista seu público conversando com eles. Nunca deixe alguém sem resposta. Quanto mais você participa, mais engajado fica e melhores serão seus resultados.


Convidamos a autora Luisa Aranha para compartilhar com a gente e com você um pouco do seu processo de escrita e publicação enquanto Escritora Independente. Para a felicidade de todos, ela topou e vai fazer uma série de artigos esclarecendo algumas dúvidas de quem está iniciando neste caminho da auto publicação.
Para ver todos os textos da série, acesse: Guia da Escritora Independente
As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial da Escritor Publicado

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *