Quem são os Leitores Beta ou Beta readers?

Posted on Posted in Colunas, Guia da Escritora Independente

Depois de dar aquela revisada no texto, é hora de testar o seu livro.  “Como testar?” você deve estar  se perguntando. Exatamente da mesma forma que a gente testa qualquer produto.

“Mas é um livro, não um carro pra fazer teste drive”

Ai que você se engana, amigo. Ele é um produto. Um produto seu, criado e amadurecido por você. Você sabe o que espera dele, mas como as pessoas vão reagir a ele? Será que você conseguiu despertar nas pessoas os sentimentos que queria quando escreveu? Será que atingiu os seus objetivos? Independente do que você queria passar para seus leitores, com o livro pronto é hora de testar.  E é ai que entram os leitores betas.

Leitores beta são as primeiras pessoas que vão ler seu livro e te dizer como se sentiram com a leitura. Eles vão identificar furos ou falhas na história. Vão te dar sugestões e te passar as impressões que tiveram ao ter o seu produto nas mãos.  Eles não são profissionais. Eles não tem a obrigação de corrigir seu texto (pode até ser que eles vejam algum erro e comentem, mas isso é um plus). Eles vão sentir a história e te passar essas sensações.

“Ok. Entendi. Eles vão testar o livro.”

Exatamente! Eles vão testar o seu livro e você vai descobrir se alcançou ou não seus objetivos.

“E onde eu acho esses leitores pra minha história?”

Na vida, amigo! Na vida. A característica mais importante de um bom leitor beta é que ele tem que gostar de ler. Pode ser seu amigo, seu irmão ou uma pessoa totalmente desconhecida. O importante é que ele goste e muito de ler. Tem gente que acredita que um amigo será mais sincero. Outros, que um total desconhecido falará o que realmente pensa para você. Isso varia de opinião para opinião.

“Mas então como eu decido?”

A minha receita é a seguinte:  defina seu público-alvo e monte um grupo de cinco pessoas.  Três delas dentro do seu público-alvo e duas fora. Por que as de fora? Porque se você conseguir que elas se prendam a história você realmente está superando as suas próprias expectativas. As três primeiras terão uma tendência maior a se conectar com a história e gostar dela. As duas de fora, não, então suas opiniões são verdadeiras críticas construtivas e avaliações sobre a nossa escrita.  Eu escrevo livros para mulheres. Então sempre peço a dois homens (que gostem de ler, obviamente) para serem betas também.  Assim, eu consigo ter opiniões mais amplas sobre o meu texto.

E quais as características importantes de um leitor beta?

A gente já falou que importante mesmo é ele gostar de ler e ser um leitor assíduo. Assim ele tem bons parâmetros para avaliar o seu material. Outra coisa que eu acho fundamental é que sejam pessoas sinceras.  A função do leitor beta não é te idolatrar e sim avaliar de uma forma totalmente verdadeira a sua obra.  Além disso a pessoa precisa ter disponibilidade para realizar a leitura.

Depois de encontrar os seus betas (se você ainda tiver dificuldades nisso, existem grupos no Facebook que podem ajudar) é importante combinar prazos com eles para darem suas impressões sobre o livro. Você pode montar questionários para guiar as impressões ou deixar livre. Eu particularmente prefiro deixar livre a opinião dos betas e explorar as percepções conforme eles me respondem.

Tenha sempre em mente que o leitor beta está prestando uma ajuda a você, escritor, e considere suas opiniões. Nossos textos sempre precisam de um retoque final e o beta vai te ajudar nisso.


As opiniões aqui expressas são de exclusiva responsabilidade do autor do texto e não refletem necessariamente o posicionamento oficial da Escritor Publicado

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *