Depois de dar aquela revisada no texto, é hora de testar o seu livro. “Como testar?” você deve estar se perguntando. Exatamente da mesma forma que a gente testa qualquer produto.
“Mas é um livro, não um carro pra fazer teste drive”
Ai que você se engana, amigo. Ele é um produto. Um produto seu, criado e amadurecido por você. Você sabe o que espera dele, mas como as pessoas vão reagir a ele? Será que você conseguiu despertar nas pessoas os sentimentos que queria quando escreveu? Será que atingiu os seus objetivos? Independente do que você queria passar para seus leitores, com o livro pronto é hora de testar. E é ai que entram os leitores betas.
Leitores beta são as primeiras pessoas que vão ler seu livro e te dizer como se sentiram com a leitura. Eles vão identificar furos ou falhas na história. Vão te dar sugestões e te passar as impressões que tiveram ao ter o seu produto nas mãos. Eles não são profissionais. Eles não tem a obrigação de corrigir seu texto (pode até ser que eles vejam algum erro e comentem, mas isso é um plus). Eles vão sentir a história e te passar essas sensações.
“Ok. Entendi. Eles vão testar o livro.”
Exatamente! Eles vão testar o seu livro e você vai descobrir se alcançou ou não seus objetivos.
“E onde eu acho esses leitores pra minha história?”
Na vida, amigo! Na vida. A característica mais importante de um bom leitor beta é que ele tem que gostar de ler. Pode ser seu amigo, seu irmão ou uma pessoa totalmente desconhecida. O importante é que ele goste e muito de ler. Tem gente que acredita que um amigo será mais sincero. Outros, que um total desconhecido falará o que realmente pensa para você. Isso varia de opinião para opinião.
“Mas então como eu decido?”
A minha receita é a seguinte: defina seu público-alvo e monte um grupo de cinco pessoas. Três delas dentro do seu público-alvo e duas fora. Por que as de fora? Porque se você conseguir que elas se prendam a história você realmente está superando as suas próprias expectativas. As três primeiras terão uma tendência maior a se conectar com a história e gostar dela. As duas de fora, não, então suas opiniões são verdadeiras críticas construtivas e avaliações sobre a nossa escrita. Eu escrevo livros para mulheres. Então sempre peço a dois homens (que gostem de ler, obviamente) para serem betas também. Assim, eu consigo ter opiniões mais amplas sobre o meu texto.
E quais as características importantes de um leitor beta?
A gente já falou que importante mesmo é ele gostar de ler e ser um leitor assíduo. Assim ele tem bons parâmetros para avaliar o seu material. Outra coisa que eu acho fundamental é que sejam pessoas sinceras. A função do leitor beta não é te idolatrar e sim avaliar de uma forma totalmente verdadeira a sua obra. Além disso a pessoa precisa ter disponibilidade para realizar a leitura.
Depois de encontrar os seus betas (se você ainda tiver dificuldades nisso, existem grupos no Facebook que podem ajudar) é importante combinar prazos com eles para darem suas impressões sobre o livro. Você pode montar questionários para guiar as impressões ou deixar livre. Eu particularmente prefiro deixar livre a opinião dos betas e explorar as percepções conforme eles me respondem.
Tenha sempre em mente que o leitor beta está prestando uma ajuda a você, escritor, e considere suas opiniões. Nossos textos sempre precisam de um retoque final e o beta vai te ajudar nisso.
4 thoughts on “Quem são os Leitores Beta ou Beta readers?”
Eu queria um beta, pena que não encontro. Ótima matéria
Oi, Elen tudo bem? Quando a Luisa estava procurando betas ela acabou criando um grupo. Se quiser buscar lá, segue o link: https://www.facebook.com/groups/leitoresbetaCausoseProsas/?ref=ts&fref=ts
Abraço!
Eu quero ser beta! Mas só aceito romance ser tiver seres sobrenaturais e nada água com açucar
Eu quero ser beta! Mas só aceito romance ser tiver seres sobrenaturais e nada água com açucar