5 TED Talks Inspiradores

Posted on Posted in Escrita e Cultura

Já falei aqui no blog da Escritor Publicado sobre a importância do “novo” para os escritores. Já que estar em constante processo de criação envolve também consumir diferentes conteúdos. Seja através, de livros, podcasts, vídeos no YouTube ou as já conhecidas TED Talks. Sou assumidamente fã de várias. Afinal, se trata da oportunidade de ter acesso à ideias e estudos de profissionais dos mais diversos ramos e ainda por cima do mundo inteiro. São ótimas para aqueles momentos de “writers block” ou em que se está criando muito do mesmo.

Se você também acha que ter novas ideias nunca é demais, acompanha o post que vou mostrar 5 TED Talks inspiradores.

  1. Success, failure and the drive to keep creating – Elizabeth Gilbert

    tedelizabeth
    A autora de “Comer, Rezar e Amar” demorou cerca de seis anos para ser publicada. E, como muitos, pensou seriamente em desistir. Porém, para Elizabeth a escrita era como um lar, chegando ao ponto de afirmar no TED “eu amava escrever mais do que eu odiava fracassar escrevendo”e por isso ela não desistiu.

    Com legenda em português, esse é um TED excelente para todos os escritores. Independente se já publicou ou não um livro ainda.

  2. Why women should tell the stories of humanity – Jude Kelly

    tedjudekellyUm dos meus TED Talks favoritos, assim da vida. Ele é curto, menos de sete minutos e está inclusive disponível na versão podcast. A sociedade tem o hábito de atribuir acontecimentos e descobertas aos homens. E isso influencia sim muito a forma como interpretamos as histórias escritas por mulheres, bem como personagens femininas. A Jude chama faz um chamado de atenção à todos, principalmente as pessoas criativas, para criarmos uma sociedade com igualdade de gênero. E começar, é claro, pela representação das mulheres.

  3. Connected, but alone? –  Sherry Turkletedsherryturkle

    Se você alguma vez se interessou por conectividade, plataformas digitais e a interação humana com a tecnologia você ouviu falar da Sherry Turkle. Em tempos de constante interação humana através da tecnologia, como a sua com os seus leitores, a estudiosa reflete como podemos esperar mais da tecnologia e menos uns dos outros. Ótimo ara refletirmos não só em termos de escrita mas como para a vida pessoal. É um pouco longo, tem legenda em português e vale cada segundo. Há, e tem ainda o livro “Alone Together: Why We Expect More from Technology and Less from Each Other” para quem quiser se aprofundar no assunto.

  4.  The clues to a great story – Andrew Stanton

    tedandrewstantonUm dos responsáveis por WALL-E, Procurando Nemo, Vida de Inseto e Toy Story. Não precisa de muito mais, certo? Há sim, ele fala de storytelling.  Um TED relativamente longo, com quase vinte minutos de duração mas que dá dicas de como criar ótimas histórias, ideias e criatividade. Fica a dica de separar um tempinho e curtir tranquilo.

  5. Where does creativity hide? – Amy Tantedamytan

    Um TED com uma escritora contemporânea que fala sobre processos criativos ? Sim, porque não. Amy Tan fala de como se pode criar algo partindo do nada. A começar pela análise do próprio processo de criação. De forma bem humorada e mesclando acontecimentos da sua vida com ideias e afirmações, esse TED contribuiu para uma melhor compreensão da forma como podemos desenvolver histórias.


Curtiu os TED Talks? Qual foi seu favorito? Deixe o seu comentário 🙂

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *