Como conciliar o seu emprego com a vida de Escritor?

Posted on Posted in Escrita e Cultura

Nós da Escritor publicado, conversamos com muitos escritores e já notamos que muitos de vocês tem um emprego das 9h-18h. Não é fácil conciliar essas duas vidas. As chances são que o seu emprego coma metade do tempo do seu dia, mas com um bom plano, tudo pode dar certo. No post de hoje, vou te dar algumas estratégias para você aproveitar melhor o seu tempo e conseguir conciliar escrita com emprego sem virar as noites.

A primeira coisa é usar melhor cada segundando que você tem. Embora para muitos escrever seja uma atividade sagrada, que requer um espaço físico e mental apropriado, ler é mais fácil, não é? Dá para ler na fila do banco ou no intervalo de almoço. Enriqueça a sua lista de livros com alguns clássico, com estilos diferentes e com livros sobre a arte da escrita também. Isso te ajuda a te desenvolver como escritor.

Crie momentos para a Escrita. Seja em casa, depois da janta, ou no escritório mesmo. Se você tem um daqueles intervalos de almoço longos de até duas horas, dá para separar alguns dias da semana para escrever neste horário, não é? Leve um almoço rápido e nutritivo, escolha um lugar calmo, use os seus fones de ouvido e ouça as músicas ou sons que te inspiram. Assim dá para aproveitar melhor os momentos de ócio.

Em casa vale a mesma regra. A gente sabe que para muitos o trabalho não termina quando chegam em casa, sejam filhos, afazeres ou supermercado, existem várias tarefas do dia-a-dia que vão ocupando o seu tempo. A melhor saída é criar os momentos certos para escrever. Por exemplo, bloqueie as suas terças-feiras a noite especificamente para escrever. Ou escolha o melhor horário e comprometa-se a escrever nele todos os dias.

Não consegue escrever na rua, ou nos intervalos de tempo? Não tem problema, você ainda pode reler os seus textos, corrigir, enquanto está no ônibus, esperando o filho sair da escola, etc. Escrever não é a única atividade do autor. Você pode encaixar essas outras pequenas atividades como pesquisa, releitura, até uma revisão superficial nas suas brechas de tempo.

Se você faz também a sua própria comunicação, ainda tem que acomodar todas essas atividades ao seu dia-a-dia. Então abuse dos aplicativos para poder fazer isso de forma mais rápida. A Jade fez uma lista com alguns que podem te ajudar aqui. Você não precisa aprender a fazer tudo do zero, pode usar ferramentas que facilitem a vida até ter a possibilidade de contratar alguém especializado para fazer para você.

Por último, cuide da sua saúde. Pode parecer besteira, mas todos os grandes empreendedores dão essa dica. Você precisa estar bem para render, por isso é importante cuidar da alimentação e fazer algum exercício físico. Não é necessário investir rios de dinheiros ou de tempo. Uma caminhada/corrida diária já te deixa mais disposto e alimentação correta vai te dar mais energia e aumentar a sua imunidade. Corpo saudável é essencial para conseguir desempenhar todas as tarefas.

O segredo para conciliar um emprego com a vida de escritor é fazer o seu tempo render. Planeje os seus momentos de escrita e revisão e tenha comprometimento. Se você quer ter uma carreira de sucesso, precisa focar neste objetivo e fazer acontecer, não deixe que a preguiça ou o cansaço acabe com os seus sonhos.

Quer saber mais sobre planejamento de carreira? Dá uma olhada nestes posts.

Comece a sua carreira de Escritor agora!

4 Práticas para fazer a sua Carreira de Escritor decolar

Planejamento Estratégico para Escritores

E não esqueça de assinar a nossa newsletter para acompanhar todas as nossas dicas e conseguir a sua carreira de sucesso enquanto escritor.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *