Filmes sobre Escritores

Posted on Posted in Escrita e Cultura

Com o Carnaval quase chegando – e com ele o Oscar 2017 – vim  te dar algumas sugestões de filmes que tem como tema central escritores e a arte da escrita. Para quem, assim como eu, vai passar o feriado extendido lendo e fazendo muitas maratonas. Esses são meus filmes favoritos sobre o tema:

O Escritor Fantasma (2010)

Filmes sobre escritores - Escritor Fantasma

Filme de Roman Polanski com Ewan McGregor, Pierce Brosnan e Olivia Willians. Ewan McGregor é o Escritor Fantasma chamado para terminar a biografia do Ex-Primeiro Ministro  Britânico Adam Lang (Brosnan) depois que o acesso que trabalhava no projeto morre. Quando chega em Martha’s Vineyard, para começar o trabalho, no entanto, Adam é envolvido em um escândalo e possível crime de guerra por ter mandado suspeitos de terrorismo para interrogatório e tortura pelas mãos da CIA. O Escritor começa a desconfiar que seu antecessor teria descoberto algum segredo e investiga.

Esse filme é tanto sobre o processo de escrita e entrevistas para uma biografia, que pode ser tedioso, quanto sobre política internacional e as relações entre Estados Unidos e Reino Unido. É interessante ver que a mente do escritor quer mais do que a biografia limpa, mas bem-humorada que os editores buscam. Ele corre atrás da sua plot.

Não teve nenhuma indicação a Oscar, mas foi bem aceito no circuito europeu concorrendo e levando vários prêmios.

Animais Noturnos (2016)

Filmes sobre escritores - Animais Noturnos

Filme de Tom Ford (Direito de Amar), com Amy Adams e Jake Gyllenhaal. Susan (Adams) é a bem sucedida dona de uma galeria de arte que recebe de seu ex-marido o original do romance que ele está prestes a publicar. Susan começa a ler e interpretar o livro a partir das suas experiências com o ex-marido.

Filme sobre leitura e imersão na história. O filme tem duas histórias contadas paralelamente que são a do livro, Animais Noturnos e a de Susan e Tony, o ex que escreveu. Não dá para falar muito da história sem dar spoilers, mas vale a pena assistir e entrar na história de Animais Noturnos, vendo como ela interpreta os acontecimentos narrados fazendo a ligação com seu passado.

Michael Shannon foi indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante. Achei injustiça, merecia pelo menos indicação por roteiro, filme e direção. BAFTA e Golden Globes deram mais atenção ao filme, embora ele não tenha levado nenhum dos prêmios principais.

Neruda (2016)

Filmes sobre escritores - Neruda

Filme Chileno de Pablo Larraín (Jackie, No) com Gael García Bernal e Luis Gnecco. Inspetor Óscar Peluchonneau busca o porta Chileno Pablo Neruda quando este se torna fugitivo por juntar-se ao partido comunista no final de década de 40.

Neruda é mais um filme sobre construção de personagem. Em seu jogo de gato e rato Neruda e Peluchonneau vão construindo um ao outro, na tentativa de antecipar o próximo passo do adversário. Um filme excepcionalmente bem construído.

Foi o filme eleito pelo Chile para concorrer ao prêmio de filme estrangeiro no Oscar 2017, mas não chegou a ser indicado. Teve ainda indicação ao Globo de Ouro e diversos outros prêmios.

Terceira Pessoa (2013)

Filmes sobre escritores - Terceira pessoa

Filme de Paul Haggis com Liam Neeon, Olivia Wilde, Adrien Brody e Mila Kunis. Três histórias sobre amor e família se intercalam. Michael (Neeson) em Paris tentando terminar seu livro enquanto tem um caso com Anna (Wilde). Em Roma, Scott (Brody), um americano trabalhando na Itália conhece uma mulher cigana. E em Nova York, Julia briga pela guarda do filho depois de um acidente.

Sem entregar demais, é um filme sobre o processo da escrita e o quanto o escritor coloca de si mesmo nos seus textos. Até como uma forma de lidar com seus erros e/ou frustrações. A narrativa vai se construindo em pequenos detalhes que ligam as histórias até que possamos compreender completamente no final.


 

E você, escritor, já viu algum destes filmes? Gostou? Tem mais algum filme sobre escritores para me indicar? Conta tudo nos comentários.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *