O que te impede de ser um escritor de sucesso?

Posted on Posted in Escrita e Cultura

Existem muitas desculpas para não ter sucesso como escritor. Especialmente no Brasil. Nossa economia não vai bem, fato. Nossa política é mais surpreendente que a ficção. Nosso povo não é formado por uma grande parcela de leitores. Trabalhando com livros eu sei muito bem de tudo isso, mas eu também vejo muitos autores ralando, muitos autores nas listas de mais vendidos e muitos autores novos nas livrarias todos os meses.

Então a minha pergunta hoje é para você: o que está te impedindo de ser um deles?

Mas não me venha com essas respostas externas. Todos nós sabemos da situação do Brasil e dos leitores e de todas as questões externas, eu quero saber sobre as questões sobre as quais você tem controle! As questões do seu dia a dia sobre as quais você tem influência direta:

  • Você escreve?
  • Você divulga?
  • Você está feliz com o seu trabalho?
  • Você gosta do que escreve?
  • Você tem se dedicado a sua carreira de Escritor?

Quando a gente se apaixona por um projeto, seja de livro ou seja na vida, a gente corre atrás. A gente vai além, dá o sangue mesmo. Porque algumas noites mal dormidas não são nada perto da realização de ter o seu livro disponível nas principais livrarias, ou entre as listas de mais vendidos, ou esgotado em uma bienal, não é mesmo?

Quando a gente se apaixona por um projeto, seja de livro ou seja na vida, a gente corre atrás. A… Click To Tweet

Então eu vou te perguntar de novo: o que está te impedindo?

Vou dar uma dica, a única coisa que nos limita nesta vida, somos nós mesmos. Eu não estou dizendo que o caminho é sempre fácil. Realizar sonhos exige muito trabalho duro, noites mal dormidas e, sim, você provavelmente ainda vai passar por alguns momentos difíceis, seja na carreira ou na vida, mas se estiver apaixonado e comprometido, de verdade, com o que você quer, vai ter forças para seguir em frente.

O comprometimento é necessário, do contrário você vai largar de mão na primeira dificuldade. E eu não quero te enganar não, dificuldades certamente virão.

Hoje, eu tenho um exercício para você!

Quero que você descreva o seu cenário ideal para daqui há 5 anos. Onde você quer estar? Quão conhecido quer ser? Quantos livros quer ter escrito? Descreva com a maior quantidade de detalhes possível este futuro que você tanto deseja. Não se deixe limitar pelas condições atuais. Descreva este cenário até ele ficar palpável. Depois que tiver feito isso, liste 3 dificuldades que você pode ter para chegar a este futuro. As 3 maiores. Só 3, por favor. Agora olhe bem para essas 3 dificuldades. O que você pode fazer para amenizá-las? Como você pode resolver?

Liste 3 ações que você pode tomar para diminuir essas dificuldades. Uma que você pode fazer este mês, uma que você pode fazer esta semana e uma que você pode fazer hoje mesmo.

Você consegue visualizar isso? Está vendo que o seu futuro ideal ficou ainda mais palpável agora que você sabe como lidar com as suas dificuldades?

Não deixe isso apenas no papel. Ponha em prática as ações, planeje o caminho para chegar ao seu futuro ideal. Comprometa-se e siga em frente. Enfrente as dificuldades de cabeça erguida. E sempre que precisar de um incentivo, releia o seu cenário ideal. De novo e de novo. Até ele parecer próximo de você.

Além deste exercício, hoje eu tenho um presente para você, Escritor. O livro Planejando a sua carreira de escritor em que eu mostro passo a passo como planejar e se comprometer com o seu futuro está de graça na Amazon. É só baixar e começar a utilizá-lo para tirar os seus planos do papel e fazer o seu futuro acontecer.


Gostou das dicas e do presente? Quer compartilhar comigo qual a primeira ação que você vai colocar em prática hoje mesmo? Me conta nos comentários!

E se você estiver precisando de alguém para te guiar nessa longa jornada que é a carreira de escritor, nós temos também serviço de coaching para te ajudar a resolver problemas e se tornar o escritor de sucesso que você quer ser. Basta preencher este form para marcar a sua hora!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *