3 ações para melhorar sua visibilidade nas redes sociais

Posted on Posted in Facebook, Marketing Literário, Plataforma de Autor, Redes Sociais

Olá, Escritores. Nós da Escritor Publicado sabemos que conquistar novos leitores é um trabalho árduo, mas muitas vezes na tentativa de fazer tudo você acaba negligenciando alguns detalhes que fazem toda a diferença. Por isso, hoje eu separei 3 dicas bem simples para você colocar em prática agora mesmo e aumentar a visibilidade do seu trabalho nas redes sociais.

Vamos a elas:

#1 Edite os seus perfis.

edite o seu perfil
Unsplash

É bem possível que você tenha feito o seu perfil do facebook antes de ele ser tão voltado para negócios. Naquela época em que a gente realmente compartilhava o que estava pensando no feed.

Não é mais o caso. Facebook, LinkedIn, Instagram e até mesmo o Pinterest servem para negócios hoje em dia. E uma das coisas mais importantes que você pode fazer para aumentar a sua visibilidade é atualizar o seu perfil nas redes.

Reveja os textos. Eles condizem com a sua marca pessoal? Você se marcou como editor das suas fanpages? Todas as suas redes dizem que você é escritor?

Se não, você já sabe o que fazer.

Uma bio bem escrita e que contenha palavras chave como “escritor”, os nomes dos seus livros e se, possível link para seu site são essenciais.

Aproveite a mudança e reveja também as suas fotos de perfil. Elas estão atualizadas? Elas passam a imagem que você quer para si? As fotos podem sim ser mais descontraídas, mas precisam passar confiança.

Saiba mais sobre Bio no meu texto Plataforma de Autor

#2 Compartilhe o seu trabalho

Compartilhe seu trabalho
Unsplash

Vejo isso acontecer bastante. As pessoas tem projetos maravilhosos as vezes, mas um pouco de vergonha de compartilhar com os amigos, de falar “olha essa coisa legal que eu estou fazendo”. Não caia nesta.

Floodar a sua timeline com links da Amazon não é legal, mas chamar aqueles amigos mais próximos para ver seu texto mais recente é super aceitável. Vale mandar uma mensagem inbox, falando sobre o seu novo projeto, ou compartilhar um texto que você acha que a pessoa vai gostar.

O que separa contar coisas boas de SPAM é o valor. Se você sabe que um texto seu vai agradar algum amigo, não tem nada de errado em falar isso para ele.

Vá além da fanpage. Promova seus textos no facebook de diferentes formas.

Outro erro bem comum é escrever artigos ou posts online e compartilhar apenas na sua fanpage do facebook. Os algoritmos só entregam as atualizações da sua fanpage para uma porcentagem, bem pequena, dos seus seguidores. Você precisa correr atrás para fazer o post render. A primeira coisa que você pode fazer é compartilhar o post da sua fanpage no seu perfil pessoal.

Isso aumenta o seu alcance e pode servir para aqueles curiosos de plantão que entram no perfil conhecerem o seu trabalho.

Mas não vale fazer isso para toda a atualização. 1 vez por semana está de bom tamanho, afinal, seu perfil pessoal também serve para outras coisas além de trabalho.

#3 Reviva textos antigos postando em outras plataformas.

Reviva seus posts
Unsplash

Se você tem um blog, onde costuma postar seus textos, considere repostar os antigos em outras plataformas. Medium, por exemplo é um ótimo lugar para isso. Com isso você pode conseguir atingir novas audiências, bem como rangera melhor no google.

Além do medium, vale pensar em novas formas de reutilizar esses conteúdos já postados. Você pode, por exemplo, postar um pedaço de um conto no facebook. Disponibilizar um conto mais antigo em pdf em troca de e-mails. Ou ainda, utilizar esses textos no wattpad para conquistar um público mais jovem.

Enfim, dê vida nova a textos antigos.

Só não vale repostar todo o seu conteúdo, a regra de ouro é repostar 1 a cada 5 posts. Isso não vai atrapalhar o seu ranqueamento no google, mas tenha em mente que sites como facebook e medium podem acabar aparecendo na frente do seu blog em pesquisas orgânicas porque já são naturalmente mais importantes para os buscadores.

 

Resumindo

As três ações que você precisa fazer agora para aumentar sua visibilidade

  • Revise a sua biografia e atualize a sua foto de perfil nas redes sociais;
  • Compartilhe os posts da sua fanpage no perfil pessoal;
  • Reviva posts antigos compartilhando em outras plataformas.

E você, Escritor, já fez tudo isso? Tem uma boa bio? Tem mais alguma dica de ação rápida para aumentar a visibilidade? Compartilha com a gente.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *