4 atitudes para ter um bom ano enquanto escritor em 2018

Posted on Posted in Marketing Literário

As vezes a gente entra em uma rotina e parece difícil furar a bolha, conseguir mais leitores e fazer a carreira de escritor sair do papel. Não precisa ser tão difícil, escritor, por isso hoje separei 4 atitudes que você pode começar a tomar hoje para fazer ano de 2018 ser o melhor para você enquanto escritor.

1 – Conte para todo mundo que você escreve

Sim, todo mundo que cruza o seu caminho precisa saber que você escreve.

Não, não estou dizendo para você encher a paciência e ficar horas falando sobre seus personagens e livros – a não ser que as pessoas perguntem. Mas se apresente como escritor. Quem gostar de ler vai demonstrar interesse e, quem sabe você não acabe conquistando mais um leitor.

Ser escritor faz parte da sua vida, da sua personalidade, então apresente-se como tal.

2 – Entenda que você é uma marca

Muita gente escreve e deixa todo o resto na mão da editora. Talvez isso até funcione para alguns poucos autores, mas você quer mesmo deixar o seu futuro na mão de terceiros?

Enquanto escritor, e pessoa, você é uma marca, então aprendendo a cuidar bem da sua. Ela é valiosa demais para ficar na mão da editora – confie em mim. Aprenda a começar a gerenciar a sua marca. Qual é a imagem que você quer passar para o mundo? Como você deve se portar nas vida e nas redes sociais para passar essa imagem?

Criar uma marca pessoal não é sobre criar um personagem para si mesmo, mas sobre aparar arestas, rever comportamentos e se certificar que a imagem está alinhada com o seus propósito.

Saiba mais sobre Personal Branding – as marcas pessoais.

3 – Planeje a sua carreira e o seu tempo de escrita

Você pode até não ser daquele tipo de escritor que planeja cada passo dos seus personagens antes de começar a escrita, mas precisa se planejar para ter tempo de escrever. Não ter tempo para escrever não é aceitável para um escritor que se preze. Você precisar fazer o seu tempo. Se planejar. No seu ritmo. Talvez você não consiga escreve todos os dias.

Talvez você precise de umas férias, dar uma pausa uma vez ou outra. Isso faz parte. O que não pode é procrastinar o ano inteiro e terminar sem conseguir realizar nada. Metas são importantes. Planejamento é importante. Sem ele você nunca vai conseguir medir o seu desempenho ou saber quando chegou aonde queria.

Aprenda a se planejar.

4 – Aprenda sobre escrita

Existem muitas maneiras de aprender sobre escrita. Uma é ler os mestres da narrativa como um todo e do seu gênero também. O que eles tem em comum? O que faz deles clássicos? Outra forma é ler sobre a escrita. Existem inúmeros livros sobre o assunto, desde técnicas narrativas, livros de escritores consagrados sobre o assunto e outros tantos. Busque livros sobre a escrita.

A melhor forma, é claro, é fazer cursos sobre escrita criativa. Existem vários deles e para todos os gostos. Tem curso de mestrado, curso técnico, os mais tradicionais com professores de renome no mercado e outras tantas oficinas por ai que visam atender todos os gostos. Seja conto, novela, crônica ou poesia, a oficina certa está ai a sua procura. Invista no seu conhecimento e no seu futuro.

Bônus TRACK

Se tudo isso der errado, apenas escreva. De nada adianta se dizer escritor e não escrever. De nada adianta planejar seu tempo para ficar encarando a tela em branco do computador. De nada adianta ter uma marca se você não tem nenhum material para entregar. De nada adianta aprender sobre a escrita e não colocar nada disso em prática. Escreva mais, escreva melhor.


Retomando: conte para todo mundo que você é um escritor, isso faz parte do seu branding pessoal. Não esqueça, nunca, que você é uma marca enquanto autor, e pense se o que está postando nas redes sociais reflete a imagem que você quer passar para o seu público. Planeje tempo para a escrita e tenha metas, especialmente se você tem um day job. Isso vai te ajudar a conseguir mensurar o seu desempenho e produzir mais. Aprenda sobre escrita. Existe técnica para escrita sim e ela também é importante. Há diversas formas de aprender, se não tiver muito dinheiro para investir em cursos, comece lendo. Se nada der certo, escreva mais.


Pronto para ter um 2018 maravilhoso seguindo todas essas dicas? Tem mais alguma coisa que você incluiria ai? Me conta nos comentários.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *