4 Fatores Críticos de Sucesso para autores

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Além de escrever bem – e reescrever sempre – existem outros fatores críticos de sucesso que você deve aprender se quer ser um escritor profissional.

#1 Veja o seu texto como um produto

Essa é provavelmente a questão mais difícil. Artistas querem ter sua liberdade artística, e devem tê-la, inclusive. Acontece que se você quer viver da escrita, tem que entender que o texto é o seu produto. É o que você tem para oferecer ao mundo com todo o seu trabalho. Não dá para escapar disto.

Infelizmente (ou não) a literatura não está acima do mercado e o mercado literário é bem competitivo. Só entendendo que o seu texto, finalizado é um produto, a ser comercializado, vai fazer sentido pensar em estratégias de vendas e publicidade, que são necessárias para fazer qualquer produto ter sucesso no mercado.

Veja bem, como falei lá no início você pode e deve manter sua liberdade artística, mas tendo terminado de escrever, deve pensar também como o vendedor de um produto de sucesso. Só entendendo isso os próximos fatores vão fazer sentido.

#2 Tenha uma identidade literária

Phillip Kotler, um dos grandes mestres do Marketing nos ensina que é mais fácil manter um cliente do que conquistar clientes novos. Adaptando para a realidade dos escritores, podemos dizer que é mais fácil manter um leitor do que conquistar novos. É natural do ser humano buscar coisas que ele conheça, que passem segurança. Por isso, uma vez que você entregou uma primeira experiência boa para um leitor é mais fácil vender o segundo, terceiro, quarto livro.

Sendo assim, se você se mantém dentro de um gênero ou dos interesses dos mesmos públicos as vendas serão mais fáceis do que se você ficar brincando com os gêneros literários. Não é, necessariamente, uma restrição para a vida toda, mas até você ficar mais conhecido, vale a pena investir em um nicho específico e fazer seu nome com ele.

#3 Conheça seus públicos

Sabendo o seu gênero literário e os autores de sucesso que escrevem o mesmo que você, já dá para começar a ter uma idéia de quem serão os seus público de interesse para os seus livros. Só conhecendo os seus públicos você vai poder começar a se relacionar com eles e conseguir os seus primeiros leitores.

Se você já publica em plataformas gratuitas online (Wattpad e similares), procure saber quem está lendo, o que eles estão achando, como eles encontraram seus livros. Busque padrões entre os seus leitores, tente entendo-los e conhecer seus hábitos, seus gostos. Quanto mais você souber sobre o seu leitor, mais fácil vai ser vender para ele, agora ou no futuro.

#4 Faça Marketing Pessoal

Se o seu texto é o seu produto, você é o melhor vendedor. No Brasil, um dos fatores que mais influencia na escolha dos livros para compra é o autor. Portanto ser conhecido é um fator crítico para o sucesso de vendas. Inegável. É bem comum, entre leitores, ouvir alguém dizer que tem que comprar o novo livro do Autor X. Em escala internacional é fácil comprovar isso pensando em autores como JK Rowling, John Green, Nicholas Sparks, Jojo Moyes, cada um com seus leitores, claro.

Sabendo quem você é e com quem deve se relacionar, torna-se mais fácil ter uma presença realmente relevante e que gere engajamento nas mídias sociais. A sua exposição, tanto online, quanto offline, serve para torná-lo conhecido até que seu nome (sua marca) seja reconhecido e seja o seu maior argumento de vendas.

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