5 dicas para você gerenciar, bem, o seu tempo

Posted on Posted in Marketing Literário

Você já deve ter percebido escritor, que gerenciar o seu tempo é essencial. Nem só para  ter uma melhor atuação no mercado, mas muitas vezes até para poder continuar investindo na escrita. Afinal, são muitos emails, mensagens urgentes na caixa de inbox, grupos e aplicativos que precisam ser geridos todos os dias que normal a sensação de se estar saturado de informação e sem saber muito saber o que fazer.

Quando se fala de gerenciar  o seu próprio tempo, você vai encontrar várias técnicas que podem auxiliar nesse processo. Para facilitar, separei alguns e mais algumas dicas. Você vai perceber que tem umas, como a Pomodoro, que são mais regradas. Enquanto que outras são mais dinâmicas e por isso requerem pouco tempo e aprendizado para serem postas em prática.

 

Pomodoro

 

O que é: Método de gerenciar o tempo desenvolvido por Francesco Cirillo.

Como funciona: A técnica consiste em trabalhar em blocos de 25 minutos ( que se chama pomodoro), sem interrupções, e fazer uma pausa de 5 minutos. Depois de 4 blocos, chamados de pomodori, se deve fazer uma pausa maior de 30 minutos.

Objetivos: Aliviar a ansiedade; Diminuir as interrupções; Aumentar sua produtividade;Aumentar sua concentração e Aprender quanto tempo você demora em cada tarefa. 

GTD

O que é: Getting Things Done, é um método de produtividade criado por David Allen.

Como funciona: A técnica, que se encontra em um livro, se baseia na realização de etapas por projetos, e também na ideia de que as pessoas devem colocar as ideias e tarefas no papel para fazer as coisas acontecerem. Dessa forma se “libera” o cérebro para que ele possa se focar em realizar as devidas tarefas. O criador inclusive sugere a criação de listas específicas para cada tipo de tarefa, por exemplo: uma para coisas que tem que comprar, outra de pessoas para as quais se tem que fazer alguma ligação, etc.

Objetivos/ Informações: Por ser um método muito específico, possui inclusive cursos, livros, grupos e profissionais específicos. Mais infos se encontra no site do próprio método.

Fazer Listas

O que é: Organizar as tarefas em listas, independente de um método específico.

Como funciona: Essa dica é, de fazer listas, é muito útil, e o bom é que você pode optar pela plataforma ou formato que mais lhe é conveniente. Algumas pessoas se organizam melhor fazendo listas em agendas ou cadernos quadriculados (estilo Planner). Já outras usam post its ou até mesmo aplicativos que já vêm instalados no celular. Pode ser fazer até subdivisões, por exemplo, na lista de tarefas do dia colocar uma lista de ações que tem que ser feitas que estejam relacionadas a um projeto.

Objetivos/ Informações: Pode se criar uma rotina com as listas, pois elas são muito dinâmicas e facilitam o acompanhamento das tarefas conforme o decorrer do dia.

Bloqueio de tempo

O que é: Bloquear na agenda períodos de tempo, a fim de priorizar algo e não deixar outros afazeres se sobreporem.

Como funciona: Bloqueie na agenda períodos de tempo para tarefas ou encontros específicos. Por exemplo: Terça de quinze em quinze dias, tempo de 3 horas para ir ao cinema.

Objetivos/ Informações: Um método fácil e acessível de ser posto em prática pois se trata de reservar tempo para ações que são importantes e que as vezes acabam por serem “atropeladas” pela rotina. Além disso é possível bloquear espaços de tempo em conjunto, como com grupos de amigos e familiares.

Mapa mental

 Mapa Mental

O que é: Você já deve ter visto aqui sobre mapas mentais. Mas não custa apresentar o uso dele para gerenciar tempo. Se usa mapas mentais, mapas visuais para organizar ideias e projetos.

Como funciona: Se baseia na realização de mapas mentais para organizar, planejar e claro visualizar através de ferramentas mais didáticas e estéticas e que facilitam a compreensão e realização de tarefas

Informações: Existem várias ferramentas, desde o mindmeister que é online a aplicativos já pré existentes nos computadores. Como o Keynote no IOS e o power point no Windows.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *