Vender os seus livros no Facebook: 5 maneiras infalíveis

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Escritor, agora que você já internalizou que “tudo bem você querer vender“. Que faz parte de como o mercado editorial funcional, a nossa sociedade até. Para ser um escritor profissional você vai ter que vender. Vender bem, usando sim as plataformas que você têm a seu dispor.

E para muitos isso envolve usar o Facebook. Sim, essa polêmica plataforma. Cheio de grupos, subgrupos, chats, conhecidos, desconhecidos, fanpages e ads o Facebook acaba por ser um ótimo meio de divulgação. E um ótimo aliado em várias estratégias para vender o seu livro. Afinal, se mais de 100 milhões de usuários brasileiros estão lá, com certeza alguns deles podem ser a) seus leitores ou b) compradores do seu livro.

São muitas possibilidades. E a você escritor, cabe saber aproveitar tais. Ainda mais em tempos de marketing digital, anúncios, likes e shares. Por isso, separei 5 maneiras que você pode usar o Facebook para vender.

E ah, não se esqueça que temos um e-book só sobre o Facebook, hein.

Utilize a sua fanpage

E não deixe ela abandonada.

Eu sei, é fácil esquecer de fazer posts no Facebook. Afinal, com tanta rede social, grupo de WhatsApp, aplicativos é fácil se perder. Mas o Facebook é importante para você, mesmo quando pode até não parecer. Ele é um importante ponto de conexão, central, de para a divulgação de trabalhos, ideias, interação. Muitos projetos podem surgir ou se consolidar através de comentários e postagens. E a fanpage é um ótimo ponto de centralização de todo o seu conteúdo como autor.

E aí que está o “x” de tudo. Centralizar a informação para o seu público, separar que ele saiba no que você está trabalhando. Quais livros foram lançados. E quais ainda vão ser. Se você ainda não tem uma fanpage do Facebook, aqui te ensino, afinal criar tal é “uma das grandes dúvidas que percebemos entre os escritores”.

E a venda na fanpage se dá através da criação de conteúdo relevante para o SEU público. Fazendo assim com que ele interaja mais, lhe conheça mais. Queira, e depois concretize, fazer uma compra. Ou até mesmo recomendar seu livro para outros. Outra funcionalidade da fanpage é que dá para divulgar os seus livros de forma mais dinâmica, colocando o link e em alguns casos direcionando para um marketplace.

Use os grupos!

Mas não seja spam.

Existe uma grande diferença entre os dois. E se você para e se pergunta “estou fazendo spam?” é sinal que sabe, beeem no fundo da sua consciência ao menos, que está fazendo tal. Há grupos específicos de venda de produtos, de livros, de troca, de tudo. Em alguns casos os grupos não permitem compartilhar link de vendas, ou promos. Mas é só seguir as regras do grupo que tudo fica certo e você divulga tranquilo.

Quer dizer, tranquilo sim. Mas fica cargo de você manter a coesão na hora de divulgar. E a sua presença. Não é simplesmente entrar em um grupo e publicar a sua divulgação. Não mesmo. É importante socializar neles, estar presente em tópicos e depois divulgar. Caso contrário a sua divulgação vira a) spam, b) mais um post perdido ou c) ambos. E você não quer isso.

Por isso é super importante estar atento aos grupos, participar antes e depois de divulgar. E claro, se possível, prezar pela divulgação em grupos que você já participa. Que daí é mais eficaz. O bom de divulgar em grupos do Facebook é que você pode postar o link direto e/ou atingir um público mais específico e direto. Economizando o seu tempo.

Seja relevante para o SEU público

É ele quem vai comprar o seu livro

Você já deve estar exausto de tanto ler isso. Mas é verdade. O Facebook é ótimo pois conecta pessoas através de interesses comuns. E é justamente essa conexão que faz com que você consiga vender o seu livro na plataforma. Mas para isso ocorrer, é necessário produzir conteúdo que seja relevante para o seu público.

Algo que parece difícil, mas não é. Basta tentar conhecer ele, saber o que gosta ou não. Observar o comportamento em diferentes publicações, em grupos até. Criando conteúdo relevante para ele. E assim facilitando e ampliando a venda do seu livro. Já que ele vai estar engajado com o conteúdo a compra ocorre de forma mais orgânica.

Tenha bons parceiros

Afinal, isso não mata ninguém

Ainda vai sair um texto sobre a importância de bons parceiros, aguarda. Mas já compartilho que no Facebook eles se tornam ainda mais presentes. Agem como um tipo de reforço para a venda do seu livro, indicam, ajudam em maratonas literárias, compartilham conteúdo. Tudo. E na hora de vender usando o Facebook contribuem ainda mais.

Isso pois eles podem divulgar em grupos que você não tem o hábito de interagir mas que eles são presentes, aumentando as chances de compras. E também contribuir na hora de expandir a sua base de leitores, já que o público de vocês não vai ser 100% igual. Mas tudo isso tem um valor, e não financeiro afinal é uma parceria. Mas sim de valorizar quem está do outro lado te auxiliando. Então busque bons parceiros, mas saiba que depois você vai ter que manter eles. Seja através de troca de divulgação ou até mesmo fazendo sorteios específicos para eles, por exemplo.

Siga as regras

Da plataforma, dos grupos, da própria Amazon.

As plataformas tem regras por algum motivo. E isso tem muito a ver com vender o seu livro. Já que no momento que você não segue há a grande possibilidade de sua publicação ser apagada, sua membresia no grupo ser cancelada, seu anúncio não rodar, etc. Você entendeu: há chance de desperdiçar o seu tempo. E em alguns casos, dinheiro. E quando você segue as regras o conteúdo publicado acaba por não só performar melhor como por ser mais efetivo, vendendo mais livros.

Por isso é essencial saber as regras e seguir-las. Já que elas são um respaldo para ampliar o seu alcance e vender mais.


E aí, o que acharam das maneiras para vender mais livros no Facebook? Quer saber mais ainda? Ou até mesmo como alavancar a sua carreira de escritor? Temos um curso com a Rusga sobre “Como Atrair Leitores e Vender Livros”.

 

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