5 Motivos pelos quais você precisa de parceiros

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Ter parceiros é tudo. Ponto. Em tempos de comunicação, posts, hashtags, compartilhamentos, seguidores e indicações ter parceiros é essencial para a sua carreira de escritor. Como falei na semana passada, em 7 Dicas para vender mais livros na Amazon, “os parceiros são ótimos para ajuda a divulgar! Afinal, e já mencionamos previamente no blog, eles possuem um acesso diferente ao seu público”. E isso se mantém sempre. Mesmo parceiros com interesses similares ao seu possuem um público diferente, é impossível ter um público 100% igual.

E essa é só uma das vantagens de se ter, bons, parceiros: a certeza que se amplia, cresce. Independente do alcance de tal, um bom parceiros vai fazer o seu trabalho ter mais destaque, mais vida, alcançar um público maior. Contribuindo assim para o seu sucesso como escritor. Por isso separei essa semana 5  motivos que você precisa ter parceiros!

Vem ver! E se curtir, comenta, compartilha ou quem sabe nos avisa pelas redes…

Divulgar

A primeira vantagem que todos pensam, e com motivo, é a de ter alguém que te ajude a divulgar.  E com razão, afinal essa é a principal proposta dos parceiros. A questão é como vocês podem alinhar as suas divulgações, assim não ficam se sobrepondo e nem iguais. Isso contribui muito para os escritores, principalmente os iniciantes, pois ajuda a dar uma maior visibilidade a um preço praticamente zerado.

E eles podem fazer isso através das redes sociais, compartilhando em grupos ou inclusive através do próprio mailling. Depende da forma como ele opta por se comunicar, a interagir e a criar conteúdo.

Mas a muito mais que os parceiros podem fazer, vamos para os outros itens da lista.

Indicar

Sim! Eles podem indicar os seus livros para leitores, marcas e outros parceiros.  A mesma lógica do começo pode ser utilizada aqui: são pessoas diferentes que acessam os sites, logo, há uma oportunidade ampliação de público.  Ter os parceiros indicando o seu livro faz toda a diferença na hora de vender, muito, os seus livros.

Mas como eles podem indicar? Simples: sendo honestos. Procure ter um diálogo aberto com todos os seus parceiros, estando disposto a ouvir e melhorar sempre, e peça para que se eles gostarem do seu livro indicarem para os leitores. E caso o oposto aconteça, que não falem mal. Os parceiros são excelentes na hora de indicar pois conhecem um pouco mais do gosto de quem lê as suas plataformas.

Agregar valor!

Por terem uma personalidade, marca, valores, propósitos e ideias diferentes os parceiros acabam por agregarem valor ao seu livro. Servindo como “indexadores”, emprestando um pouco deles mesmos para o seu livro. E com isso contribuindo para a sua plataforma de leitores.

Isso acontece a curto, médio e longo prazo. Pois a influência do parceiro não se delimita a só quando ele fala do seu livro. Se mantém. Até que a) ele comunique algo contraditório ou b) passe muito tempo. Algo compreensível se tratando de comunicação.

Sondarem o mercado

Quem nunca quis saber o que os clientes estão pensando? Com os parceiros isso pode ser mais fácil. Através das interação nas redes sociais, os parceiros conseguem  sondar um pouco o que os leitores curtem. Claro, isso pode ser um pouco controverso e depende muito do tipo de parceria que você tem mas é algo que pode ser compartilhado, se o público permitir. Ou até conversado sobre

Já que isso fica a cargo do parceiros, mais uma vez é a hora de ter diálogo. Mas também você pode se valer da liberdade da internet e sempre olhar as postagens dele, vendo os tipos de comentários, de público, mais para saber mesmo como o público se comporta. Afinal, essa é a graça das redes.

Ajudar a vender

Um dos motivos mais interessantes de se ter um parceiro é a possibilidade de ele te ajudar a vender os seu livro. Mas como? Através de uma boa, e alinhada divulgação, mas também através de links afiliados. Já falei sobre o tema aqui, mas se você tem o seu livro em alguma plataforma de comércio online, o parceiro pode fazer o cadastro de afiliado e divulgar os devidos links e ainda por cima ganhar uma comissão da plataforma. Claro que isso serve para os livros de outros autores também, mas como gosto de dizer: o importante é o mercado editorial crescer.

Além dos links afiliados os parceiros podem fazer divulgação (paga ou não) do link direto. Nesse formato fica muito claro que o parceiro está fazendo algo específico, perdendo um pouco da espontaneidade das redes sociais. Mas ainda é algo válido.


Resumo

  1. Divulgar

    • Compartilhando em redes, páginas, através de mailling próprio;
    • Função “padrão” dos parceiros;
  2. Indicar

    • Parceiro pode indicar seus livros;
    • Através da interação;
  3. Agregar valor

    • Parceiros emprestam a marca deles para o seu livro;
    • Isso pode ser algo muito bom, por isso escolha o parceiro certo;
  4. Sondarem o mercado

    • Tenha diálogo com eles e pergunte como o público se comporta;
    • Opção para conhecer mais o público;
  5. Ajudar a vender

    •  Através de links afiliados;
    • Através de links diretos;
    • Com a divulgação bem alinhada;

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