5 recursos que todo escritor iniciante precisa

Posted on Posted in Marketing Literário, Mercado Editorial

Você decidiu encarar de vez o mundo da escrita, ser escritor. Que incrível! Mas sabia que para isso você vai precisar de recursos? Pois então, a carreira no mercado editorial é repleta de muitos aprendizados, percursos, sonhos, ideias, estilos, decisões a serem tomadas e, claro, trabalho. E aí que entram os recursos.

Afinal, são eles que vão te ajudar a ter uma carreira de sucesso. Eles podem ser úteis para inúmeras tarefas. Desde a organizar melhor o seu dia a dia (afinal não se vive só de escrita vinte e quatro horas por dia), passando por ajudar a produzir textos de forma mais rápida, a organizar as ideias dos seus livros e até para gerenciar as suas redes. A maioria desses aplicativos e plataformas possuem ao menos uma opção gratuita e estão disponíveis tanto para IOS quanto para Android.

Começar a carreira de escritor pode não ser fácil mas por isso mesmo esses 5 recursos vão lhe auxiliar na hora de dar um star na sua carreira. Assim, sobra mais tempo se preocupar em escrever.

Ah, se você quiser saber como bombar o seu Instagram, basta ir no post da Mariane Lima “Todas as ferramentas que você precisa para fazer o seu Instagram bombar!”.

-> Para ajudar a ter mais ideias ou organizar as que já existem

MindMup

Um dos aplicativos que eu atualmente mais uso para organizar as minhas ideias é o MindMup. Ele é uma plataforma totalmente gratuita, em que você pode fazer mapas mentais e convertê-los em PDF, Power Points. O que é ótimo para quem quer poder compartilhar o que está criando com os outros. Além disso, ele permite que se compartilhe online e salvar no Google Drive. 

A “pegadinha” de ser tão bom e gratuito é simples: cada mapa mental só pode ter até 100 KB e ficar no ar por até seis meses. Além disso, há as versões por assinatura, de USD: 2,99 por mês. Mesmo assim, como recurso gratuito ele contribui para quem quer se organizar de forma visual no computador.

Mais do que para criar, os mapas mentais podem ser úteis para  organizar a vida e também para ajudar na sua divulgação. Isso pois é um excelente recurso visual de fácil uso.

-> Para organizar o tempo

Trello

O Trello, há quem ame e quem o odeie. Eu amo, tento que até procurei aqui no blog da Escritor Publicado se eu já tinha feito um post sobre ele, mas não. Uso ele desde 2015, e confesso que às vezes fico um pouco entediada com ele. Mas a verdade é que ele tem um design muito simples e é relativamente fácil de se aprender a utilizar. Sendo muito bom para quem quer se organizar de forma digital.

Ele possui uma versão gratuita e duas pagas. Sendo as duas últimas voltadas para empresas e equipes. Se você é um escritor ou até criador de conteúdo verá que a versão gratuita não deixa a desejar. Com a plataforma você pode criar “boards” pessoais, com listas, ideias, imagens,adicionar documentos, checklists, etc. Ele deixa tudo organizado de forma bem visual, o que é excelente para aqueles escritores que estão sempre na corrida.

-> Para escrever

Google Docs

Sabemos que existem inúmera plataforma de escrita, uma delas eu inclusive citei aqui. Porém. no fim do dia a melhor plataforma vai ser aquela que é acessível tanto em termos financeiros quanto em termos de usabilidade. Já que poder escrever quando der tempo ou vontade sem depender de um aparelho específico acaba por facilitar e contribuir para a produtividade de quem escreve.

O Google docs dispensa apresentações, ele é gratuito e para começar a utilizar basta ter uma conta Google. Além disso, você pode usar os aplicativos em Android e IOS. E por fim, um recurso muito utilizado aqui na Escritor Publicado, é que você pode usar o modo de microfone e gravar a sua voz e ele transcrever no documento. Quer mais prático que isso?

-> Para quem curte ficar offline

Bulletjournal

Mais um dos recursos que eu não sei o motivo de ainda não ter figurado em um post do blog. O bulletjournal, mesmo tendo site e aplicativo, é um excelente modo de ficar offline e manter a sua produtividade. Isso pois funciona como um método em que você usa um caderno e nele preenche diferente itens, como ideias de textos, tarefas, lista de possíveis nomes, etc. E organiza seguindo algumas diretrizes compartilhadas no site acima ou seguindo o seu próprio sistema de organização.

Como você deve ter deduzido, há um investimento em cadernos e, se você quiser muito, em algumas canetas. Mas no geral, o bulletjournal é um recurso bem acessível e você pode começar com os cadernos e canetas que possui em casa mesmo.

-> Para gerenciar as suas redes:

Pablo

O Pablo dispensa apresentações, especialmente se você nos segue a um tempo. A verdade é que já teve até post só sobre ele: Pablo – Conheça o seu mais novo ajudante nas redes sociais!

Ele é ótimo para quem quer fazer imagens simples mas de qualidade. E em pouco tempo. É uma plataforma que possui algumas opções de tamanho de imagem e estilos. Tudo bem que não são tanta quanto o Canva, mas é um ótimo recurso para aqueles escritores iniciantes.

Além disso, ele permite através de contas do Buffer, tanto pagas quanto gratuitas, compartilhar nas redes sociais. Essa funcionalidade se dá com o aplicativo do Buffer.


Resumo de “5 recursos que todo escritor iniciante precisa”

Sendo bem prática, nesse resumo vou colocar os devidos recursos e os devidos sites. Bem como, adicionarei os links dos artigos citados. Resumindo, assim, os 5 recursos e um bônus.

-> Para ajudar a ter mais ideias ou organizar as que já existem

MindMup

Site: https://www.mindmup.com/

Artigo: “Como usar um Mapa Mental para organizar a sua divulgação?”

-> Para organizar o tempo

Trello

Site: https://trello.com/

Artigos: Organização

-> Para escrever

Google Docs

Site: https://www.google.com/docs/about/

Artigo: “5 Aplicativos para te ajudar a manter a sua divulgação no Facebook”

-> Para quem curte ficar offline

Bulletjournal

Site: http://bulletjournal.com/

-> Para gerenciar as suas redes:

Pablo

Site: https://pablo.buffer.com/
Artigo: Pablo – Conheça o seu mais novo ajudante nas redes sociais!


O que vocês acharam do 5 recursos que compartilhei? Tem algum outro que acham que seria complementar? Se sim, deixe nos comentários. 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *