A coesão em diferentes plataformas

Posted on Posted in Marketing Literário

Cada vez aumenta o número de redes em que se precisa estar presente. E entre Facebook, Wattpad, Instagram e cia parece que em qualquer momento alguém vai entrar em contato com você. E daí aquela surge aquela ânsia, “como responder?” Com coesão.

Sim, co-e-são.

Uma rápida busca no Google é capaz de comprovar essa resposta.def_coesao

Significado: “fig. unidade lógica, coerência de um pensamento, de uma obra.”A coerência não deve ficar apenas nos textos, deve ser utilizada também na forma de se comunicar com o público geral, parceiros profissionais e leitores. Especialmente nas nas plataformas e redes sociais. Nelas, você escritor, deve buscar sempre seguir uma única forma de linguagem, personalidade e estilo.

Porque?

Pense em uma marca, daquelas que interagem nas redes sociais. Qual a linguagem que ela utiliza nas redes? Há similaridade entre publicações de diferentes plataformas? Quase certo que sim. Afinal, algo que os social medias e grandes empresas mundo afora já compreenderam é a de que não adianta ter investimento em redes se não se tem coesão. O público fica confuso quando isso acontece. E com isso, a marca acaba por perder a tão almejada fidelidade do consumidor. E é nessas horas que o concorrente acaba por atender melhor.

Por isso você, que tem uma marca pessoal, deve estar atento a como se comunica nas plataformas. Afinal, seu texto é um produto. É lógico que se uma pessoa te conhece na plataforma “x”, ela deve saber identificar o seu trabalho na “y”. Não? A dificuldade em te encontrar em alguma plataforma pode inclusive lhe custar em termos de relacionamentos profissionais.

Afinal se você fala de uma forma em uma plataforma, porque se comunicar diferente em outra?

Essa falta de coesão pode soar estranho para quem resolve investir no seu trabalho, seja com a compra de um exemplar ou na parceria para divulgação.  E a última coisa que você almejou lá no seu sonho de ser escritor  foi perder oportunidades devido a escrita.

Como manter a coesão?

Muitas empresas fazem exercícios de persona de marca, designs, planilhas. Mas você pode começar ao poucos. Analise o que você considera importante para se ter uma boa interação com os seus leitores. Com isso você vai poder separar alguns pontos.

  • Escolher um formato de fala: Você vai usar uma linguagem mais polida? Mais jovem? Com gíria?. Determine qual o estilo de linguagem que você vai optar por interagir.
  • Estilo de Publicação: Com muitas ou poucas imagens? Divulgando o seu blog ou site? Compartilhando conteúdo de terceiros? Inúmeros são os estilos, escolha uns 2-4 e crie publicações de acordo com tais. E ah, com frequência também.
  • Personalidade: Extremamente conectado com o formato de fala, definir uma personalidade para a sua persona é essencial para a coesão. É recomendado, que como escritor, você utilize a sua personalidade para se conectar com os leitores. Isso faz com que o público consiga se identificar com você. A tarefa aqui é buscar transparecer da melhor forma possível a sua personalidade.

Viram? A coesão não é algo impossível. Bem pelo contrário, é realizável e você pode fazer em pouco tempo. Tire um tempo para pensar nesse aspecto, crie, separe os estilos de publicação e formatos e cuide um pouco da sua imagem como escritor nas plataformas.

Até o próximo texto.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *