Personal Branding – A Marca Pessoal do Escritor

Posted on Posted in Branding, Marketing Literário

Se você está aqui no Escritor Publicado é porque, provavelmente, viver de escrita é um objetivo seu. Muito bem, você já sabe o que muita gente passa a vida procurando, aquilo que te move. Ter um objetivo claro é o primeiro passo para desenvolver a sua marca pessoal, que vai te ajudar a transformar esse sonho em realidade.

Se você já leu meu texto sobre os 4 fatores críticos de sucesso para escritores, sabe que aqui consideramos ser escritor, mais que um passatempo, uma carreira. Como tal, a carreira de escritor deve, também, ser planejada. Seu nicho de público, a imagem que você vai passar, tudo isso é importante quando falamos em ser um autor de sucesso, mas o seu bem mais valioso é a sua marca pessoal. Em seu livro Personal Branding: Construindo sua marca Pessoal, Arthur Bender nos fala que:

 

Uma gestão eficaz de marca pessoal, que saiba controlar os sinais certos e acionar os mecanismos corretos, fará toda a diferença entre vencedores e perdedores, entre estrelas do seguimento e anônimos que morrerão profissionalmente, invisíveis. Planejar estrategicamente essa diferenciação é a chave para alavancar uma carreira de sucesso.

Muitos autores ficam esperando: esperando as respostas das editoras, esperando a idéia genial, esperando ter o livro perfeito para começar a pensar em ser um escritor profissional. Não espere, planeje. Planeje quanto tempo vai se dedicar a escrita, quanto tempo vai se dedicar a leitura, quanto tempo vai estudar, como você vai começar a se promover enquanto escritor, qual vai ser o seu diferencial. Tenha metas atingíveis e invista no seu futuro como escritor publicado agora mesmo. E tenha em mente que investimento não é necessariamente financeiro, o maior investimento que você pode fazer é do seu tempo. Aprenda, escreva, reescreva e divida seu conhecimento. Ou, parafraseando Seth Godin, escreva coisas sobre as quais valha a pena falar e fale sobre o que você escreve.

Se você quer viver de literatura tem que entender que seu texto é um produto e você é seu melhor vendedor. O Autor do livro é um dos fatores que influencia na decisão de compra de um livro. Ou seja, as pessoas compram o livro porque querem saber o que aquele autor tem a dizer. Não é difícil reconhecer esta tendência quando temos fans dizendo que comprariam até a lista de compras deste ou daquele autor. Brincadeiras a parte, o nome do autor é uma marca que ajuda sim a vender livros. Por isso, se você não é, ainda, um autor publicado, busque criar ou fortalecer a sua marca pessoal, tanto online quanto offline.

“Mas como eu construo uma marca pessoal?”

Eu tenho uma boa notícia: para os especialistas em construção de marcas, a chave para uma marca de sucesso é contar histórias, verdadeiras e coerentes. A técnica, escritor, você já domina agora resta saber: qual é a sua história?

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *