4 práticas para fazer sua carreira de escritor decolar

Posted on Posted in Marketing Literário

A gente fala bastante de marketing e de planejamento aqui no Blog da Escritor Publicado, mas hoje vamos ser mais diretos. Se você nos acompanha sabe que precisa pensar estrategicamente a sua carreira e precisa de uma plataforma de autor para promover o seu trabalho. Hoje vamos além, falando das 4 coisas que você precisa  para fazer a sua carreira decolar.

#1 TEXTO

Vemos muitos autores hipotéticos por ai, gente que gostaria de escrever, que queria ter tempo de escrever, que tem certeza que se destacaria no mercado e sonha com seus livros sendo adaptados para o cinema e nem escreve. Você precisa ter texto, precisa encontrar o tempo e o espaço mental para escrever. Precisa de dedicar e melhorar a sua escrita também. O texto é a base do seu trabalho e sua melhor jogada de marketing. Invista nele.

Para escrever todos os dias

Para investir mais na escrita

#2 PRESENÇA

Nas redes sociais, em grupos de escrita, entre os seus iguais. É preciso estar inserido no mercado, mesmo que você não tenha – ainda – livros publicados. Contato com outras pessoas da área só tem a te beneficiar. As pessoas precisam saber que você existe e que você escreve. Se tiver um pseudônimo, essa presença talvez se resuma a digital, mas é importante de qualquer forma.

> Para fazer a sua Plataforma de Autor

#3  MENTALIDADE EMPREENDEDORA

Para ter sucesso no mercado atual é preciso ter uma mentalidade empreendedora, entender que é preciso planejar e agir para ter o sucesso de escritor que você sempre sonhou. Sim, na nossa cabeça vemos o escritor como aquele cara isolado do mundo que só faz escrever. Talvez para os que já estão no mercado há algumas décadas tenha sido assim mesmo por muito tempo. Hoje, no entanto, a realidade é outra e salvo raras excessões, vão ter sucesso aqueles que se virem como empreendedores do mercado literário. Aqueles que tem um plano para seguir e alcançar os seus objetivos.

> A importância do Planejamento para Escritores

> Para começar a planejar a sua carreira

#4 CONHECIMENTO OU ASSESSORIA EM MARKETING

Ver que o seu livro é um produto e precisa ser estudado, tratado e vendido como tal é provavelmente a maior dificuldade dos escritores iniciantes e independentes. Em um mercado saturado, como o literário, é preciso ter a visão de seus livros como um produto e a melhor promoção da sua marca de autor.  Por isso, o marketing se torna essencial para saber como se posicionar, buscar o seu nicho de público e planejar uma comunicação que traga o melhor retorno sobre investimento. Se você tem muito tempo e pouco dinheiro, invista em aprendizado. Hoje, há muitos canais que disponibilizam recursos e até aulas completas sobre marketing na internet. Não falta material. Se você não tem tempo, invista em uma assessoria competente e especializada, que entenda do mercado literário e respeite o seu papel de autor.

Para saber mais sobre marketing literário e planejamento de carreira, inscreva-se na nossa Newsletter











Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *