As 5 promessas de ano novo que todo escritor faz e como cumpri-las!

Posted on Posted in Marketing Literário, Mercado Editorial

Em primeiro lugar: feliz ano novo escritor! 2017 foi um ano incrível, cheio de desafios, aprendizados e agora vamos com tudo para 2018! A começar pelas promessas de ano novo que você deve ter feito. Afinal sabemos que todo começo de ano é sempre a mesma coisa, sonhamos muito, fazemos pedidos e focamos no recomeço. Como se só a mudança no calendário realmente vá ajudar a mudar a nossa vida. Nessas horas escritor é indispensável lembrar que o calendário até muda, mas que a maior mudança deve vir de nós mesmos.

É aquilo, acreditar sim mas também agir. Determinar aonde você vai querer estar no fim de 2018 e se planejar. Criar objetivos, trabalhar todo dia um pouco em direção a eles. E se manter firme nessas promessas de ano novo! Nós da Escritor Publicado vamos estar aqui, prontos para te ajudar no processo. Para já facilitar, separamos as cinco promessas que todo escritor faz  e como você pode cumpri-las. Se alguma dessas foi incluída na sua lista é só seguir com a gente que o ano é nosso!

1. Vou lançar meu livro

Eu já cansei de ouvir de muitas pessoas, mas principalmente daqueles que a gente sabe que escreve bem até mas que tem vergonha, medo ou só está apreensivo mesmo. E com isso acaba por ter vários arquivos, páginas, cheias de ideias, anotações guardadas em um canto. E nenhuma delas publicada. Decepcionante não é mesmo?

E em 2018 você não vai ser (mais) essa pessoa! Se a sua promessa de ano novo é realmente publicar o seu livro comece por pesquisar em relação as plataformas e como você pode publicar. Busque aprender sobre a publicação digital, suas ferramentas, sobre as diferenças entre todas elas e claro, sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de publicação. O processo de publicação de um livro é sempre cheio de aprendizados, além de claro dar um baita orgulho quando se finaliza. Por isso, determine prazos, finalize o seu manuscrito, faça revisão, escolha uma capa, registre na biblioteca nacional e tudo o que for possível. Se esse é seu sonho escritor, faça valer e tire ele do papel! E ah, não esqueça de divulgar bem ele depois hein!

2. Vou ter sucesso nas redes sociais

Algo que muitos escritores podem não falar, mas pensam. O ano que se começa muitas vezes é uma ótima oportunidade para investir nas redes sociais. Afinal, a correria do final de ano já passou, carnaval está longe de acontecer (ainda) o que faz com que as pessoas acabem por ter um pouco mais de tempo para aprender como utilizar as redes sociais com precisão, para planejar, criar conteúdo online, se dedicar de verdade para essa importante função que contribui muito para a divulgação do seu livro ou trabalho de escritor. Quem sabe até já começar a divulgar o seu livro hein?

Se esse é um dos seus objetivos escritor quem sabe você não começa aos poucos? Pode ser criando a sua fanpage do Facebook, aprendendo sobre o Instagram, conhecendo os bancos de imagem que você pode utilizar e começar a trabalhar esse lado mais social media da vida de escritor. Afinal, o objetivo é seu, logo só você pode cumprir. E eu acredito que você consiga! Mãos a obra escritor, ninguém disse que ia ser moleza ter sucesso!

3º Vou ler mais

Amo! Vejo sempre muitas pessoas dizendo que leram um ou dois livros por ano, ou pior que não lembram qual foi o último livro que elas leram. E isso até, infelizmente, é comum. Porém nós sabemos que ler faz muito bem, que muitas vezes é necessário até. E se tem um tipo de profissional que precisa sempre se manter atualizado, é o escritor. E na verdade, eu preciso admitir: escritor que não lê muito me deixa apreensiva. 

Não, não é besteira. Longe disso, na verdade é muito lógico. Se você é um profissional da saúde, deve sempre prestar atenção às novas tecnologias, novos treinamentos, etc. O mesmo acontece com engenheiros. devem sempre estar atualizados nas suas áreas. Os professores, idem, devem sempre buscar saber mais das suas devidas áreas de ensinos. E agora me explica porque um escritor não deveria ao menos buscar ler sempre mais um pouco? Sabe, essa é a sua área. Por mais que talvez não seja o seu emprego, você provavelmente gostaria que fosse. Então, fazer o esforço de ler é sempre muito bom, especialmente vindo de escritores. E você pode começar aos poucos, ganhou um livro de natal? Que tal ler ele? Não sabe o que vai ler? Que tal buscar por booktubers que indiquem livros. Curte se desafiar? Os desafios literários são excelentes para você. É um trabalho de formiguinha? Sim, mas que vale muito. Afinal, quanto mais se lê mais desenvolvemos a nossa escrita. Além de claro, ser bem divertido.

4º Vou contar que sou escritor!

Você pode até estar nervoso, longe de parecer com a gif acima. Mas calma escritor, vai dar tudo certo. Muitos escritores já tiveram que fazer isso e sobreviveram. Logo, você também vai sobreviver. É uma questão até bem prática: quanto mais pessoas souberem que você é escritor, mais o seu nome se espalha. E mais pessoas podem conhecer o seu nome se espalha. E isso é ótimo! Você quer isso, afinal, pode fazer com que mais pessoas comprem o seu livro! Melhorou não é mesmo?

Sabemos que nem sempre é fácil, mas é muito importante que você comece a compartilhar que escreve, não precisa já sair largando o url do seu blog ou site na conversa (mas se surgir a oportunidade, compartilhe). Você pode começar aos poucos, atualize o seu perfil do Facebook e ou do Instagram, se quiser também coloque o que você escreveu e o seu blog nos links dessas redes sociais. E vá compartilhando aos poucos mesmo, nessas conversas do cotidiano. Você vai perceber que muitas pessoas vão ficar interessadas pelo seu trabalho e outras vão agir de forma indiferente, isso tudo é muito variável. O que importa é que você jogue para o mundo que é escritor, que escreve, que está lançando ou vai lançar ainda o seu livro. Vai que você inspire alguém a se jogar nessa aventura da escrita?

5º Vou escrever todo dia

Sim! Você consegue! Em 2017 fizemos o projeto 365 dias de escrita, que foi incrível. O desafio foi justamente escrever todo dia um pouco, partindo de uma palavra ou expressão. A graça de tentar escrever todo dia é exercitar a escrita. Claro, que no meio desse processo vem o desapego e rotina, já que nem todos os dias a qualidade vai ser a mesma e você sabe disso. A segunda parte vem na ideia de se desenvolver um hábito, criando uma rotina, de algo que faz bem a curto e longo prazo para você.

Se essa é uma das suas promessas, se realmente escrever todo dia é um dos seus objetivos, a dica que eu tenho, é bem simples: Comece. Parece besteira, mas não existe fórmula mágica, o que existe é tentativa e erro e, claro, muito foco. Você pode até buscar oficinas literárias, cursos, o que for necessário para fazer com que você comece a escrever cada vez mais. Pode ser que tenha dias que sejam mais difíceis, que falte tempo ou até mesmo vontade. Mas nem que seja uma linha já ajuda no processo de criar ou ampliar o hábito da escrita diária. Você vai perceber como vai fazer bem para a sua escrita!


Essas foram as cinco promessas de ano novo mais comuns dos escritores, se identificou? Lembrou de alguma que ficou faltando? Se sim, compartilhe com a gente! Bom começo de 2018!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *