5 formas de aumentar a sua audiência

Posted on Posted in Marketing Literário, Redes Sociais

Audiência é essencial para qualquer negócio. E você deve tratar a sua carreira de escritor como um negócio, por isso é importante aprender a manter e crescer a sua audiência. Hoje, com as redes sociais, é fácil para qualquer autor criar e manter uma audiência. O segredo é se focar nas suas forças: escolher as mídias sociais que funcionam melhor para você e seus leitores e manter este foco.

Não complique demais as coisas. Existem ferramentas avançadas para se promover e captar mais leitores, com certeza, mas aprenda primeiro a fazer o básico. Isto é: facebook, instagram e lista de e-mails.

#1 Aprenda a fazer Anúncios!

A primeira forma de aumentar a sua audiência é claro são os anúncios, mas não qualquer tipo de anúncio. Seus anúncios precisam ser focados, ter uma audiência bem definida e você precisa fazer a oferta certa para captar esses possíveis leitores.

Mas fazer um anúncio apenas para mostrar o seu livro não é uma boa ideia, você precisa ter uma maneira de entrar em contato com essas pessoas de novo. Por isso que a gente sempre recomenda que você faça campanhas de anúncios focadas em obtenção de e-mails. Ou seja, campanhas de Leads.

Não sabe o que são Leads? Leia este artigo.

Essa é a melhor estratégia para criar um canal de comunicação direto entre você e as pessoas que tem interesse no seu trabalho. Posteriormente você vai poder promover seus textos e livros para esse público.

#2 Crie uma estratégia de captura de e-mails

E-mail é uma das melhores ferramentas para entrar em contato com os seus leitores. Os e-mails são entregues para 100% dos seus contatos. A abertura fica em torno de 25%, que é uma entrega muito maior do que qualquer rede social. Além disso, com e-mails você pode fazer as suas promoções gratuitamente.

Não dispense o e-mail, ele é uma excelente ferramenta para os autores. Para conseguir e-mails você vai precisar de uma estratégia que inclui uma recompensa digital, ou seja algo que você vai dar gratuitamente para o seu leitor para ter o e-mail dele. Ou seja, você vai oferecer algum livro, conto ou primeiro capítulo.

>> Para saber mais sobre a importância do e-mail, leia este artigo

#3 Cresça a sua audiência no Instagram

A melhor forma de fazer isso, além de postar com freqüência, é seguir mais pessoas. De novo, não qualquer pessoa, foque na sua audiência. Se você estiver selecionando as pessoas certas para seguir, vai notar que para cada 3 pessoas novas que você segue, uma vai te seguir de volta.

A nossa melhor dica é começar a seguir pessoas que seguem outros autores do seu nicho. O que eu busco fazer é pegar aquelas pessoas que curtiram e comentaram nos posts recentes dos “concorrentes”. Desta forma você segmenta seu público, não segue contas fantasmas (aquelas de gente que nem entra mais no Instagram. Você também pode acessar a lista de seguidores de qualquer pessoa/conta do instagram e começar a seguir essas pessoas.

Faça isso aos poucos, pois o instagram não gosta de quem usa aplicativos externos para gerenciar os seus seguidores. Se você começar a seguir 100 pessoas em menos de uma hora, pode ter a sua conta bloqueada por suspeita de usar aplicativos de terceiros.

Dito isso, recomendo sim instalar aplicativos para ver aquelas pessoas que você segue e não te seguem de volta. O instagram ainda não tem essa ferramenta no app, mas existem alguns aplicativos que você pode utilizar para acompanhar a sua audiência. Ele te mostram listas de pessoas que não te seguem de volta ou que deixaram de te seguir. Você pode então deixar de seguir essas pessoas também. O mesmo aviso de antes vale aqui, cuidado com apps que deixam você dar unfollow em muitas contas ao mesmo tempo.

#4 Faça parcerias

Se você é um autor independente brasileiro, as chances são de que você conheça vários outros autores em situação similar a sua. Aproveite este networking e faça parcerias para promover os seus livros em conjunto. Pense bem, se você é um autor com uma base de seguidores de 100 e-mails, mas busca outros 4 autores com bases de seguidores similares vocês todos começam a promover seus livros em conjunto, você vai alcançar 4 vezes mais pessoas.

Parcerias beneficiam a todos, se elas forem bem escolhidas. Busque autores do seu gênero literário que tenham leitores similares aos seus. Busque autores que você já leu e gostou, mas que ainda não são tão conhecidos. Desta forma, todos saem ganhando.

Não escolha as parcerias unicamente por número de seguidores, escolha autores que realmente tenham algo a agregar e em que você confie.

#5 Faça promoção cruzada nas suas plarafomas

Você deve ter algumas contas diferentes na internet. Com certeza cada uma delas tem uma audiência diferentes, então faça promoção cruzada das suas contas para essas diferentes audiências, ou seja, promova seu facebook na conta do instagram e vice-versa. E, por favor, promova a sua lista de e-mails em todas elas. A lista de e-mail é a sua melhor amiga para conseguir vender mais livros.

Tenha seu link do Instagram na conta do face, liste as suas redes na bio do instagram. Promova seu blog e sua lista de e-mails em todas as redes. E tenha na sua assinatura de e-mail todas as suas redes sociais linkadas para que as pessoas possam acessar facilmente.

Quando um leitor entra em contato em você, por qualquer meio, ele deve conseguir te achar nas outras mídias.


 Em resumo:

Aumentar a sua audiência é essencial para conseguir mais leitores e ter uma base fiel de fans para vender os seus futuros livros. Para conseguir aumentar a sua audiência, tenha em mente que a segmentação de público é essencial, ou seja, qualquer estratégia que você adotar – e de preferência adote todas – é preciso focar no público que tem interesse pelo que você escreve.

Para conseguir aumentar a sua audiência:

  • Invista nos anúncios certos;

Não faça anúncios para capturar likes, eles só servem para dar dinheiro para o facebook. Faça anúncios de captura de e-mails que te garantem a possibilidade de contatar essas pessoas novamente.

  • Cria uma estratégia para captura de e-mails;

Os e-mails são a melhor forma de entregar a sua mensagem para 100% da audiência. Faça uma estratégia com recompensa digital para conseguir captar mais e-mails.

>> Aprenda a criar uma estratégia de captura de Leads

  • Cresça a sua audiência do Instagram seguindo as pessoas certas;

Quando você seleciona bem as pessoas, para cada 3 pessoas novas que você segue, deve ganhar um novo seguidor.

>> Saiba mais sobre instagram

  • Faça parcerias com outros bons autores do seu gênero;

Busque autores que tenham um público similar ao seu e faça parcerias, ou seja, divulgue os livros deles para eles divulgarem os seus também. Essa é uma forma rápida de alcançar mais pessoas.

  • Utilize as suas redes sociais para promover as outras.

Você deve ter uma audiência diferente em cada uma das suas plataformas, faça promoção cruzada para alcançar a sua audiência em diferentes plataformas e ter uma entrega melhor.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *