Você tem medo de se vender?

Posted on Posted in Branding

Já vi isso acontecer alguma vezes. Autores que estão em frente a uma plateia e, no lugar de se venderem, falarem dos seus livros, se somem. Dizem: “ai, não gosto disso. Não quero ser essa pessoa”

Não quer ser a pessoa que vende livros? Amigo, então você está no negócio errado. Click To Tweet

Escrever é um processo lindo, com certeza. Dar vida aos personagens, ver os caminhos pelos quais eles te levam, tudo isso é show, mas isso é apenas uma parte do negócio. Porque o livro é um produto e tem que sair da prateleira, da escuridão do desconhecimento.

Não tenha vergonha do seu livro, queira vendê-lo.

Não, não precisa ser aquele vendedor chato, não é para bater na porta perguntando se a pessoa tem um minuto para falar do seu livro, mas aproveite as oportunidades. Fale sempre que possível, fale sempre que que as pessoas se interessarem. Não desperdice as chances de falar sobre o que você

Esteja aberto a ser lido.

Se você escreveu e publicou um livro, isso é motivo de orgulho, não de vergonha. O que faz com que você tenha medo de vender então?

Você tem medo de não ser aceito por todos? Vou te contar um segredo, você não vai ser mesmo. Ninguém é. Vai ter quem goste do seu livro e vai ter quem não goste. Também vai ter quem não dê a menor bola para sua existência. E tudo bem. O mundo é grande. Não se concentre em quem não gosta de você. Largue esses embustes e foque no que realmente importa: o seu livro e o seu público.

Você tem medo que a sociedade te julgue? Acho que ainda vivemos muito com esta ideia de que escritor é vagabundo e não faz nada. Eu e você sabemos bem que isso é mentira. Escrever é um trabalho como qualquer outro e, se você encara a sua profissão desta forma, não importa o que os outros pensam.

Leve-se a sério.

Ser escritor é uma carreira como qualquer outra, por isso precisa de investimento, de tempo e de um profissional engajado. Não adianta você só se esforçar na escrita, você precisa se esforçar para ter uma carreira também. Isso inclui pensar estrategicamente sobre como publicar os seus livros e por quais editoras. Inclui pensar em publicação paga como uma forma de chegar a mais pessoas, ainda que não tenha ganho financeiro. Inclui talvez criar estratégias de distribuição gratuita dos seus livros. Enfim, para ter uma carreira enquanto escritor é necessário ter um mindset empreendedor.

E uma coisa que o empreendedor não pode ter é medo de se vender.

Fale sobre seu livro, monte a sua fanpage, compartilhe o que os outros estão achando do seu livro, não tenha medo daqueles que não vão gostar. Foque em quem se interessa, em quem gosta de literatura. Não tenha medo das pessoas que gostam do que você escreve, é bem provável que elas estejam abertas a ouvir mais sobre seus trabalhos, seus textos.

Em resumo: para ser um escritor de sucesso hoje, é necessário que você tenha um mindset empreendedor e leve a sua carreira a sério, planejando seus próximos passos. E o que um empreendedor não pode ter é medo de se vender. Mesmo que haja pessoas que não vão gostar do que você escreve, você deve se focar em quem se interessa. E aproveite cada oportunidade que tiver para falar sobre o seu livro e a sua carreira de escritor. Tudo isso te ajuda a construir e fortalecer a sua marca.

E ai, escritor, ainda tem medo de se vender? Venha fazer uma consultoria com a gente, que vamos te ensinar a fazer o seu marketing sem cansar você mesmo ou seus amigos falando dos seus livros.

 

Comments

comments

2 thoughts on “Você tem medo de se vender?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *