Como começar uma carreira de escritor?

Posted on Posted in Marketing Literário

Você gosta de escrever e vem pensando em como começar a fazer disso uma carreira? Bem, você veio ao lugar certo, hoje eu vou falar sobre as 5 coisas que você precisa fazer para começar a sua carreira de escritor.

Como começar a sua carreira de Escritor
Dmitry Ratushny

1 – Comece a levar a escrita a sério!

Isso quer dizer reservar um tempo na sua rotina para escrever, assistir vídeos ou fazer cursos de escrita criativa e, claro, trocar experiências com outros escritores. Pode parecer besteira, mas se você não reservar um tempo para isso, a escrita vai acabar virando uma coisa que você queria fazer, mas nunca dá tempo. Faça um planejamento que funcione para você, pode começar com uma vez na semana e vá aumentando conforme puder. Da mesma forma, reserve um tempo para aprender sobre escrita. Tem muito material gratuito na internet sobre o assunto para você começar e outros tantos cursos online e presenciais, se você pode investir.

Aqui tem um post em que indicamos alguns cursos de Escrita

 

se você não reservar um tempo para isso, a escrita vai acabar virando uma coisa que você queria… Click To Tweet

2 – Comece a participar de grupos de Escritores

Facebook tem alguns milhões deles. Alguns grupos são mais voltados para divulgação, outros para troca de experiências mesmo. Esteja atento às regras e comece a interagir com outros escritores. Você vai ver que muitos tem as mesmas dúvidas e os mesmos problemas que você. Essa troca de experiências e dicas pode ser muito útil. Além disso, você vai começar a fazer parte do meio literário, conhecer outras pessoas do mesmo lugar que você que compartilham do seu sonho de ser escritor, isso é muito bom. Comece a construir uma comunidade de escritores. A maioria deles não se vê como concorrência, pelo contrário, tendem a apoiar e incentivar uns aos outros.

Aqui tem um post sobre como aproveitar melhor os grupos do facebook

3 – Comece a Publicar

Você precisa mostrar os seus textos para o mundo, ou vai ser apenas um escritor de gaveta. Tudo bem que eles ainda não sejam os seus melhores textos, mas pense em uma estratégia de publicação para eles. Você pode fazer um site, ou pode usar alguma das diversas plataformas gratuitas para postagem de textos. Vou falar um pouco mais sobre as três principais:

Wattpad – muito bom se você escreve para os públicos adolescente e jovem adulto. A chave para fazer sucesso nessa plataforma é postar capítulo por capítulo e manter a freqüência nas suas postagens. Você também vai ter que interagir com outros autores para garantir mais audiência.

Quer entender o Wattpad e como ele funciona? Veja esse post!

Medium – ótima se você quer fazer textos sobre o cotidiano, como crônicas. É bem fácil de começar e você não precisa saber nada sobre sites ou html. Mais simples que fazer o seu próprio blog e você ainda pode aproveitar da audiência que já circula por lá.

Não sabe como começar a postar no medium? Clica aqui!

Instagram – Boa para quem escreve poesia e/ou pequenos contos, mas vale lembrar que o insta é bem voltado para imagem, portanto, você vai precisar de uma estratégia de conteúdo que leve isso em conta.

Quer fazer o seu insta bombar? Confere esse post!

E se por acaso você ainda acha que não é bom o suficiente para publicar, esse post aqui é para você!

4 – Comece a divulgar o seu trabalho

Ninguém vai ler o que você escreveu se você não divulgar. Nas plataformas como Wattpad e Medium é interessante você começar a interagir com outros escritores, bem como no insta. Ainda assim, pense em como você vai se divulgar para as pessoas que já te conhecem. Vale sim fazer aquele post esperto para o seu facebook com uma imagem e um trecho do texto. Seus amigos e familiares podem ser grandes incentivadores neste primeiro momento da sua carreira de escritor. Aproveite essa onda. Se você já estiver se sentindo mais confiante, crie a sua própria fanpage e comece a divulgar lá, mas sempre vale compartilhar também no seu perfil pessoal, isso aumenta bastante o alcance e é isso que você quer neste momento.

>>Os Principais erros na hora da divulgação

5 – Comece a ficar atento a concursos e editais

Há muito concurso de escrita por ai. Comece a ficar atento a isso, mas preste bem atenção as regras e aos valores, pois, assim como tem muita coisa legal, tem muito concurso que só serve para pegar os seus dinheiros. Você quer fazer parte de coletâneas que possam agregar a sua marca e participar de concursos verdadeiros que tenham bancas legais e te tragam mais audiência. Isso vai te ajudar a furar a bolha dos amigos e familiares e aparecer para mais leitores. Além disso, serve como prova social, afinal, ser publicado por terceiros ou ter seu texto ganhador de algum prêmio sempre dá mais credibilidade.


Então, escritor, hoje eu listei as cinco ações essenciais para você começar a sua carreira? Já sabe qual você vai fazer primeiro? Conte nos comentários! E se você quiser saber mais sobre como planejar a sua carreira de escritor, baixe agora nosso livro “Planejando a sua Carreira de Escritor” na Amazon. Ele tá no Kindle Unlimited, viu?!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *