Como criar uma estratégia de Marketing de Conteúdo?

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Marketing de conteúdo: você já deve ter ouvido falar este termo por ai, mas sabe exatamente o que significa e como utilizar marketing de conteúdo na sua estratégia digital? No texto de hoje vou compartilhar tudo o que você precisa saber sobre marketing de conteúdo para começar a usar essa estratégia a seu favor na divulgação dos seus livros.

O que é Marketing de Conteúdo?

Marketing de Conteúdo é a produção estratégica de conteúdo para a internet com o intuito de atrair os seus diferentes seguimentos de públicos. O conteúdo funciona como uma isca fisgando aquelas pessoas que se interessam pelo que você tem a dizer e, se bem trabalhado, pelo que você tem a vender também.

Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa fortalecer a marca para então fechar a venda. Click To Tweet

Neste post você pode entender um pouco mais sobre Inbound Marketing

Para que serve o conteúdo do Marketing de Conteúdo?

O conteúdo é um ponto de contato entre você e o seu possível cliente, ou, como chamamos neste meio, o lead. Lead é aquela pessoa que tem um interesse relacionado a você ou a sua marca. É quem você tem que manter interessado no que você tem a dizer. O conteúdo serve para criar um relacionamento com esse lead.

Conteúdo é essencial nas estratégias de Marketing Digital, mas seu conteúdo tem que ser relevante para os seus públicos. Por exemplo, não adianta escrever livros de terror e produzir conteúdo para as redes sociais e/ou seu blog que seja romântico ou alegre só para ganhar likes.

Quem são os seus públicos?

Você já deve ter notado que conhecer o público é essencial para fazer uma estratégia de marketing de conteúdo que realmente converta. Você precisa criar conteúdo que seja realmente relevante para que o público se interesse e volte, busque acrescentar valor, gerar emoção. Enfim, busque impactar com os seus conteúdos.

Neste post, eu falo mais sobre conhecer os seus leitores.

Vale a pena ter um blog para colocar conteúdo?

Se você tem um site de autor, o blog é essencial. Um blog, com atualizações frequentes vai atrair mais pessoas, mais trafego para o seu site. Se você está planejando fazer um site, já planeje também o blog e que tipos de conteúdos você vai postar nele. Caso você ainda não tenha um, mas queira compartilhar textos longos, vale a pena pensar em plataformas como o medium para começar a postar. O importante mesmo é criar o conteúdo com consistência e ter o domínio que você deseja usar no futuro.

Falo mais sobre a importância do Blog para SEO aqui.

E se quiser começar a compartilhar os seus textos no medium, aqui tem um tutorial para começar a usar.

As diferentes formas de Conteúdo

Um erro comum quando se pensa em conteúdo é achar que ele se resume a posts no seu blog ou site. Sim, blog é um canal excelente para entregar conteúdo, especialmente se você quer fortalecer seu site e gerar backlinks, mas eles não são a única forma de produção de conteúdo. Seu instagram, sua fanpage, suas redes, também podem ser um canal e cada um deles exige um conteúdo diferente.

Quando pensar em conteúdo, pense nele como multiplataforma. Para você alcançar mais pessoas pode também adaptar os conteúdos a diferentes plataformas.

Neste post eu falei sobre como utilizar melhor cada plataforma.

Transforme um conteúdo em vários conteúdos

Uma coisa  que você deve ter em mente quando produzir conteúdo é que um pedaço de conteúdo pode tomar muitas formas. Por exemplo, você fez um vídeo para youtube, mas você pode pegar algumas frases e fazer imagens para o insta; depois pegar um trecho e postar no seu facebook; transcrever o vídeo para um post de blog ou um e-mail para a sua newsletter.

Ou seja, reaproveita o seu conteúdo e faça ele render mais para você.

Seja também um curador

Além de produzir conteúdo, você pode também ser um curador de conteúdo, ou seja, você pode compartilhar com os seus públicos diferentes conteúdos que no seu entendimento sejam interessantes para eles. Se alguém escreveu um texto legal, ou tem um livro novo que você realmente gostou e pode interessar ao seu público, não tenha vergonha, compartilhe. Não pense em concorrência, especialmente quando se trata de outros escritores. Vale sim compartilhar nas redes sociais conteúdos diferentes e você vai ver que seu público vai responder.

Tenha um calendário editorial

Sério, não é difícil e vai fazer toda a diferença para a sua estratégia de conteúdo. É muito importante você ter freqüência nos seus posts, logo, é importante ter uma agenda organizada para conseguir manter as atualizações frequentes e de qualidade.

Além do blog, você também precisa pensar em um calendário editorial para as suas redes sociais. O desempenho de qualquer canal melhora quando há freqüência nas postagens. Tenha em mente também as necessidades de cada canal. Postar 2x ao dia no facebook pode ser um exagero, mas no Instagram é uma ótima estratégia.

A importância da freqüência nas redes sociais.

Aqui tem alguns aplicativos que te ajudam na divulgação nas redes sociais.


Resumão - Marketing de Conteúdo
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Resumão sobre Marketing de Conteúdo

Aqui separei os principais conceitos e dicas desse post para você não esquecer:

  • Marketing de conteúdo é uma estratégia que visa fisgar os seus públicos através de conteúdo relevante e que agregue valor.
  • Para criar uma boa estratégia é essencial conhecer bem os seus públicos e planejar conteúdos para cada um nos seus canais de preferência.
  • Conteúdo não é apenas post do blog. Tudo que você cria e compartilha na internet pode e deve estar na sua estratégia de conteúdo.
  • Tranforme um conteúdo em muitos conteúdos. Veja como você pode aproveitar melhor o que você cria, gerando peças diferentes a partir de uma mesma mensagem ou informação.
  • Tenha um calendário editorial: freqüência e constância são essenciais para fazer o marketing de conteúdo trabalhar para você. Para manter tudo em ordem e com conteúdo realmente bom e relevante, você vai precisar se organizar.

E então, escritor? Já sabe como vai utilizar Marketing de Conteúdo para divulgar o seu trabalho? Ficou alguma dúvida? Conta para mim nos comentários.

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