Como dar um start na sua carreira de escritor!

Posted on Posted in Marketing Literário, Mercado Editorial

E aí Escritor, como vai o seu ano? Já deu um start nos seus objetivos? Ou ainda segue com aquela vibe de pseudo-férias? Sabe do que eu estou falando não é mesmo? É quando estamos calmos, tranquilos, pensando em como vai ser no ano novo que vamos finalmente cumprir as nossas promessas de ano novoMas só pensando, sem agir de verdade, não saímos do lugar.

Os primeiros dez dias do ano já passaram e por isso eu vim te acordar. Afinal, se você está aqui é porque ao menos almeja ter uma carreira de sucesso como escritor. E isso é um longo trabalho de formiguinha. Cujas recompensas podem ultrapassar os seus sonhos. Incrível não? Mas para isso é necessário dar o primeiro passo.

Isso mesmo, você precisa dar um start na sua carreira de escritor! E começar agora!

Começar é fácil. Já que para te ajudar com essa tarefa irei compartilhar contigo algumas diretrizes, são bem simples de serem seguidas e podem lhe auxiliar, muito, nesse processo. Você também e pode se  valer de ferramentas de planejamento, buscar ideias com outros escritores ou até mesmo em podcasts.

O importante é dar o primeiro passo, fazendo nem que seja um pouco todo dia. Sabemos que você consegue. A questão é, você está disposto? Sim?

1,2,3 e já!

#1 Determine quais são os seus objetivos (e metas!)

Primeiro passo na hora de dar um start na sua carreira de escritor é determinar o que você quer dela. Afinal, não adianta começar a trilhar uma estrada sem saber aonde se quer chegar. Faz sentido? Separe quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo.

Os objetivos te ajudam a ter foco, através deles você vai poder planejar melhor como vai investir o teu tempo. Eles podem muito bem ser escaláveis, começando com coisas simples, mas que são básicas, como: terminar a sua fanpage (objetivo de curto prazo). E depois aumentarem, como começar a sua divulgação nas redes, fazer Ads, atingir mil likes na sua conta do Instagram que podem sim serem objetivos de médio prazo. Claro que isso varia de acordo com o seu objetivo principal, que deve ser de longo prazo.

As metas entram no meio disso, se os objetivos são aonde você quer chegar as metas são tarefas ou marcos específicos para você alcançar os objetivos. Normalmente elas tem um prazo específico, como no caso de fazer uma fanpage, você pode estipular que para isso irá fazer as imagens e escolher uma paleta de cores da sua marca de autor até o dia 13/01. Compreende? As metas são as ferramentas para alcançar os seus objetivos.

Por isso a importância de se determinar desde cedo as metas e objetivos, afinal, são eles que norteiam aonde e como você vai chegar.

#2 O calendário vai ser o seu melhor amigo.

Gostaria de deixar claro que o calendário vai ser sempre o seu melhor amigo e que eu te avisei isso no começo do ano. Pode ser um caderno, uma agenda ou até mesmo o aplicativo do seu celular. Ter noção do tempo e de como você pode fazer o uso cada vez melhor dele é sempre mega importante na hora de se começar a carreira de escritor.

Primeiro pois você vai aprender a conciliar com os outros afazeres da sua rotina, garantindo assim (a curto ou longo prazo) tempo para a escrita, tempo para criar conteúdo, tempo para fazer analise dos seus resultados e para responder aos comentários. Segundo pois você vai perceber a quantidade de eventos, grupos de leitura, saraus que você vai ter interesse em participar. E deve! Afinal, são nesses lugares que você vai conhecer outros escritores, leitores ou pessoas do ramo editorial. Separe desde já o seu calendário e faça dele uma agenda. Se quiser, você pode até mesmo já colocar neles os prazos das suas metas.

#3 Busque grupos de escritores

Sim! Aproveite que você já está se organizando e busque grupos de escritores. Pode ser pelo Facebook, pelo WhatsApp ou até mesmo na sua cidade. Você vai encontrar outras pessoas que compartilham do sonho de ser escritor. Acredite.

Também pode ser que você se depare com grupos de escrita, as oficinas literárias como dizem. Se achar, veja se você consegue participar. Afinal, além de ser uma ótima oportunidade para conhecer outros escritores, você pode trabalhar a sua escrita. E isso é algo sempre bom de fazer.

#4 Crie a sua identidade de marca

Um dos pontos principais na hora de dar um start na sua carreira é ter uma identidade de marca. Porque? Pois é a forma como você vai passar a ser reconhecido. E é melhor que as pessoas te conheçam da melhor forma possível, não é mesmo?

Por isso determine uma paleta de cores, a família tipográfica e o estilo que a sua marca vai ter. Pense na sua persona, no que você quer transparecer para o público. E não se esqueça dos seus objetivos e metas, já que eles devem estar alinhados com a sua marca. Por sinal, finalizar a sua identidade de marca é uma meta. De preferência para antes de o mês acabar.

#5 Pense no seu blog!

Já no começo da sua trajetória como escritor é essencial buscar diferentes meios aonde o seu trabalho vai poder ser conhecido. Você vai ter blog? Vai ter site? Se a resposta for sim é necessário que você publique de forma constante. E isso não precisa ser um motivo de estresse ou preocupação. Você pode muito bem criar os seus textos e deixar eles agendados. Por sinal, você só tá lendo esse texto pois eu fiz ele em 2017, antes da data dessa publicação.

Ter um espaço só seu na internet é uma boa forma de aumentar as formas como você pode ser encontrado pelos mecanismos de busca. Além de ter dar a liberdade de personalizar de acordo com a sua marca de escritor, de criar conteúdo que mostre as suas habilidades como escritor e de passar mais profissionalismo para os leitores e futuras editoras. E isso é sempre bom.

#6 Aprenda a lidar com as críticas

Estar presente na internet envolver ser criticado. Ponto. Você mesmo ao ler esse texto deve ter feito já algumas críticas em relação ao meu trabalho. E isso é comum e saudável. Acontece com todo mundo e na verdade, estranho seria se não tivesse. Portanto é melhor você desde já se preparar para lidar com tais.

Até pois existem diferentes tipos de crítica, as construtivas e as destrutivas. As primeiras são voltadas para a melhora e expressadas de forma genuína e educada. Já a segunda são os trolls e se você nos conhece já sabe: não alimente os trolls. Responda de forma educada e siga a diante.

#7 O Marketing Digital vai ser seu sócio na jornada

Se o calendário é seu melhor amigo o marketing digital é seu sócio. Isso pois é através dele que você vai conseguir quebrar a bolha, de sempre os seus conhecidos e amigos curtindo as suas postagens de escritor, a ter um alcance significativo, encontrar a sua audiência e realmente ter sucesso. O marketing digital é uma das principais ferramentas na hora de dar o start na sua carreira de escritor, sem tal é muito difícil começar de verdade.

O marketing digital é a grande diferença entre criar o seu próprio sucesso e esperar que ele aconteça sozinho. E isso é uma realidade. As ferramentas que o marketing digital demandam são, em sua maioria, fáceis de serem aprendidas e cujos resultados acabam por ser visíveis em certo tempo. Claro que é preciso ter calma, afinal ele não é mágica. E é necessário sim parar e analisar cada dado que as plataformas lhe fornecem, e esse é o mérito do marketing digital: trazer resultados.

O que é muito bom, já que você sabe que todo esforço despendido acaba por trazer algum retorno. E isso acaba por trazer um pouco mais de incentivo para quem está recém começando a sua carreira.


 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *