Como e onde encontrar seus leitores?

Posted on Posted in Marketing Literário

Um dos nossos mantras para os autores aqui no Escritor Publicado é: conheça seus públicos. Só sabendo com quem você está se relacionando e para quem vai vender, é que você vai poder se comunicar de forma eficaz com esses públicos, gerando assim os resultados desejados.

Uma das dificuldades que notamos entre os escritores é definir e encontrar seus públicos. Sendo honesta, não é tarefa fácil, mas também não é impossível. A internet facilita bastante esse processo hoje em dia.

Para começar, é importante você saber qual a sua identidade enquanto autor. De forma clara, o que você escreve? Qual seu gênero literário? Saber “o que” é o primeiro passo para entender o “para quem”. Tendo isso em mente você pode começar a buscar quem mais escreve isso? Quem são os seus autores de referência? Relacionando com um plano de Marketing tradicional, essa seria a etapa de análise da Concorrência, onde se vê o que os concorrentes estão fazendo, para quem eles estão fazendo, onde acertam, onde erram. Veja como os seus concorrentes literários se promovem. Quais das estratégias deles você pode usar e principalmente para quem eles se promovem.

Outros escritores são uma grande fonte de informação para você. Faça buscas diretas no google pelas obras destes autores, veja quem está falando sobre elas. Busque no Google Insights também para encontrar padrões de idade, gênero, etc nas buscas.  É em cima dessas informações que você vai começar a criar seus pontos de contato com possíveis leitores. Um erro muito comum de iniciante é querer fazer parte de todas as redes sociais, sabendo com quem são seus públicos você pode focar sua energia e atenção naquelas mais usadas por eles e ter um retorno melhor.

Como o facebook é, atualmente a maior rede social, que chega a ter um bilhão de acessos diário ao redor do mundo, é um bom primeiro passo. Além de fazer uma fanpage, você pode – e deve – entrar em grupos sobre assuntos de interesse do seu público. A idéia aqui é entrar na conversa e começar a se relacionar com esse possíveis leitores para entendê-los melhor e poder vender suas idéias e seus livros de forma mais eficaz.

Encontrar seus públicos exige um tanto de dedicação, mas é um trabalho que se paga ao longo do tempo. Criar uma comunidade em torno da sua marca (de autor), do seu livro, ou da sua série, vai garantir uma carreira mais duradoura. Crie laços, se relacione com seus leitores e eles serão leitores fiéis.

Semana que vem vou falar um pouco sobre os perfis das redes sociais para te ajudar a definir quais são as que mais tem a ver com seu público, suas habilidades e seus objetivos. Veja esse post aqui.


O que acharam, escritores? Foi muita informação? Ficou alguma dúvida? Nos conta nos comentários.

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *