A sinopse faz parte da apresentação do seu livro. Junto com capa e título ela vai ajudar o seu leitor na decisão de compra. Uma boa sinopse é essencial para você conquistar mais leitores. No entanto vemos muitos escritores sofrendo para escrever as sinopses dos seus livros. A pergunta que não quer calar é: o que é uma boa sinopse?
Uma boa sinopse:
- é uma carta de vendas, não um resumo;
- intriga o leitor, gera curiosidade;
- faz o leitor se identificar com os personagens ou os temas abordados no livro;
- situa o leitor no universo do livro, mas não conta a história inteira;

Então, é hora de escrever a sua sinopse. Nós elencamos os 5 passos para você escrever uma sinopse que vai intrigar os seus leitores e te ajudar a vender mais livros.
#1 Situe o leitor no universo do seu livro
Mesmo que o seu livro se passe na rua ali da esquina, seu leitor precisa entender em que universo ele está entrando. Claro, isso é ainda mais importante quando se trata de um livro de fantasia, ou de época.
Certifique-se que o seu livro consegue situar o leitor no seu universo. Dá para fazer isso de diversas formas, você pode usar uma frase de impacto como Jackdaws, ou situar usando a data mesmo, como em Outlander.
O dia D está próximo. Ninguém sabe, ao certo onde ou quando, mas os alemães acreditam que será logo… Jackdaws
Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido… Outlander
#2 Apresente brevemente os personagens principais
Brevemente. Não precisa dar muitos detalhes, mas coloque o drive do seu personagem, aquilo que o move. Nos nossos exemplos, Claire é descrita como enfermeira e Felicity como uma agente graduada de Operações Especiais. Essas são características importantes para o desenvolvimento da história. Use só o que é realmente importante.
#3 Introduza o conflito
Histórias são sobre alguém, em algum lugar, fazendo alguma coisa, não é mesmo. Então tenha certeza de que você fala sobre o conflito do seu livro na sinopse, afinal, é por causa dele que as pessoas vão querer ler.
Deixe o seu conflito claro na sinopse para atrair atenção e fisgar os seus leitores, mas não conte a resolução dele, para isso que serve a leitura.
[bctt tweet=”A sinopse faz parte da apresentação do seu livro. Junto com capa e título ela vai ajudar o seu leitor na decisão de compra. Uma boa sinopse é essencial para você conquistar mais leitores. ” username=”@EPublicado”]
#4 Preste atenção na linguagem
Um erro comum é ser formal demais na sinopse, mesmo quando a linguagem do livro em si nem é tão formal. Mantenha a linguagem da sinopse adequada e atraente para o público de interesse. Não adianta fazer uma sinopse que destoe do tom do livro, isso pode acabar gerando leitores insatisfeitos.
#5 Seja Breve
Pense na sinopse como um Elevador Pitch (discurso do elevador). Ela deve ser pequena e fácil de ler para captar a atenção do seu possível leitor. Não adianta escrever uma longa sinopse de 4 parágrafos, porque metade das pessoas que chegarem ao seu livro vão desistir no meio do caminho.
Dica EXTRA:
#6 Seja estratégico com os espaços.
Se você está publicando um livro físico principalmente. Cada espaço que você tem é uma nova oportunidade de vendas. Por isso, não repita informações nas orelhas e contra capa. Tenha certeza de que elas se complementam e dão mais argumentos para o leitor fechar a compra.
Laranja Mecânica: O Melhor Exemplo
Um ótimo exemplo de espaços utilizados estrategicamente é esta edição de Laranja Mecânica da Editora Aleph.
A contra-capa tem um texto de impacto falando sobre o futuro imaginado por Orwell.
A orelha frontal tem 4 parágrafos. Os dois primeiros são uma sinopse. O terceiro fala sobre a narrativa do livro e o último sobre a importância dele.
Na orelha da conta-capa temos uma mini biografia de Orwell.
Cada um destes espaços contem um argumento de venda diferente. É impossível não ficar interessado pelo livro, mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Laranja Mecânica.
Em resumo: a sinopse é uma carta de vendas, ela precisa introduzir o básico da sua história para o público e gerar curiosidade, sem entregar demais. Por isso, uma boa sinopse vai: situar o público em relação ao universo que ele está entrando, apresentar os personagens principais e o conflito que eles devem solucionar ao longo do livro. E deve fazer tudo isso com uma linguagem adequada e de maneira breve.
Pronto para escrever a sua sinopse vendedora? Quer uma ajuda? Pode nos mandar um e-mail com o nome do seu livro, links e a sua sinopse, que nós mandamos a nossa opinião e algumas sugestões.
Nosso e-mail é: contato@escritorpublicado.com.br
Aguardamos.
3 thoughts on “Como Escrever uma sinopse vendedora para o seu livro?”
Bom dia, quanto vocês cobram para voces dar as suas sugestões?
Oi, Maria, vou te mandar um e-mail explicando direitinho como funciona. Abraço
Bom dia
Gostaria de saber qual o preço que vocês levam para dar informação?
Quantos dias terei a resposta?
Obrigads