Como Escrever uma sinopse vendedora para o seu livro?

Posted on Posted in Branding, Marketing Literário

A sinopse faz parte da apresentação do seu livro. Junto com capa e título ela vai ajudar o seu leitor na decisão de compra. Uma boa sinopse é essencial para você conquistar mais leitores. No entanto vemos muitos escritores sofrendo para escrever as sinopses dos seus livros. A pergunta que não quer calar é: o que é uma boa sinopse?

Uma boa sinopse:

  • é uma carta de vendas, não um resumo;
  • intriga o leitor, gera curiosidade;
  • faz o leitor se identificar com os personagens ou os temas abordados no livro;
  • situa o leitor no universo do livro, mas não conta a história inteira;

Então, é hora de escrever a sua sinopse.

Thought Catalog
Thought Catalog

#1 Situe o leitor no universo do seu livro

Mesmo que o seu livro se passe na rua ali da esquina, seu leitor precisa entender em que universo ele está entrando. Claro, isso é ainda mais importante quando se trata de um livro de fantasia, ou de época.

Certifique-se que o seu livro consegue situar o leitor no seu universo. Dá para fazer isso de diversas formas, você pode usar uma frase de impacto como Jackdaws, ou situar usando a data mesmo, como em Outlander.

O dia D está próximo. Ninguém sabe, ao certo onde ou quando, mas os alemães acreditam que será logo… Jackdaws

Em 1945, no final da Segunda Guerra Mundial, a enfermeira Claire Randall volta para os braços do marido… Outlander

#2 Apresente brevemente os personagens principais

Brevemente. Não precisa dar muitos detalhes, mas coloque o drive do seu personagem, aquilo que o move. Nos nossos exemplos, Claire é descrita como enfermeira e Felicity como uma agente graduada de Operações Especiais. Essas são características importantes para o desenvolvimento da história. Use só o que é realmente importante.

#3 Introduza o conflito

Histórias são sobre alguém, em algum lugar, fazendo alguma coisa, não é mesmo. Então tenha certeza de que você fala sobre o conflito do seu livro na sinopse, afinal, é por causa dele que as pessoas vão querer ler.

Deixe o seu conflito claro na sinopse para atrair atenção e fisgar os seus leitores, mas não conte a resolução dele, para isso que serve a leitura.

A sinopse faz parte da apresentação do seu livro. Junto com capa e título ela vai ajudar o seu… Click To Tweet

#4 Preste atenção na linguagem

Um erro comum é ser formal demais na sinopse, mesmo quando a linguagem do livro em si nem é tão formal. Mantenha a linguagem da sinopse adequada e atraente para o público de interesse. Não adianta fazer uma sinopse que destoe do tom do livro, isso pode acabar gerando leitores insatisfeitos.

#5 Seja Breve

Pense na sinopse como um Elevador Pitch (discurso do elevador). Ela deve ser pequena e fácil de ler para captar a atenção do seu possível leitor. Não adianta escrever uma longa sinopse de 4 parágrafos, porque metade das pessoas que chegarem ao seu livro vão desistir no meio do caminho.

Dica EXTRA:

#6 Seja estratégico com os espaços.

Se você está publicando um livro físico principalmente. Cada espaço que você tem é uma nova oportunidade de vendas. Por isso, não repita informações nas orelhas e contra capa. Tenha certeza de que elas se complementam e dão mais argumentos para o leitor fechar a compra.

Laranja Mecânica: O Melhor Exemplo

Um ótimo exemplo de espaços utilizados estrategicamente é esta edição de Laranja Mecânica da Editora Aleph.

A contra-capa tem um texto de impacto falando sobre o futuro imaginado por Orwell.

A orelha frontal tem 4 parágrafos. Os dois primeiros são uma sinopse. O terceiro fala sobre a narrativa do livro e o último sobre a importância dele.

Na orelha da conta-capa temos uma mini biografia de Orwell.

Cada um destes espaços contem um argumento de venda diferente. É impossível não ficar interessado pelo livro, mesmo que você nunca tenha ouvido falar em Laranja Mecânica.


Pronto para escrever a sua sinopse vendedora? Quer uma ajuda? Pode nos mandar um e-mail com o nome do seu livro, links e a sua sinopse, que nós mandamos a nossa opinião e algumas sugestões.

Nosso e-mail é: contato@escritorpublicado.com.br

Aguardamos.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *