Como iniciar o seu planejamento de 2019?

Posted on Posted in Marketing Literário, Mercado Editorial, Uncategorized

2019 chegou! Hoje é o primeiro dia útil do ano. E sabe o que isso significa? Que tá na hora de começar a botar o seu planejamento de 2019 em prática.

Não tem o planejamento pronto? Calma. Aqui temos vários textos sobre o assunto, inclusive sobre planejamento de marketing digital

Planejamento em mãos, vou compartilhar contigo algumas dicas para iniciar ele hoje mesmo. Afinal, quem não quer começar o ano vendendo muito? Tendo muito seguidores?

Separe as suas 5 prioridades do ano

Não é ser negativo, é ser realista: você não pode fazer tudo incrivelmente bem feito. Por isso já no primeiro dia útil do ano selecione as suas 5 prioridades do ano. Pode ser “escrever o livro x”, “ter x parceiros a mais pra divulgar”, ” chegar a x seguidores a mais do que nesse ano”. Tanto faz. O que importa é que essas prioridades sejam quantificáveis. E que você possa acompanhar elas durante o ano.

Faça uma listinha, coloque em um lugar de destaque aonde você trabalha/desenvolva o trabalho de escritor e todo dia lembre de agir pensando nelas. Para alcançar esses objetivos.

Se organize!

É imensa a quantidade de escritor que perde oportunidades incríveis por não se organizar. De verdade. Então se ainda não fez, pare nesse texto se organize. Organize tudo. A mesa aonde você trabalha, a sua agenda, os seus compromissos, os seus blocos de notas… A questão é que para colocar um planejamento em prática você precisa estar organizado, precisa ter uma noção de tempo, saber quanto você gasta para fazer os seus posts e também saber aonde cada parte do seu livro está. Caso contrário não adianta ter planejamento.

Parece besteira, mas se organizar é essencial. Ainda mais se você quer ser um escritor profissional.

Mantenha o olho no relógio!

Muito ligado com a última dica, de se organizar, saiba manter o olho no relógio e no calendário. É muito fácil perder a noção do tempo. E não cumprir os seus objetivos. Uma boa dica é fazer blocos de horários na sua agenda, assim você consegue designar determinadas horas para certas tarefas. Nesse post, separamos “5 dicas para você gerenciar, bem, o seu tempo”Elas podem ser úteis para você.

Saiba se auto motivar

Como todos os anos, vão ter dias difíceis, dias chatos. Dias em que você vai querer jogar tudo pro alto, inclusive o seu planejamento de 2019. Aprenda a se auto motivar já hoje, assim quando as coisas ficarem complicadas você saiba como voltar ao seu normal.

Parece besteira, mas é verdade, muitos escritores ficam presos no limbo do “aí, não tá dando certo, não sei fazer nada direito” e esquecem de tudo aquilo que a) já conquistaram e b) ainda tem para conquistar. Sem falar que muitos acabam por esquecer do próprio propósito, o que só complica ainda mais na hora de colocar o planejamento em dia. Por isso, saiba o que te motiva. Pode ser uma playlist, um doce, ler o capítulo do seu livro favorito, coisas simples que você possa fazer em casa mesmo ou com uma breve saída na rua para mudar de ares e se motivar.

Não esqueça do seu propósito!

“Mas o que propósito tem a ver com o planejamento?”, ora, tudo! Você pode ter o planejamento mais organizado do mundo. Ser mega organizado, saber usar todos os aplicativos, todas as redes sociais, conhecer o seu público. Mas sem propósito não adianta nada. Antes de começar a executar o seu planejamento, pense bem no motivo pelo qual você vai fazer isso. Se tem a ver com a sua essência, com o seu propósito. Se não tiver, volte duas casas e refaça ele. Afinal, já falamos muito aqui que a marca de um escritor tem que refletir ele. E o planejamento o seu propósito, a sua essência. Sem ele não há planejamento que resolva.

 


E aí, curtiram o primeiro post do ano? O que você quer ver aqui? Nos conte nos comentários.

E não esqueça, o curso de Marketing para Escritores já está disponível hein! Se inscreva que as turmas são reduzidas!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *