Como usar eventos esportivos para vender os seus livros!

Posted on Posted in Marketing Literário, Mercado Editorial

Escritor, eventos esportivos (copa do mundo e mundiais) acontecem. Grande parte do país para, algumas pessoas não trabalham, a até parece que as vendas de livros não acontecem.

Eu disse: Até parece. 

Pois você escritor pode sim vender muito bem os seu livros durante esses eventos esportivos. Mas para isso você vai precisar de muito foco! E também de alguma noção e dicas sobre o que fazer. Por isso separei algumas formas para que você  ver que pode sim vender muitos livros durante eventos esportivos. Assim você aproveita a comoção nacional e vende os seus livros!

Mas Jade, tu disse aqui, que  “não recomendo lançar durante eventos esportivos que comovam o país, vide a copa.”

Sim! Mas uma coisa é lançar um livro. E outra é usar um evento para chamar atenção dos leitores. Ou até mesmo conseguir mais leitores. O lançamento é um momento mais delicado, em que o livro merece toda a atenção possível. Já chamar a atenção de mais leitores é algo que deve ser feito de forma gradual e contínua. Você não para de divulgar um livro pois já o lançou. Pelo contrário, você fica em constante atenção para que ele siga sendo divulgado e vendido.

E como se faz isso?

Estando atento aos acontecimentos ao seu redor! Sim! Tem copa do mundo, vai ter eleição, inúmeros eventos acontecem e o mundo não para. E muito menos a sua divulgação. Você só precisa estar atento para “moldar” a sua divulgação de acordo datas específicas ou suspender caso seja necessário. E isso requer atenção ao seu redor, cautela e um bom pensamento estratégico.

Coisas que não são difíceis de serem feitas. E que você pode fazer sozinho.

“Por exemplo…”

Entre no clima, faça posts com alguns elementos relacionados à temática do evento esportivo em questão. Claro, utilizando elementos do seu branding e dos seus livros.  Se é copa do mundo, insira alguns elementos de futebol. Como por exemplo: se você tem dois personagens rivais insira uma enquete de #teamA versus #teamB e peça para votarem no Instagram Stories. Você decide, mas vale a pena se valer desses momentos de comoção para aumentar o engajamento e de quebra vender mais livros.

Outro ponto interessante é criar posts reserva, prontos para irem ao ar, para caso o Brasil tenha um bom resultado positivo. Isso facilita muito a sua muito a sua vida, pois chama a atenção. E você só precisa colocar eles no ar após o acontecimento. Evitando assim alguns erros ou vexames.

Algo que costumo fazer é ver se o público do leitor se importa. Por exemplo, veja se o público que vai comprar seu livro realmente tem interesse em posts de temáticas relacionadas ao evento esportivo. Isso ajuda muito. E você faz isso com um simples stories de 10 segundos com uma enquete. Quanto mais as pessoas disserem que gostam, mais você pode usar posts relacionado à temática.

Posts, posts, posts

Faça posts leves. Por mais que muitas vezes eles causem comoção nacional, os eventos esportivos são situações leves. Que pedem alegria nas postagens. E como você passa isso? Usando quotes engraçados, opiniões idem e enaltecendo o esporte/situação.

Isso não quer dizer que você precisa fazer muitos mais posts para esse período. Não mesmo, mas você pode se valer desse momento para vender. Sempre divulgando e usando alguns elementos do esporte em questão. E isso é o que importa.

Usar a atenção para ter mais gente, mais público leitor, mais vendas. Só que com leveza, tranquilidade e muita organização.

 


O que vocês acharam desse post? Que tipo de conteúdo você quer ver aqui? Me conte nos comentários!

Quer saber como você pode vender os seus livros? Conheça o nosso curso, em parceria com a Rusga–Cursos Para Escritores , ” Como Atrair Leitores e Vender Livros.”

 

 

 

 

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *