Como usar as tendências na divulgação dos seus livros.

Posted on Posted in Marketing Literário

Você já percebeu como às vezes alguns temas e assuntos têm mais destaque do que outros? Principalmente no mercado literário. De repente parece que todo mundo só quer ler sobre um assunto. Foi assim com a febre de livros de youtubers de 2015 e 2016, com os livros de autoajuda (que dificilmente vão perder o seu poder de venda), os que são a la 50 tons de cinza e agora com os young adult que irão cada vez mais abordar temas relacionados à saúde emocional. Pode anotar em alguma lista escritor, que irá acontecer. Essa repetição constante de vários fatores em comum são as tendências.

E isso é completamente normal na nossa sociedade, estudado até. Está presente desde os nossos nomes aos nossos hábitos de consumo como um todo. Afinal, provavelmente você já encontrou uma pessoa da mesma faixa etária com o mesmo nome, ou mesmo já comprou uma roupa ou livro só porque estava na moda.

Então porquê você escritor independente ainda não usa para vender mais livros ?

Sério. Pensa comigo, se é conhecido que a venda de livros aumenta em datas festivas, (como o natal), e que isso é uma tendência que se repete quase todo ano você deve buscar ampliar o seu marketing digital nesse período. Ou até mesmo lançar um livro ou conto. Identifique a tendência e aja a partir disso. Se possível inclusive se planeje para poder responder a possíveis novas tendências.

Isso não quer dizer que você deva escrever focado somente nas vendas de um livro ou do que os leitores querem, longe disso. Mas saiba aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Todas as grandes editoras são extremamente atentas às tendências, agir de acordo com elas mostra que você é conectado com o que acontece no próprio ramo e dá um certo destaque ao seu trabalho.

E mesmo que você esteja muito feliz como escritor independente…

Usar as tendências significa que você tem conhecimento do que está acontecendo. E mesmo com seu público. Vamos dizer que, por exemplo, você percebe um aumento na leitura de textos de um certo gênero versus outra temática, com mais likes e compartilhamentos. Logo, é mais interessante criar mais conteúdo dentro da temática que possui mais engajamento. O mesmo com estilo de fotos e no Instagram ou visualização no Stories. Dentro do comportamento do seu público há tendências, várias até. Basta analisar com cuidado.

A começar pelo próprio analytics do seu Facebook e do Google. Conheça o que seu público mais gosta de ler ou interagir, qual a hora que mais está online, quando dá  like, quando compartilha. Fica dois ou três minutos no seu texto? O seu público clica em links do texto?  Você escritor tem as ferramentas para isso. Basta olhar com cuidado ao seu redor e interpretar.

Há as tendências que são do mercado, ou até mesmo globais.

Sim, elas existem. O próprio aumento do mercado digital é um deles. E os e-readers também. A relevância do livro digital para o mercado editorial irá aumentar cada vez mais.  E isso é uma tendência que está se concretizando. O mesmo com os livros de autoajuda ou que originam filmes cujo lançamento já foi anunciado. O último especialmente. Chega a ser interessante observar.

Mas como você pode ver essas tendências? Uma forma é seguindo as listas de mais vendidos, como a da Publishnews ou a Nielsen. Ou até mesmo acompanhando as notícias do SNEL. Apesar de esses sites  estarem voltados para o mercado editoria, e suas tendências, eles servem como um bom termômetro de o que está impactando a nossa sociedade, e portanto, influenciando a leitura e consumo das pessoas.

O Google Trends oferece um leque mais amplo em relação a tendências e até a acontecimentos que impactam o mercado como um todo. E pode inclusive lhe auxiliar no SEO. Só começar a pesquisar sobre os tópicos que você quer saber mais e começar a filtrar os resultados.

Ter a informação mais organizada e alinhada com os seus objetivos como escritor é muito importante e pode ainda aumentar o seu poder de venda. Pois daí você é capaz de perceber as tendências mais rápido e agir com tranquilidade. Isso tudo sem perder a sua autonomia, e quem sabe até ganhando mais destaque no meio.


É isso, qual tendência você identificou nos últimos meses? Conta para gente nos comentários.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *