Criando a sua estratégia de Marketing de Conteúdo

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Aqui na Escritor Publicado estamos sempre falando sobre a importância do conteúdo nas estratégias digitais. Não podia ser diferente a nossa estratégia de marca foi toda construída sob Marketing de Conteúdo. Blog, vídeo, aulas, e-mails exclusivos, dicas no insta e no facebook, essas foram as bases da EP.

Montar uma estratégia de conteúdo não é fácil, mas como eu já disse antes, se você acompanha nosso blog, a parte mais difícil você já tem, escritor: o conteúdo. Sim, porque seus textos e seus livros são, afinal de contas, conteúdo.

Bem, se você já tem o principal a questão agora é como vai distribuir isso, neh?! Eu fiz um post outro dia listando 101 formas de você divulgar o seu livro. Tem dicas on e offline. Tenho certeza de que você vai tirar algumas boas dicas desse post.

Outras coisas que devemos considerar sobre Marketing de Conteúdo é que você precisa adequar o seu conteúdo às diferentes plataformas. Ou seja, não dá para sair por ai postando páginas aleatórias do seu livro e esperar que isso te traga vendas – embora, postar algumas fotos de páginas no insta as vezes seja legal.

O maior erro dos escritores no Marketing

Estratégia de Conteúdo

O maior erro dos escritores, no entanto, é encher as redes sociais com post de propaganda. Aqueles com a capa do livro, que obviamente foi uma fotografia bem montada para divulgação, com o texto compre agora!

Aliás, esse também é o pior tipo de anúncios que você pode fazer, como eu falei nesse post sobre anúncios do facebook.

Na verdade, o que a gente incentiva é que você poste o mínimo possível de propaganda. Ou melhor, que você siga a regra 80/20

Regra 80/20

Essa é aquela regra que diz que apenas 20% dos seus posts devem ser sobre você, os outros 80% devem ser sobre os seus leitores.

Claro, no caso dos escritores, a gente incentiva que você utilize os seus textos como base da sua estratégia de conteúdo, mas isso quer dizer que você deve encontrar formas de fazer esse conteúdo ser mais interessante para os seus leitores.

Ou seja, você pode substituir o seu post “Compre agora meu livro, pelo amor de Merlin” por um “Olha esse quota legal”. Veja o tipo de post que os seus leitores curtem e gostam de compartilhar, é neles que você deve focar 80% do seu conteúdo online.

Então você precisa criar diferentes materiais com base no seu conteúdo principal, os seus textos.

Material de Terceiros

Outro mito é de que você não deve compartilhar material de terceiros nas suas redes sociais.

Veja bem, eu não estou dizendo para você sair copiando material. Por favor, não faça isso!

Mas compartilhe links, textos, resenhas e outros materiais interessantes que você encontra pela internet e que podem ser do interesse do seu público alvo. É o que a gente chama de curadoria de conteúdo. Inclusive existem muitas páginas que são voltadas exclusivamente a curadoria de conteúdo e tudo bem. Contanto que você atribua os devidos créditos e o link para o material original.

É uma questão de conhecer mesmo os seus públicos, saber o que eles compartilham e as coisas pelas quais eles se interessa.

Sim, vale até mesmo colocar links na sua fanpage para os conteúdos de outros autores e páginas. Isso inclusive pode te ajudar a ter mais visibilidade já que você deve marcar o autor original nesse tipo de post.

Não tenha medo de taguear o autor original.

Ele provavelmente vai ver e curtir que você está ajudando na divulgação dele. Talvez até possa surgir dai algumas parcerias.

Outra coisa que usamos bastante quando o público alvo é mais jovem, ou descolado, vamos dizer assim, são posts do buzzfeed. Eles dificilmente vão ver a sua menção, mas tem conteúdos que geram bastante engajamento e que as pessoas curtem bastante.

Pode usar humor

A maior parte das pessoas entra nas redes sociais essencialmente pelo entretenimento. Pense nisso! Mesmo que o seu público seja mais velho ou mais sério, as chances são de que eles também queiram se entreter quando entram nas redes sociais, por isso, compartilhar post mais bem humorados, que tenham a ver com os interesses dos seus leitores também é uma boa tática.

Estratégia de Conteúdo é sobre seus seguidores e leitores

No fim do dia a estratégia de conteúdo serve para entregar o melhor conteúdo para os seus públicos. Ou seja, pare de pensar apenas no que você quer, no que é interessante para você compartilhar e comece a pensar no que os seus seguidores gostam, querem saber e querem ler.

Planejamento

Por último, pense em como você vai distribuir esses conteúdos nas suas redes. Como sempre falamos aqui, frequência e consistência são essenciais para conseguir resultados nas redes sociais e na sua estratégia de Marketing como um todo.

Isso porque conteúdo é uma estratégia para longo prazo. Os resultados iniciais podem não ser os esperados, o importante é você se programar para continuar. Por isso monte um cronograma para você ter controle do que precisa ser feito e que tipo de conteúdo vai ser postado em que rede.


RESUMO

A sua estratégia de conteúdo deve ser focada nos seus seguidores, não em você.

Faça um planejamento levando em consideração a regra 80/20 e os diferentes tipos de conteúdos.

Use conteúdo de terceiros e humor para descontrair nas suas redes sociais e não ficar cansativo.

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