Como criar uma estratégia de Leads para escritor de ficção?

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Há quem diga que o e-mail morreu, mas os dados não mentem, uma parte considerável da renda dos e-comerce vem de e-mail marketing. Se você é um autor independente e busca novas maneiras de chegar aos seus leitores e aumentar as suas vendas. E-mail é o caminho. Para isso você vai precisar começar a coletar os e-mails dos seus possíveis leitores, eles são os Leads.

Se você é um autor independente e busca novas maneiras de chegar aos seus leitores e aumentar as… Click To Tweet

>> Neil Patel recomenda estratégia de Leads.

Então, como criar uma estratégia de Leads para você, escritor de ficção? Neste post eu vou explicar detalhadamente como implementar a sua estratégia para captura de Leads.

Criando uma estratégia de Leads:

A dinâmica da captura de Leads é simples. Você tem um formulário no seu site e oferece alguma recompensa virtual para quem se cadastrar. Depois disso você vai mandar e-mails para o seu Lead, buscando conversão. Para colocar em prática, você vai precisar seguir alguns passos:

#1 Defina a sua recompensa virtual

A recompensa virtual é o incentivo que a pessoa tem para se cadastrar na sua lista. Para escritores, faz sentido que o incentivo venha em formato de texto, não é mesmo? Pode ser uma coletânea dos melhores textos do seu site, um trecho ou primeiro capítulo de um romance novo, especialmente se está em pré-venda. Se você já tem uma base de fans, pequenos trechos de um novo livro também podem fazer sucesso.

A sua recompensa vai depender um pouco do tipo de texto que você produz.

E, em alguns casos, também pode ser outro tipo de material, poster do livro para a pessoa imprimir em casa, ou marcadores, enfim.. algum tipo de material promocional do livro que possa ser enviado virtualmente.

#2 Escolha um sistema de captura e envio de e-mail

Com a sua recompensa pronta, você precisa pensar qual é o sistema de envio de e-mail que será utilizado. Existem softwares para todos os gostos e todos os bolsos. Vou citar aqui os dois que eu já utilizei e aprovei.

Mailchimp: é um bem conhecido e gratuito. Dá conta de pequenos projetos e recentemente lançou a possibilidade de criação de funil de vendas no plano gratuito.

Leadlovers: é o que utilizamos aqui na Escritor Publicado. É uma ferramenta poderosa que permite bastante customização e é bem intuitivo. O lado ruim é que os planos são focados em empresas e por isso o valor inicial deles já é salgado.

Existem vários outros, com preços que variam de 10 a 20 dólares mensais.

>> 5 motivos para você utilizar e-mails na sua estratégia de comunicação (add link)

#3 Crie um formulário!

Formulário é importante. Ele tem que estar visível, mas não pode ser chato. Eu não gosto daqueles pop-ups que abrem logo na entrada do site. Acho justo você deixar o leitor conhecer um pouco o seu conteúdo antes.

Pop-up quando a pessoa está saindo do blog/site, por outro lado é muito justo. A pessoa já conheceu, tirou algum valor do seu conteúdo, esta é a hora de oferecer mais uma recompensa.

Para colocar o formulário no seu site você vai precisar conhecer um pouquinho o funcionamento do seu site, baixar algum plugin, se for do wordpress, ou chamar um desenvolvedor. Seja como for, é um investimento que vai se pagar a longo prazo.

#4 Os e-mails

Não seja chato! E agregue valor aos seus e-mails. Não vale mandar e-mails todos os dias. Na verdade um e-mail por semana está mais do que bom. De qualquer forma, vale a pena investir um tempo e deixar esses e-mails prontos com alguma antecedência. Também é interessante criar funis de venda para os lançamentos.


E então escritor, o que achou? Ficou fácil criar uma estratégia de Leads com todas essas dicas, não é mesmo? E qualquer coisa, pode nos chamar. Ajudamos escritores a criarem estratégias de Leads e outras campanhas para ajudar a alavancar as vendas.

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