Você já deve ter lido isso por ai, mas “a melhor estratégia de marketing para um escritor é continuar escrevendo”. Marketing é importante, claro, mas para manter a sua base de fans e fazê-la crescer você precisa de material novo.
É muito mais fácil vender um segundo, terceiro, quarto livro para alguém que já te leu, do que vender aquele primeiro livro para um leitor que não conhece a sua narrativa.
Por isso, se você quer seguir uma carreira enquanto escritor, você precisar se planejar para continuar escrevendo e lançando novos livros com uma frequência boa.
Ai entra a pergunta: de quanto tempo você precisa para escrever um livro?
Existem tantas respostas quanto autores diferentes, com certeza. O que importa aqui não é o tempo em si (a não ser que você seja como o George Martin e leve 12 anos por livro), mas você ter uma noção de quanto tempo você precisa para escrever. Pois a partir dessa noção de tempo é que você vai se planejar e dividir o seu texto em pequenas tarefas para começar a escrever.
Se você não tem noção de quanto tempo leva para escrever um livro, vai acabar levando mais tempo do que de fato precisaria.
E vale a gente colocar aqui que a fase de pesquisa e revisão também devem entrar na conta.
Então, de quanto tempo você precisa? três meses? seis meses? um ano? Bem, então sente e se planeje para conseguir de fato escrever o seu livro neste tempo. E não esqueça de manter os seus leitores, se você já tem, a par do andamento do seus livros. Afinal, estamos contando que aquelas pessoas que já leram vão ser as mais interessadas em ler o que você está escrevendo agora.
Mas, por que estamos falando de tempo de escrita e planejamento? Porque tudo isso ajuda (ou atrapalha) na construção da sua marca. Se você pretende viver da escrita, vai precisar ter sempre um livro novo para vender e fazer marketing e manter o seu público interessado.
A melhor ação de marketing que um autor pode fazer é lançar novos livros.
E tenha certeza, seu segundo livro vai ser mais fácil de vender do que o primeiro, e assim sucessivamente, porque você vai cativando e fidelizando o seu público com novos textos.
Tenha em mente que seus livros são o maior produto da sua carreira enquanto escritor.
E se quiser saber mais sobre marca de autor e como você pode construir uma marca forte, atrair mais leitores e ter mais sucesso nas suas vendas online, cheque o nosso curso de marketing digital para escritores, clicando no banner abaixo.