De quanto tempo você precisa para escrever um livro?

Você já deve ter lido isso por ai, mas “a melhor estratégia de marketing para um escritor é continuar escrevendo”. Marketing é importante, claro, mas para manter a sua base de fans e fazê-la crescer você precisa de material novo.

É muito mais fácil vender um segundo, terceiro, quarto livro para alguém que já te leu, do que vender aquele primeiro livro para um leitor que não conhece a sua narrativa. Por isso, se você quer seguir uma carreira enquanto escritor, você precisar se planejar para continuar escrevendo e lançando novos livros com uma frequência boa.

Ai entra a pergunta: de quanto tempo você precisa para escrever um livro?

Existem tantas respostas quanto autores diferentes, com certeza. O que importa aqui não é o tempo em si (a não ser que você seja como o George Martin e leve 12 anos por livro), mas você ter uma noção de quanto tempo você precisa para escrever. Pois a partir dessa noção de tempo é que você vai se planejar e dividir o seu texto em pequenas tarefas para começar a escrever.

É muito mais fácil vender um segundo, terceiro, quarto livro para alguém que já te leu, do que vender aquele primeiro livro para um leitor que não conhece a sua narrativa.

Se você não tiver noção de quanto tempo leva para escrever um livro, vai acabar levando mais tempo do que de fato precisaria. E vale a gente colocar aqui que a fase de pesquisa e revisão também devem entrar na conta.

Então, de quanto tempo você precisa? Três meses? Seis meses? Um ano? Bem, então sente e se planeje para conseguir de fato escrever o seu livro neste tempo. E não esqueça de manter os seus leitores, se você já tem, a par do andamento do seus livros. Afinal, estamos contando que aquelas pessoas que já leram vão ser as mais interessadas em ler o que você está escrevendo agora. Elas já provaram e aprovaram a sua escrita.

A marca do Escritor

Mas, por que estamos falando de tempo de escrita e planejamento? Porque tudo isso ajuda (ou atrapalha) na construção da sua marca. Se você pretende viver da escrita, vai precisar ter sempre um livro novo para vender e fazer marketing e manter o seu público interessado.

A melhor ação de marketing que um autor pode fazer é lançar novos livros.

E tenha certeza, seu segundo livro vai ser mais fácil de vender do que o primeiro e assim sucessivamente, porque você vai cativando e fidelizando o seu público com novos textos.

Tenha em mente que seus livros são o maior produto da sua carreira enquanto escritor e por isso é importante estar sempre: aprendendo, escrevendo, trabalhando em novas ideias.

Se você quiser aprender a planejar a sua carreira de escritor, utilizando ferramentas de comunicação para conseguir se programar e tirar os seus planos do papel, veja o nosso ebook Planejamento de carreira para Escritores.  São mais de 50 páginas com teoria e exercícios práticos para você fazer os eu planejamento passo a passo. Apenas R$ 11,50 e 7 dias de garantia.

Leia agora!

Comments

comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *