De quanto tempo você precisa para escrever um livro?

Posted on Posted in Branding, Marketing Literário

Você já deve ter lido isso por ai, mas “a melhor estratégia de marketing para um escritor é continuar escrevendo”. Marketing é importante, claro, mas para manter a sua base de fans e fazê-la crescer você precisa de material novo.

É muito mais fácil vender um segundo, terceiro, quarto livro para alguém que já te leu, do que vender aquele primeiro livro para um leitor que não conhece a sua narrativa. Por isso, se você quer seguir uma carreira enquanto escritor, você precisar se planejar para continuar escrevendo e lançando novos livros com uma frequência boa.

Ai entra a pergunta: de quanto tempo você precisa para escrever um livro?

Existem tantas respostas quanto autores diferentes, com certeza. O que importa aqui não é o tempo em si (a não ser que você seja como o George Martin e leve 12 anos por livro), mas você ter uma noção de quanto tempo você precisa para escrever. Pois a partir dessa noção de tempo é que você vai se planejar e dividir o seu texto em pequenas tarefas para começar a escrever.

É muito mais fácil vender um segundo, terceiro, quarto livro para alguém que já te leu, do que vender aquele primeiro livro para um leitor que não conhece a sua narrativa.

Se você não tiver noção de quanto tempo leva para escrever um livro, vai acabar levando mais tempo do que de fato precisaria. E vale a gente colocar aqui que a fase de pesquisa e revisão também devem entrar na conta.

Então, de quanto tempo você precisa? Três meses? Seis meses? Um ano? Bem, então sente e se planeje para conseguir de fato escrever o seu livro neste tempo. E não esqueça de manter os seus leitores, se você já tem, a par do andamento do seus livros. Afinal, estamos contando que aquelas pessoas que já leram vão ser as mais interessadas em ler o que você está escrevendo agora. Elas já provaram e aprovaram a sua escrita.

A marca do Escritor

Mas, por que estamos falando de tempo de escrita e planejamento? Porque tudo isso ajuda (ou atrapalha) na construção da sua marca. Se você pretende viver da escrita, vai precisar ter sempre um livro novo para vender e fazer marketing e manter o seu público interessado.

A melhor ação de marketing que um autor pode fazer é lançar novos livros.

E tenha certeza, seu segundo livro vai ser mais fácil de vender do que o primeiro e assim sucessivamente, porque você vai cativando e fidelizando o seu público com novos textos.

Tenha em mente que seus livros são o maior produto da sua carreira enquanto escritor e por isso é importante estar sempre: aprendendo, escrevendo, trabalhando em novas ideias.

Se você quiser aprender a planejar a sua carreira de escritor, utilizando ferramentas de comunicação para conseguir se programar e tirar os seus planos do papel, veja o nosso ebook Planejamento de carreira para Escritores.  São mais de 50 páginas com teoria e exercícios práticos para você fazer os eu planejamento passo a passo. Apenas R$ 11,50 e 7 dias de garantia.

Leia agora!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *