IG TV ≠ YouTube, qual vale mais a pena para o Escritor?

Posted on Posted in Instagram, Marketing Literário, Redes Sociais, YouTube

IG TV ou YouTube, qual vale mais a pena para o escritor?

Já falamos bastante sobre a IG TV, nesses posts você pode ver como funciona e algumas dicas de aplicativos. Logo quando ela lançou muitos se perguntaram se ela viria a substituir o YouTube. A dúvida ainda segue no ar para alguns, mas eu como criadora de conteúdo acredito que não. Concorrente? Sim, até devido ao público que ela acaba chamando a atenção.

Mas substituir, tornando a plataforma de vídeos absoleta, não. Claro que vai ter gente que prefira uma ou outra, como todas as tecnologias e produtos que surgem no mundo. E vai ter muito criador de conteúdo que vai usar as duas. Acontece que você escritor não precisa se sentir obrigado a publicar conteúdo nas duas viu? Se quiser fica a vontade. Mas o texto dessa semana traz justamente uma diferença entre a IG TV e o YouTube, ficando a seu cargo escolher qual das duas vale mais a pena.

 

A começar por: sim, elas são diferentes.

Se você passou os últimos meses escondido em algum lugar sem internet ou 3G/4G, calma. Sim a IG TV e o YouTube são diferentes. A começar pelo próprio formato da tela. A primeira permite vídeos na vertical e a segunda na horizontal. Ou seja: o vídeo de um não fica perfeito na outra.

E quem cria uma tem que se adaptar para criar na outra plataforma.

Depois vem a questão do tempo: a ferramenta do Instagram permite postar vídeos de até +-10 minutos se você não tem uma conta verificada. Enquanto no YouTube quem decide o tamanho do vídeo é o criador de conteúdo, que acaba tendo muita mais liberdade para criar o seu conteúdo.

Depois vem em questão de como você encontra o conteúdo, isso mesmo: a busca…muitos youtubers conseguem seguidores através do recurso de busca. Já a IGTV não possui esse recurso, para ver o vídeo da IG Tv de alguém é necessário que você siga o Instagram da pessoa.

Por serem redes bem diferentes, elas acabam por fidelizar públicos idem. Não há certo ou errado, acontece que a própria essência das plataformas influencia o tipo de usuário que a utiliza e o público que ele atrai.

A IG TV

A IG TV, que já falamos tanto, é ótima para escritores que tenham um público que gosta de estar presente nas redes sociais. Já que os vídeos podem até ficar gravados mas aparecem na hora, chamando atenção do público. A IG TV também é para aqueles que não se importam de ter uma edição mais simples, já que esta é a proposta dos vídeos da plataforma: videos maiores, edição simples direto no celular. É como o Instagram deixa os seus usuários por mais tempo “presos” na plataforma.

Além da edição e da plataforma, a IG TV é recomendada para aqueles escritores que gostam de ser assíduos nas redes sociais, pois isso contribui para que o seu público lhe visualize mais e que o algoritmo da plataforma lembre do seu usuário.

O YouTube

Eu sinto que o YouTube tem ficado um pouco apagadinho com essa história de IG TV, mas a verdade é que a plataforma ainda tem muita relevância. E é justamente por se diferente da concorrente. Aqui você tem uma ideia melhor sobre o YouTube, mas basicamente a plataforma requer vídeos com mais edição, produção e também edição.

Produzir conteúdo para o YouTube é uma tarefa mais árdua que para a IG TV, requer mais do escritor. Mais tempo, conhecimento, energia, tudo. É uma ótima ferramenta para aqueles escritores já profissionais, que tem tempo para se dedicar às inúmeras tarefas da carreira de escritor. E também cujo público já é mais consolidado, pois já sabe que ele está presente em determinado lugar e busca o conteúdo produzido.


Essas foram as diferenças entre a IG TV e o YouTube. Percebe alguma outra que não foi mencionada? Se sim, escreve nos comentários!

Quer saber mais sobre Marketing Digital para Escritores? Se inscreva no nosso curso  como você pode vender os seus livros? Conheça o nosso curso, em parceria com a Rusga–Cursos Para Escritores, ” Como Atrair Leitores e Vender Livros.”

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *