A Importância da Plataforma de Autor

Posted on Posted in Marketing Literário, Plataforma de Autor

Não importa se você já tem um livro publicado ou pretende iniciar a escrita amanhã, se você ainda não tem uma plataforma de autor, precisa começar a investir em uma agora.

Plataforma de autor, para quem não sabe, é, de forma bastante resumida, criar uma comunidade ao redor da sua marca enquanto escritor. Para construir uma você precisa encontrar os meios de se comunicar e engajar os seus públicos de interesse. Leitores, claro, mas também outros escritores, agentes e contatos dentro das editoras. Todos esses públicos tem algo a acrescentar a sua carreira, por isso você precisa manter relacionamentos com eles. Se o seu trabalho é de não ficção, você já deve estar mais familiarizado com o conceito. Se é autor de ficção, amigo escritor, chegou a hora de familiarizar-se.
A verdade é que, mais do que livros bons, as editoras buscam livros que vão vender. Elas seguem a lógica de mercado. Infelizmente isso quer dizer que ter um bom texto não é tudo. Veja bem, não estou dizendo para você descuidar do texto, estou dizendo que hoje em dia seu trabalho vai além dele. Um dos indicativos, para a editora, do seu potencial de vendas é a sua plataforma.
Quantos leitores você tem?
Quantas pessoas são impactadas pelas suas mensagens?
Quantas pessoas querem ouvir o que você tem a dizer?
Quantas pessoas de impacto você tem na sua rede de contatos?
Tudo isso contribui para as suas chances de conseguir um contrato com uma editora comercial. E se você quer ser um autor autopublicado, tudo isso interfere diretamente nas suas vendas.
A boa notícia que eu tenho para você é que a internet e todos os seus canais facilitam muito esse processo e, hoje, você provavelmente tem mais chances de ser publicado do que há 10 anos atrás. Isso, é claro, se você estiver disposto a correr atrás do seu sonho. Buscar seus leitores, se empenhar em expor se trabalho para possíveis leitores e, também para outros escritores e pessoas do mercado editorial.
Sempre vão existir espaços para quem trabalha bem e os busca. Só não espere que alguma editora faça esse trabalho por você. O mais comum hoje é as editoras apostarem mais nas plataformas do que nos textos. Prova disso são os vários livros de Youtubers que vemos expostos nas livrarias. As editoras apostaram na audiência que eles já tinham construindo em outra mídia (no caso o Youtube) para ter boas vendas.
Criar uma plataforma de autor é um trabalho lento e constante. Quanto mais cedo você começar a investir seu tempo na criação da sua, melhor. Se você já sabe quem quer ser enquanto autor, mesmo que ainda esteja iniciando o processo de escrita, vale a pena sim separar um tempo para trabalhar na sua audiência.
Aqui no blog temos vários materiais que podem te ajudar nessa tarefa:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *