A importância da regra 80-20

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Se você acompanha nosso blog já deve ter ouvido falar nessa regra. É uma regra para geração de conteúdo. Essa regra diz que 80% do seu conteúdo deve ser focado nos seus seguidores, leitores, ou seja, no seu público-alvo, e apenas 20%  focado em você.

“Como assim?” você deve estar se perguntando. Afinal de contas a suas redes sociais servem para você se promover e promover a sua marca de autor. Acontece que, desculpa avisar, ninguém quer ficar ouvindo você falar de si mesmo.

As pessoas estão nas redes sociais da pra se entreter, para se informar e para aprender.

Escritores de ficção geralmente se encaixam mais no primeiro eixo, ou seja, promovem entretenimento. Caso você trabalhe com não ficção, aí talvez você esteja focado informação o aprendizado, vai do seu nicho e do seu trabalho.

O importante é você conhecer os seus diferentes públicos e saber que tipo de conteúdo eles querem consumir. Como já sabemos, o que ele não ouvir falar apenas de você.

Claro, além de entreter pode ser que você esteja ajudando o seu leitor a superar algum tipo de dor. E para deixar claro, quando falamos de dor aqui estamos falando de uma dor do marketing ou seja da resolução de um problema.

Por exemplo, se você escreve livros românticos pode ser que esteja ajudando seus leitores nesse sentido, então vale a pena postar conteúdos de outras fontes sobre romance, encontros e coisas desse gênero.

Não tenha medo de divulgar e utilizar conteúdos de terceiros. Estamos falando claro de conteúdos relacionados aos seus textos, seu trabalho enquanto escritor. Ou seja, pode publicar aquilo que é coerente com a sua marca de autor. Seu conteúdo tem que estar de acordo com os seus livros, afinal eles são a base da sua estratégia. É pra eles que a estratégia tem que servir.

Para isso, use fontes em que você confia. Não poste apenas por postar, tenha em mente como esse conteúdo vai ajudar o seus seguidores, seus leitores e a sua marca.

Só não tenha medo de levar acesso aos outros nem de estar nem de linkar para outras páginas, na verdade isso até aumenta o seu alcance, algumas vezes. O importante é o seu público gostar do conteúdo que você está postando, seja ele de quem for. Isso gera interação para você e, portanto, ajuda sua marca.

Como você já deve ter percebido fazer uma estratégia de conteúdo que siga a regra 80/20 tem muito haver com conhecer o seus diferentes públicos, saber o que o seu público quer ouvir, saber pelo que ele se interessa, saber os assuntos relacionados com os seus textos e os seus livros.

Hoje, com a internet, uma postura dessas só tem a te beneficiar, Uma vez que tendo lido seu livro o leitor pode ir na sua fã page e buscar outras informações relacionadas. Isso agrega ainda mais valor à leitura. Além de ser uma boa forma de você manter o relacionamento com o seu leitor.

Se você planeja ter uma carreira de escritor, ou seja não vai ser um escritor de um livro só, você precisa manter contato, manter um relacionamento com essas pessoas que já são seus leitores. Isso porque é muito mais fácil vender o segundo livro para uma pessoa que já comprou de você do que vender o primeiro para alguém que ainda não conhece o seu trabalho.

Essa é uma premissa básica do marketing: é muito mais fácil vender pra quem já comprou de você.

A pessoa já te conhece já sabe do que trata a sua marca o seus livros já conhece a sua forma de escrever e se ela gostou tem tudo pra comprar outro livro ao invés de comprar um livro de um autor desconhecido, por exemplo. O pós venda, ou seja, o relacionamento, é tão ou mais importante do que a primeira venda.

Por isso é tão importante transformar cada novo leitor em um verdadeiro fan, pois são eles que vão garantir a sua carreira futura. Também são os fans que vão indicar o seu livro para outras pessoas, deixar aquelas tão sonhadas resenhas na Amazon e fazer com que você consiga alavancar a sua carreira.

Ao invés de focar apenas na venda, foque no relacionamento pós venda nas suas redes sociais. E para isso, escritor, você já sabe, pare de falar apenas de si mesmo.

E de onde vem todo esse material?

Na verdade, sendo escritor você tem uma grande vantagem quando se trata de marketing de conteúdo. Afinal, o seu livro é conteúdo e é um conteúdo pelo qual as pessoas se interessaram. Isso quer dizer que você não precisa produzir conteúdo novo para os seus 80%. Você pode sim reutilizar o seus livros de forma a gerar conteúdos que as pessoas gostem e se engajem nas redes sociais, contanto que você não faça apenas aquele tipo de publicação que diz “esse é o meu livro! Compre o meu livro, por favor”.

Ninguém gosta disso. Seja honesto, nem você gosta de ver esse tipo de publicação na sua timeline. O que você vai trabalhar na sua estratégia de conteúdo é tornar o conteúdo que você já tem, ou seja, o seus livros em conteúdos palatáveis e agradáveis para as redes sociais. No blog da EP nós temos uma lista de 101 formas de divulgar seu livro.  Nesse post você vai ver que você pode falar muito do seus textos dialogando diretamente com seus leitores, sem que você esteja apenas querendo fazer venda todo a todo momento.

Os outros 20% do conteúdo é que nós vamos reservar para os posts mais focados nas vendas.

Fazer a pessoa ter a primeira experiência dela com você ou com seus textos é a parte mais difícil do trabalho, por isso você deve garantir também que o seus textos sejam bons e realmente atraentes assim como seu conteúdo das redes sociais. A primeira impressão que você vai deixar nos leitores é o que vai fazer com que eles voltem a consumir tanto seus conteúdos nas redes sociais, quanto seus futuros livros.


Resumo:

Use a regra 80/20. Ou seja, 80 % do seu conteúdo deve ser centrado nos seguidores e apenas 20% em você e nos seus livros.

Você não precisa produzir material 100% novo para cada post, pode adaptar trechos e material dos seus livros de forma que se torne um conteúdo agradável e facilmente consumido nas redes sociais.

Não precisa ter medo de utilizar links para material de terceiros, contanto que eles tenham a ver com a sua marca e com a sua estratégia de divulgação.

As redes sociais são excelentes para fazer o pós-venda, ou seja, para manter o contato com aqueles seguidores que já viraram leitores, para que eles possam ficar sabendo dos seus outros livros e venham a comprá-los também.

Os outros 20% do seu conteúdo, esses sim podem ser focados em venda.

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