A importância de planejar bem o seu lançamento!

Posted on Posted in Marketing Literário

Nós já falamos aqui escritor a importância de sempre vender os seus livros, mas você já pensou em usar o lançamento para isso? Mas para isso é necessário se planejar bem!

Pois é escritor, a venda de vários exemplares pode sim ser sim resultado de um bom lançamento. Claro que não só disso, uma vez que por trás de todo evento há (ou ao menos presuma-se que tenha) toda uma grande estratégia, um planejamento. Há uma estrutura organizada para que o lançamento tenha o  E ela passa pela sua persona de escritor, pelo seu branding, por um bom planejamento, por tudo. E claro, também por uma estratégia de vendas, com metas e prazos.

Esse planejamento vai lhe auxiliar a vender

Independente de qualquer coisa, Escritor: tudo bem você querer vender, pois se trata de um trabalho. E vender é essencial para o mercado editorial. Gera lucro, aquece ele. É como as trocas de mercadorias ocorrem, como o mercado funciona. Ninguém pede para alguém prestar um serviço de graça certo? Então não há motivos para você não vender o seu livro.

Por isso um bom planejamento é essencial. Você deve se programar com antecedência para fazer um lançamento que tenha força de venda. Preparar o conteúdo a ser divulgado no seu blog e nas suas redes, organizar a divulgação e possíveis anúncios para que chegue ao devido público. Garantir que as pessoas que você quer que saibam do lançamento do seu livro, como os parceiros e seguidores, saibam de como vai acontecer.

E no fim do dia, um dos grandes medos dos escritores é justamente “E se meu livro não vender?”

E um bom planejamento de lançamento ajuda você a não ter esse problema, de não vender e ficar com vários exemplares do seu livro encalhados.  Já com ele você vai ter uma meta pré determinada de número de exemplares a ser vendidos e também do tipo de ações que você deve realizar para que as pessoas comprem os seus livros.

Isso se dá pois são inúmeras as formas de vender, como vender pelo Facebook, pelo Instagram… A conseguem usar grandes crises para vender mais, outros que se valem de parceiros para inclusive chegar a novos públicos e outros são os lançamentos.

Os lançamentos dão um “gás” venda.

Pois colocam os holofotes no seu novo livro. Faz com que as pessoas prestem mais atenção a aquela história, a aquela divulgação apresentada. Isso pois normalmente se mescla um número maior de publicações nas redes sociais para aquele livro por parte do próprio autor com a divulgação dos parceiros. Fazendo com que haja uma visibilidade maior para a obra.

Além disso por ser algo novo, os teus leitores que te acompanham acabam por ficar curiosos em relação a nova obra. Querendo saber mais, querendo ler. E isso é muito interessante pois faz com que haja um engajamento maior por parte do público alvo nas redes sociais. E esse engajamento acaba por fazer com que mais pessoas acabem por conhecer o seu livro e marca de escritor.


O que você achou de saber sobre a importância do planejamento? Quer saber mais?

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *