A importância de se estar nos rankings de mais vendidos

Posted on Posted in Marketing Literário, Mercado Editorial

Escritor, vender é mega importante. Nós da Escritor Publicado não cansamos de ressaltar isso, tanto que temos inúmeros artigos sobre vendas. Como “As formas de aproveitar o período das férias para vender! “, “E se meu livro não vender?” Como resolver esse problema!“, “7 Dicas para vender mais livros na Amazon“, “Vender os seus livros no Facebook: 5 maneiras infalíveis“, “Escritor: tudo bem você querer vender“, entre outros. Mas hoje é sobre a importância de se estar no ranking dos mais vendidos!

Como ?

Muitas vezes estar no ranking é uma consequência do sucesso de vendas. E esse sucesso é muito relativo pois pode estar relacionado ao número de cópias vendidas, às avaliações de quem leu, às leituras no Kindle Unlimited, etc. São inúmeros fatores e nem sempre raramente as empresas divulgam tais. Antes de você perguntar “Tá, mas o que eu tenho a ver com isso?” eu já lhe digo que o seu papel como escritor vai além de o de escrever o seu livro. Ele envolve também vender, divulgar, compartilhar, garantir que ele vá ser lido. É como se você fosse uma empresa que venda produtos, tem o pré-venda e o pós-venda certo? No seu caso tem a escrita e o pós-escrita.

Vender, divulgar para parceiros e leitores faz parte do pós-escrita. E aí que entra estar no ranking também. Afinal, se você vende (bem!) o seu livro, divulga, e/ou possui boas reviews faz sentido ele ter destaque certo? E sendo o autor, eu tenho certeza que você quer ter sucesso com o seu livro. Afinal, foi você que escreveu!

E qual é a importância disso? 

Toda! Assim como são inúmeros os fatores que influenciam a presença em um livro em um ranking de mais vendidos, há muitos pontos positivos que contribuem para a importância de estar em tal lista. Por isso separei alguns.

Te traz relevância 

Estar na lista de mais vendidos, traz relevância. Para você, para o seu livro e para a editora (se você tiver uma). Isso pois é a capa do seu livro que está em uma posição de destaque. E isso acaba sendo importante a curto, médio e longo prazo. Pois o leitor acaba conhecendo o seu nome e, se disponíveis, seus outros livros. Bem como os da editora, se tiver.

Além disso, estar no ranking te ajuda a ser lido. Pois sinaliza que o seu livro é importante para um determinado público. E as pessoas gostam de valorizar quem estar tendo destaque.

Chama atenção do leitor

Pense no leitor. Como ele presta atenção nos livros? Como ele descobre os livros? Muitos olham as listas de mais vendidos, outros prestam atenção na capa, ou no selo que ele recebe ao estar em destaque. O importante é que ter o seu livro em destaque em uma lista de mais vendidos chama, muito, a atenção dos leitores.

Isso pois sinaliza o seu livro, diferencia dos demais. E isso faz com que as pessoas comprem o seu livro.

Royalties, royalties…

O que acontece quando você vende? Você ganha royalties. E se você está na lista de mais vendidos, ganha mais royalties ainda. Simples não?

Estar na lista de mais vendidos faz você ser notado, te traz mais relevância, faz o seu livro ser notado. E com isso mais pessoas compram, te trazendo mais royalties. Essa venda “extra” pode fazer toda a diferença no seu mês, na sua carreira como escritor.


O que acharam do texto? O que pensam dos rankings de mais vendidos?  Você já teve o seu livro em uma lista dessas? Quer saber como pode vender muito os seus livros? Conheça o nosso curso, em parceria com a Rusga–Cursos Para Escritores , ” Como Atrair Leitores e Vender Livros. “

 

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *