Inbound Marketing para Escritores

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Já tem um tempo que o Marketing vai muito além das técnicas tradicionais, como o uso exclusivo de anúncios em jornais e revistas, comerciais de televisão, spots em rádios e ligações telefônicas. Com as pessoas cada vez mais conectadas, atrair e conectar o consumidor tem se tornado essencial para a concretização da venda. Você pode estar pensando “tá mas sou um escritor, o que tenho a ver com atrair e conectar consumidores?. Bom, acontece que se você é um escritor, o seu produto é um livro ou conto e os consumidores são os seus leitores. Para poder ser um escritor profissional,, você precisa saber se comunicar com quem se engaja com as suas obras, pois este vai ser o seu consumidor, quem vai estar disposto a pagar pelo conteúdo que você desenvolveu.

O Inbound Marketing é considerado o marketing de atração sendo multi-canal (onde o público escolhe em qual rede ele vai interagir e em qual momento). Ao aplicá-lo torna-se possível atrair e conquistar leads qualificados através da geração de conteúdo interativo que fazem com que se concretizem a compra do produto ou serviço e por fim se tenha consumidores que divulguem o que se esta vendendo. Portanto a metodologia inbound se baseia nos seguintes passos: atrair, converter, fechar e encantar. Conforme exemplifica a imagem a seguir:

Metodologia Inbound
Metodologia Inbound

Para escritores, no marketing inbound se atrai possíveis leitores, pessoas que possuem o interesse em ler. Através do uso de diferentes ferramentas de comunicação se converte eles em pessoas com interesse no gênero literário com o qual se trabalha, já envolvendo-os (que seria no caso o “leads” da imagem acima). Para em seguida convertê-los em leitores e clientes do autor. A conversão de clientes para divulgadores, processo no qual os leitores do seu livro podem recomendar ele ou não, se deve estar bem atento a opinião do leitor. Tanto em questões relacionadas a obra e a escrita como de edição e publicação, mesmo que algumas não tenham como ser evitadas. Seguem alguns exemplos:

  • Exemplo 1: O leitor gostou do livro porém não recomendaria a edição impressa devido ao tamanho da fonte e que fez com que ele tivesse dificuldade ao ler o livro (problema de publicação) ;
  • Exemplo 2: A obra não agradou o leitor (questão de gosto);
  • Exemplo 3: A versão digital agradou o leitor e ele vai recomendar;
  • Exemplo 4: A versão do leitor possui algum problema de revisão (problema de edição);

Portanto durante a última etapa se deve trabalhar o pós venda, algo que também contribui com consolidação do público-alvo e sua marca como autor. O inbound marketing requer diferentes ações para cada etapa, porém todas devem ser focadas no público-alvo. Se deve sempre comunicar um conteúdo de qualidade que vá ser valorizado e no momento certo para o público. Sendo necessário compreensão do mercado em que o autor vai desenvolver as suas obras, e das redes.

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