Know – como tornar-se conhecido pelo seu trabalho

Posted on Posted in Marketing Literário

Recentemente fiquei sabendo do livro Known, do autor Mark Schaefer. O livro fala sobre o processo de tornar-se conhecido, mostrando alguns cases de pessoas que começaram do zero. Foi uma leitura muito interessante, tanto para reafirmar algumas das minhas opiniões, quanto para ganhar novas perspectivas sobre sucesso, consistência e a idéia de faça o que você ama.

Hoje quero compartilhar com você um pouquinho do que eu aprendi com este livro e também desafiar, você, leitor, a dar hoje o primeiro passo para tornar-se conhecido.

Seja Conhecido
Alexander Dummer

Um ponto importante para tornar-se conhecido é o seu diferencial. O espaço específico que você e apenas você pode ocupar. Pense em nichos, no que pode te tornar conhecido mesmo que não seja a sua atividade principal. Por exemplo, você pode ficar conhecido por compartilhar frases de amor no instagram. Podem ser apenas fragmentos do seu trabalho maior, romances, mas focando nisso, você consegue atingir consistentemente um público.

Consistência. Essa é a segunda chave para o sucesso. Porque o sucesso não vai vir de um dia para o outro. Schaefer cita vários casos no seu livro, alguns que levaram até 10 anos. Parece um longo tempo? Por um lado não é, 10 anos para construir a carreira que você sempre sonhou é um tempo até bem curto. Dá para desfrutar bastante das suas conquistas depois. Por outro lado, manter-se motivado durante estes 10 anos pode ser um verdadeiro desafio.

Consistência. Essa é a segunda chave para o sucesso na empreitada de tornar-se conhecido. Click To Tweet

Uma das formas de se manter motivado, é claro, é escolher alguma atividade que seja prazerosa para você. Querer começar com um canal do Youtube se você não se sente bem diante das câmeras, por exemplo, seria apenas um exercício de fracasso. Foque no que você faz melhor e comece por isso. Schaefer também vai dizer para você começar sem esperar nada em troca. Eu concordo em parte. Não espere que só porque você postou, vá receber milhões de comentários e/ou elogios, mas crie algumas metas sim. Metas de curto e médio prazo te ajudam a se manter focado. Quando você consegue alcançar uma meta, por menor que seja, sabe que está no caminho certo e tira disso as forças para seguir em frente.

>>> Saiba mais sobre metas atingíveis neste post.

A essas alturas você deve estar se perguntando como pode usar tudo isso na carreira de Escritor.

Veja qual é o lugar único que você pode ocupar dentro do mundo da literatura. Sim, existem vários espaços a serem preenchidos por ai. Escreva. Produza material e poste regularmente na plataforma da sua preferência. Eu diria para você começar pequeno. Com pequenas frases ou textos, que você possa produzir e compartilhar rotineiramente. Faça disso um hábito.

Charles Duhigg, autor de O Poder do hábito, ensina uma fórmula bem simples para inserir qualquer hábito na sua rotina. Ela consiste em gatilho, hábito e recompensa. Gatilho é aquele “lembrete” diário. Pode ser colocar os tênis de corrida todo o dia de manhã, para se motivar a correr, pode ser o despertador mesmo – o mais usado. O hábito é aquela atitude ou ação que você quer inserir no seu dia. A recompensa é o que você vai se dar se conseguir completar aquilo. Muitas vezes, a recompensa vem do próprio hábito. Por exemplo, para muitos escritores, o próprio hábito de sentar e escrever já é, por si mesmo prazeroso. Você vai se sentir melhor, mais produtivo. Se isso ainda não acontece com você, não tem problema, planeje uma boa recompensa para o início e com o tempo, também vai ter essa sensação de completude.

Bem, mas além de falar sobre como se tornar conhecido e adquirir novos hábitos, eu queria te propor hoje um desafio para o próximo semestre. Quero que você dê o primeiro passo para se tornar conhecido. E relaxa, que eu já tenho um plano pronto, é só seguir.


Desafio para tornar-se conhecido:

Ser Conhecido
Matthew Henry

A primeira parte é fácil e muitos de vocês já devem até ter feito: se inscreva no 365 dias de escrita para receber todo o mês um arquivo com os temas para te inspirarem a cada dia.












 

Na segunda é que entra o verdadeiro desafio: publique os textos. Sim, publique, no face, no instagram, no medium, tanto faz. Publique, deixe as pessoas ficarem sabendo que você escreve. Torne-se conhecido pela sua escrita. Dê o primeiro passo hoje.

Se você ainda não está escrito no 365 dias de escrita, não é tarde demais não. Comece agora. Temos um semestre pela frente. Daqui 6 meses você vai desejar ter começado hoje, acredite em mim. E se você já está inscrito e escrevendo. Releia os seus textos. Veja os melhores e comece a publicar consistentemente nas redes sociais.

Gostou deste post? Vai topar o nosso desafio para começar a publicar? Me conta nos comentários.

Comments

comments

2 thoughts on “Know – como tornar-se conhecido pelo seu trabalho

  1. Já fiz algumas atividades de divulgação mas a falta de resultados realmente abalaram a minha persistência. Sempre acho que estou fazendo algo errado e penso que tenho que fazer alguma outra coisa. Então interrompo o que estou fazendo e saio em busca da outra coisa que me dê alguma resposta positiva. Já sei o que não funcionou, mas ainda não encontrei o que pode funcionar. Me inscrevi nos 365 dias confiando que podem fazer diferença. Espero não me decepcionar :). Publicar para mim é fácil. O difícil é produzir “posts”. Meu raciocínio é “de perna longa”. Escrevo romances, e não cartões de felicitações. Não escrevo frases, não faço poesias. Escrevo parágrafos e diálogos, e nada disso funciona em postagens de instagram nem de facebook.

    Tenho lido muitos textos seus e estou gostando bastante do estilo dos textos. Outro dia até recomendei este site no meu Facebook. Mas, como ninguém me enxerga (ok, eu posto e saio), a minha propaganda não vai trazer gente pra vocês. De qualquer forma, parabéns pelo trabalho.

    1. Oi, Mônica.
      Que legal que você se inscreveu no 365, espero que te ajude.
      É importante você se manter. Sabemos que pode ser difícil, mas você só vai ver resultado se for persistente.
      Mesmo que você escreva textos maiores, pode, por exemplo ir postando aos pouquinhos, com freqüência nas suas redes.
      Obrigada pela recomendação e pelo carinho. Adoramos os feedbacks dos nossos leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *