Planejamento de Marketing Digital

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Se tem uma coisa que a internet facilitou foi a autopublicação. Hoje é fácil você criar a sua marca de escritor e começar a publicar seus textos online. Existem diferentes ferramentas para publicação e você consegue tanto fazer isso gratuitamente quanto vender seus próprios livros sem depender de terceiros.

Claro, isso exige um certo conhecimento de Marketing, mas com tantas ferramentas, vídeos, aulas na internet e blogs como o da Escritor Publicado compartilhando conhecimento, só não faz mesmo quem não quer.

Para fazer as coisas acontecerem, planejamento é essencial, por isso, hoje eu vim compartilhar com vocês os principais pontos que você tem que pensar na hora de fazer o seu planejamento de Marketing Digital para Escritores.

Quem é o seu público?

É importante conhecer o seu público para poder se comunicar com ele. O que o seu público quer? Pelo que ele se interessa? Que assuntos ele costuma comentar nas redes sociais? Como o seu público consome livros? Todas essas informações são essenciais para você conseguir se comunicar de forma mais eficaz e tornar-se conhecido entre os seus públicos.

Hoje é fácil começar a conhecer os seus públicos, através das redes sociais. Você pode começar a buscar diferentes perfis de pessoas que se interessam pelo tipo de literatura que você escreve e testar diferentes conteúdos nas suas páginas para ver o que se encaixa melhor.

>> Quer saber mais sobre públicos? Clica aqui!

Quais os melhores canais de comunicação para você?

Aqui entram duas coisas: os canais que os seus públicos gostam de usar e o quanto você consegue produzir conteúdo para esses canais. Por exemplo, sabemos que o Youtube é um dos melhores canais de comunicação hoje, mas não é indicado para todo mundo. Produzir conteúdo para o youtube demanda bastante conhecimento e tempo. Duas coisas que você talvez não tenha. Não é um canal para todos os escritores.

Facebook e Instagram são o que consideramos o básico hoje. O conteúdo é mais fácil de produzir e existem diferentes ferramentas online – tanto pagas quanto gratuitas – que te ajudam a gerar conteúdo. São plataformas acessíveis para todo mundo. Aprenda a utilizá-las de uma forma que funcione par você e os seus públicos.

Quer saber como utilizar cada rede social? Clique aqui!

Frequência e Consistência

Crie uma identidade de marca e se atenha a ela, pelo menos por um tempo. Claro, talvez você tenha que adaptar alguma coisa pelo caminho, mas estude seu público, veja o que funciona para o seu gênero e busque criar uma identidade que possa conversar, atrair a atenção de novos leitores.

Além disso, você precisa manter uma freqüência de posts, tanto nas redes sociais, quanto no seu blog, se você tiver um. Isso ajuda o seu conteúdo a ser mais visto. Crie um calendário editorial, isso vai te ajudar a se planejar e manter as redes atualizadas.

Para manter o fluxo de conteúdo você pode também utilizar algumas das ferramentas de gerenciamento disponíveis. No facebook, a própria plataforma já permite agendar posts, o mesmo acontece com a maior parte das plataformas de blogs. A única rede que ainda precisa de um aplicativo específico é o instagram.

>> A importância da freqüência!

Mensuração

Uma das grandes vantagens das mídias digitais é que a mensuração é acessível e em tempo real. Aproveite-se disso. Aprenda a utilizar as ferramentas gratuitas de mensuração que as próprias plataformas oferecem. Acostume-se a fazer isso semanalmente e veja o que está dando certo e o que precisa melhorar. Produza mais dos conteúdos que te geram mais resultados e corte aquilo que dá mais trabalho do que retorno.

Tenha metas definidas para ficar mais fácil mensurar os seus resultados. E não esqueça que as suas metas devem ser S.M.A.R.T.

Aprenda aqui sobre as metas SMART

Anúncios

Anúncios online são razoavelmente baratos e vai ser mais fácil você “furar a bolha” com eles. Porque uma coisa que acontece quando você cria a sua fanpage, ou seu perfil no instagram é que você acaba convidando todos os seus amigos e conhecidos e a audiência morre ai. Aprender a utilizar os anúncios é uma boa forma de você conquistar novas audiências, mas cuidado, alguns tipos de anúncios só servem para encher os bolsos do tio Zuca. Por isso, aprenda mais sobre os anúncios do facebook e evite aqueles com objetivo de conseguir curtidas – ninguém precisa de seguidores fakes.

Invista em uma estratégia de Captura de E-mails

E-mail é uma das melhores ferramentas para se comunicar com os seus leitores. Diferente das redes sociais, seus e-mails serão entregues para 100% da sua audiência. E o melhor? É gratuito. Você pode utilizar plataformas como mailchimp que permitem gerenciar listas de e-mails, com criação de funil de vendas sem nenhum gasto para começar. Com o tempo, talvez você queira investir em uma ferramenta mais profissional, ou tenha que pagar pelo próprio Mailchimp quando chegar aos 2mil inscritos.


Em resumo:

A internet facilitou o processo de autopublicação, mas é preciso ter uma noção de Marketing Digital para conseguir de fato vender os seus livros na internet.

Em primeiro lugar, você precisa conhecer o seu público e ter um planejamento para conseguir alcança-lo. Faça um calendário editorial e aproveite as ferramentas gratuitas para gerenciar as suas redes e programar posts.

Não esqueça de criar metas atingíveis para que você possa mensurar seu desempenho nas redes sociais. Repita o que funciona e corte as ações que não estão dando resultados.

Aprenda a investir em anúncios. Especialmente anúncios que te geram e-mails. Eles são uma boa forma de crescer a sua audiência focando em quem realmente se interessa pelo que você tem a oferecer.


O que achou, escritor? Muita informação? Está preparado para investir em Marketing Digital este ano? Precisa de uma ajuda. Eu tenho boas notícias: a Escritor Publicado vai lançar um curso de Marketing Digital para Escritores em parceria com a Rusga. O curso vai ser lançado em breve e quem quiser garantir um preço promocional só tem que se inscrever através do formulário abaixo. Está esperando o que?







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