Você se dedica. Escreve um bom livro, revisa, revisa de novo. Paga diagramação, capa, as vezes até investe em publicação com editora paga. Você coloca todo o seu empenho e uma boa grana na produção do seu primeiro livro, o bestseller que vai fazer você ficar conhecido no país inteiro e ai… nada!
Os amigos mais próximos vão ao lançamento, compram, depois disso as coisas amornam e 3 semanas depois você percebe que tem muitas caixas de livros e não sabe o que fazer. “Onde eu errei?” você se pergunta.
Espero que você tenha chegado até este artigo antes de passar por isso e que leia até o fim para poder evitar essa situação, porque existem 3 erros básicos que fazem escritores promissores se tornarem donos de caixas e mais caixas de livros encalhados e hoje nós vamos falar deles para que você possa evitá-los.
Erro #3 Não investir em Marketing
O escritor se dedica bastante e investe no seu livro, mas quando chega na hora de divulgar, não faz nada, ou faz muito pouco.
Esse é o maior erro dos escritores, porque não adianta você escrever o melhor livro do mundo se ninguém ficar sabendo: que ele existe, onde pode encontrá-lo, que é um livro pelo qual o leitor vai se interessar pelos motivos x e y. A maior objeção dos escritores quando se trata de marketing é o dinheiro: “Ah, mas eu já gastei muito com o livro, não posso gastar com marketing”.
Esse pensamento está errado. Marketing é investimento, não é gasto! O seu livro só vai vender se você fizer este esforço para que as pessoas saibam que ele existe e se interessem por ele e saibam onde e como comprar. O que se investe em marketing volta para você através das vendas.
[bctt tweet=”O que se investe em marketing volta para você através das vendas.” username=”@EPublicado”]
7 motivos para você investir em Marketing Digital
Erro #2 Achar que precisa de um grande orçamento para fazer marketing
O Escritor até quer investir em marketing e entende a importância da divulgação, mas acha que precisa de orçamentos astronômicos e que só a editora pode fazer isso por ele.
Você não precisa de muito dinheiro para começar a sua divulgação. Sim, você pode começar a fazer esse trabalho sozinho, vender alguns livros e ai começar a investir mais em marketing. Ferramentas online não faltam. Está aqui o blog da Escritor Publicado cheio de ideias e conteúdos gratuitos para você começar a sua divulgação.
Além disso você pode buscar parcerias com blogueiros, youtubers, outros autores, tudo para aumentar a sua exposição, gastando o mínimo.
Lancei meu livro e agora? 5 primeiras ações a serem feitas!
Erro #1 Não falar do livro
O Escritor se dedica e até posta uma ou outra coisa na internet sobre o livro, mas não fala sobre o que é, não fala sobre os personagens, não dá para o leitor nenhum motivo para se interessar pelo livro.
Eu tenho a impressão que alguns ficam com vergonha de contar sobre os seus livros. Tem uns que até falam a data de lançamento, mas não contam nada, nadinha além disso.
Como as pessoas vão se interessar pela história se não sabem nada sobre ela?
A primeira coisa que você deve fazer, se quiser que seu livro venda, é falar dele. Do que trata a história? Quem são os protagonistas? O que eles querem e quais as dificuldades que eles vão enfrentar?
Dê motivos para que os leitores em potencial se interessem pelo seu livro. Esse é o principal erro, afinal se nem você parece ter vontade de falar sobre o livro, por que os outros vão querer ler?
E você, escritor, já cometeu algum destes erros? Comente abaixo.
E se achou este post útil, compartilhe nas redes sociais para ele chegar a mais escritores.