Os 3 maiores erros dos escritores

Posted on Posted in Marketing Literário

Você se dedica. Escreve um bom livro, revisa, revisa de novo. Paga diagramação, capa, as vezes até investe em publicação com editora paga. Você coloca todo o seu empenho e uma boa grana na produção do seu primeiro livro, o bestseller que vai fazer você ficar conhecido no país inteiro e ai… nada!

Os amigos mais próximos vão ao lançamento, compram, depois disso as coisas amornam e 3 semanas depois você percebe que tem muitas caixas de livros e não sabe o que fazer. “Onde eu errei?” você se pergunta.

Espero que você tenha chegado até este artigo antes de passar por isso e que leia até o fim para poder evitar essa situação, porque existem 3 erros básicos que fazem escritores promissores se tornarem donos de caixas e mais caixas de livros encalhados e hoje nós vamos falar deles para que você possa evitá-los.

Erro #3 Não investir em Marketing

O escritor se dedica bastante e investe no seu livro, mas quando  chega na hora de divulgar,  não faz nada, ou faz muito pouco.

Esse é o maior erro dos escritores, porque não adianta você escrever o melhor livro do mundo se ninguém ficar sabendo: que ele existe, onde pode encontrá-lo, que é um livro pelo qual o leitor vai se interessar pelos motivos x e y. A maior objeção dos escritores quando se trata de marketing é o dinheiro: “Ah, mas eu já gastei muito com o livro, não posso gastar com marketing”.

Esse pensamento está errado. Marketing é investimento, não é gasto! O seu livro só vai vender se você fizer este esforço para que as pessoas saibam que ele existe e se interessem por ele e saibam onde e como comprar. O que se investe em marketing volta para você através das vendas.

O que se investe em marketing volta para você através das vendas. Click To Tweet

7 motivos para você investir em Marketing Digital

Erro #2 Achar que precisa de um grande orçamento para fazer marketing

O Escritor até quer investir em marketing e entende a importância da divulgação, mas acha que precisa de orçamentos astronômicos e que só a editora pode fazer isso por ele.

Você não precisa de muito dinheiro para começar a sua divulgação. Sim, você pode começar a fazer esse trabalho sozinho, vender alguns livros e ai começar a investir mais em marketing. Ferramentas online não faltam. Está aqui o blog da Escritor Publicado cheio de ideias e conteúdos gratuitos para você começar a sua divulgação.

Além disso você pode buscar parcerias com blogueiros, youtubers, outros autores, tudo para aumentar a sua exposição, gastando o mínimo.

Lancei meu livro e agora? 5 primeiras ações a serem feitas!

Erro #1 Não falar do livro

O Escritor se dedica e até posta uma ou outra coisa na internet sobre o livro, mas não fala sobre o que é, não fala sobre os personagens, não dá para o leitor nenhum motivo para se interessar pelo livro.

Eu tenho a impressão que alguns ficam com vergonha de contar sobre os seus livros. Tem uns que até falam a data de lançamento, mas não contam nada, nadinha além disso.

Como as pessoas vão se interessar pela história se não sabem nada sobre ela?

A primeira coisa que você deve fazer, se quiser que seu livro venda, é falar dele. Do que trata a história? Quem são os protagonistas? O que eles querem e quais as dificuldades que eles vão enfrentar?

Dê motivos para que os leitores em potencial se interessem pelo seu livro. Esse é o principal erro, afinal se nem você parece ter vontade de falar sobre o livro, por que os outros vão querer ler?


E você, escritor, já cometeu algum destes erros? Comente abaixo.

E se achou este post útil, compartilhe nas redes sociais para ele chegar a mais escritores.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *