Os tipos de anúncios que você deve evitar no facebook

Posted on Posted in Facebook, Marketing Literário, Redes Sociais

Anúncios são essenciais para você conseguir furar a bolha, especialmente porque o facebook vem mudando os algoritmos e está tornando cada vez mais difícil a sua mensagem chegar até a sua audiência.

Muita gente vê nos anúncios a melhor saída. Talvez até seja se você tem mais dinheiro do que tempo, já que a outra saída para “vencer o algoritmo” seria participar mais para conseguir um engajamento orgânico.

A questão é que, se você vai utilizar os anúncios, você precisa aprender a fazer eles da forma certa. E o caminho mais curto é saber o que você deve evitar. Aqui vão os 3 piores tipos de anúncios que um escritor pode fazer:

Anúncio para conseguir mais curtidas na fanpage

Essa é a maior furada! O que acontece é que o facebook vai mostrar o seu anúncio não para a pessoa que mais se interessa pelo tema, ou que tem mais chances de continuar acompanhando o seu conteúdo.

Se você define como objetivo mais curtidas na fanpage, o que você vai conseguir é um monte de seguidores fantasma.

Vi certa vez o relato de um jornalista sobre um teste que ele fez com esse tipo de anúncio. Ele contou que fez uma página com um título bem aleatório (daqueles de bater a cabeça no teclado) e começou a investir em “compra de curtidas”. Em pouco tempo já tinha vários seguidores. Então ele foi investigar os perfis e encontrou muito perfil fake mesmo. Sabe aqueles perfis abertos que nem tem atividade, mal tem foto e tem poucos amigos? Pois é, aquelas contas que a gente sempre desconfia.

Não sei a veracidade do relato, mas uma certeza eu tenho, não adianta comprar seguidores que não estando de fato interessados no seu conteúdo. Esses novos seguidores atraídos pelos anúncios só vão fazer o seu engajamento cair, já que não estão de fato interessados no que você tem a dizer.

>> 7 erros comuns que você está cometendo no facebook

Anúncios para venda de livros

Esse é polêmico, mas eu sou contra. A verdade é que o valor do livro dificilmente vai compensar os anúncios. Se o seu objetivo for ganhar dinheiro com a venda, esta é a estratégia errada.

Ebook então, nem se fala. Se considerarmos que o valor médio de um ebook é de R$5,99, você provavelmente vai acabar pagando para ser lido.

Ainda que o seu objetivo seja apenas conseguir mais leitores, os anúncios de venda direta não perfuram bem.

Vale muito mais fazer anúncios para ser conhecido, para que os possíveis leitores vejam o seu livro e conheçam do que para venda direta. Porque a verdade é que anúncios de venda são chatos. Quando vejo aquele “Compre agora!” no facebook meu olho já passa para a próxima informação.

Seus anúncios vão ser muito mais efetivos, se você focar em construir marca, em mostrar sobre o seu livro para os outros.

Muitos autores criam suas fanpages e acabam soando como os vendedores de infomercial. “Olha meu livro! leve agora! Última chance! Livro maravilhoso!”

Não seja esse autor. Não seja o autor que esconde o seu livro, mas também não seja o anunciante de feira. Existe sim um meio termo saudável.

>> Por que você não está vendendo?

Impulsionamento de posts sem objetivo

Quando você impulsiona um post direto da sua fanpage o que ele faz é mostrar o seu post para o maior número de pessoas possível. Ainda que vá melhorar o seu alcance e que você possa selecionar um público-alvo, esse anúncio não tem qualquer objetivo.

Por isso que eu sempre digo que a forma certa de fazer impulsionamento é através do gerenciador de anúncios. Nele você pode definir um objetivo para o anúncio, que pode ser engajamento, por exemplo, para conseguir mais likes e comentários no post. Isso vale muito mais do que um post qualquer com bom alcance. Aparecer para muitas pessoas que não tem interesse no seu trabalho não adianta nada.

Por isso não impulsione os seus posts sem colocar objetivos. Isso só vai baixar o engajamento da sua página, o que faz o facebook entregar os seus posts para menos gente ainda – já que ele não foi relevante para quem viu.

>>Como melhorar o meu engajamento?


Em resumo:

Anúncios são uma ferramenta muito importante, mas devem ser utilizados com cuidado. É importante ter em mente que os seus anúncios precisam ter um objetivo dentro da sua estratégia de marca. Ainda assim existem 3 tipos de anúncios que eu não recomendo que autores façam no facebook. São eles:

Anúncios para crescer a audiência da fanpage: a famosa comprada de curtida apenas te traz pessoas que não tem interesse real no seu trabalho, o que prejudica o desempenho da sua página.

Anúncios de venda direta: eles dificilmente trazem retorno financeiro, pois você precisa alcançar muitas pessoas para vender um livro e o valor do livro é geralmente muito baixo.

Impulsionamento sem objetivo: este só serve para ver seu alcance ir às alturas e seu engajamento cair  lá no fundo do poço. Se você tiver um post bombando e quiser investir nele, faça através do gerenciador de anúncios.


Quer aprender a fazer os anúncios certos para conseguir crescer a sua plataforma de autor e ter resultados reais? Esse é um dos temas do nosso novo curso: Marketing Digital para Escritores, que lançamos em parceria com a Rusga: Cursos para Escritores.

Venha conhecer!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *