Outras dicas de SEO para escritores

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SEO é sigla para Search Engine Optimization, ou em bom português Otimização para Ferramentas de Busca. SEO é uma tarefa contínua para quem quer se destacar na internet, independente do seu nicho de mercado. SEO não é coisa apenas para para grandes empresas. Você como um escritor e uma marca, pode desenvolver bem a sua página para rangera no google, por isso hoje vou falar sobre como pensar sobre SEO para a sua marca de Escritor.

>> Quer saber mais sobre SEO? Leia este artigo primeiro!

93% das experiências online começam com uma busca. Como você se ranqueia na busca, escritor? Como o seu livro rankeia no google?

Quando a gente fala em ferramentas de busca, a primeira que nos vem a cabeça hoje é o Google. De fato, ele tem a maior share de mercado, por isso, daqui para a frente vamos focar nele. Aparecer no Google é importantíssimo, mas mais importante ainda é estar na primeira página. Quantas vezes você foi muita além disso, sejamos sinceros?

As guidelines do Google falam sobre conteúdo relevante e site com boa navegação, mas na verdade existem outros fatores que segundo a experiência de especialistas fazem muito mais diferença.

Outros Fatores que influenciam na busca do Google:

  • velocidade de página;
  • uso mobile;
  • conteúdo mais aprofundado;
  • tamanho do seu link

Velocidade

Tenha a certeza de que a sua página carrega o mais rápido possível. Deixar o carregamento da página mais rápido pode aumentar a sua conversão em até 7%.  Não tem muito o que dizer aqui. Contrate um bom desenvolvedor e tenha a certeza de estar usando uma plataforma e theme de qualidade que não vá interferir no tempo de carregamento do seu site.

>> Tudo que você precisa saber antes de criar um site!

Mobile

Além disso, é preciso que seu site ofereça uma boa experiência para quem o acesso via celular. Acesso via mobile só cresce, por isso você precisa de uma versão mobile do seu site. A maior parte dos themes hoje em dia – se você tem wordpress – já tem essa funcionalidade incluída. Vale a pena testar para ver se ele é realmente rápido. Outra medida importante é ter certeza de que suas imagens não são muito pesadas.

>> 4 Pluggins de SEO para o seu WordPress

Conteúdo

O conteúdo que geralmente chega a primeira página do Google tem 2 mil palavras. Escreva artigos mais longos sobre o seu livro.

Faça uma landing page que contenha bastante texto sobre o seu livro e sobre você. Muitas vezes, a landing page do seu livro vai ser o primeiro contato que o leitor vai ter com o seu trabalho. Aproveite essa oportunidade para falar de você e dos seus livros, Escritor.  Tente chegar aquelas 2 mil palavras e tenha em mente que não precisa ser um longo texto contando toda a história do seu livro. Você pode dividir as 2 mil palavras em diferentes conteúdos como: sinopse, sua biografia, depoimentos de leitores, opiniões que saíram na mídia, enfim, dando vários argumentos diferentes para a compra do seu livro, para isso que serve a landins, não é mesmo?

Links

Além de ter links para o seu site, como eu já expliquei neste artigo sobre SEO, é importante você pensar em como são os seus links. Primeiro é importante ter links “bonitos”, que sejam legíveis e não códigos. Isso é bem fácil de fazer, mas o ideal é que você pense nisto desde o começo, pois trocar a forma dos links mais tarde vai te trazer a dor de cabeça de ter que redirecionar tudo. Outra questão é que quanto menor o link, melhor o ranqueament0. O Google compreende melhor os links mais curtos.

Uma dica é utilizar bem as categorias e tags do seu site. Se você costuma postar contos ou crônicas, por exemplo, crie essas categorias. Desta forma, seus links vão mostrar ao google consistentemente que você escreve contos ou crônicas e vão te ajudar a rankear melhor para essas palavras. As tags são ainda mais legais por você pode criar uma “Crônica Seu Nome” que vai ajudar as suas crônicas a se destacarem quando as pessoas buscarem pelo seu nome.


SEO é um trabalho contínuo.

Como eu já mencionei, SEO é um trabalho contínuo. Inclusive porque conteúdo novo e relevante é importante para manter-se na primeira página. Quanto mais conteúdo você tiver no seu site, melhor. Por isso que incentivamos tanto vocês a criarem blogs nos seus sites.

>> Saiba mais sobre a Importância do Blog para o seu site!

Você precisa de tráfego das pessoas que vão querer comprar o seu livro. Para conseguir isso, você precisa saber quem é o seu consumidor ideal. A gente está sempre falando sobre públicos aqui no blog da EP, este é um dos momentos em que você realmente precisa entender o que o seu público quer. Seu consumidor ideal vai ditar as palavras-chave longas para as quais você tem que rankear. Afinal, SEO tem que atender ao nosso objetivo maior que, no caso é ser lido. Tráfego que não traz conversão não tem muita utilidade.


Em resumo: pense no SEO do seu site antes mesmo de começar a desenvolvê-lo. Seus links, seu domínio, tudo isso ajuda e faz parte do planejamento de um site. Tenha a certeza de estar contratando um desenvolvedor capacitado que tenha experiência com a plataforma na qual você planeja trabalhar e que vá implementar soluções mobile e dar ao seu site as condições básicas para SEO. Tendo o site pronto mantenha-o rápido cuidando do tamanho/peso das imagens. Não esqueça de criar conteúdos novos com frequência e utilize links que ajudem os buscadores a compreender e encontrá-los.

E não esqueça de monitorar esse movimento todo através do Google Analytics.

Ainda não tem seu site? Fale conosco pelo e-mail: contato@escritorpublicado.com.br

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