A importância do Planejamento de Comunicação para Escritores

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Vivemos em um mundo conectado. As pesquisas na internet ajudam na decisão de compra, se o google não te conhece, você não existe. Marketing digital é uma forma de criadores, autores e empreendedores em geral alcançarem seu público a um baixo custo. É uma ferramenta de comunicação com ótima mensuração, mas apenas marcar presença não traz resultados. Você precisa se diferenciar, conhecer seus públicos e fazer uma comunicação direcionada, entregando conteúdos que agregam as suas vidas e que são relevantes para eles.

Montar a sua Plataforma de Autor e construir uma rede é um primeiro passo importante, mas você ainda tem muito trabalho depois disso. Só consegue se manter relevante quem conhece o público e tem uma comunicação de duas vias com ele. Você precisa saber o que o seu público está pensando, precisa de interação.

Como se consegue isso?

Com pesquisa, planejamento, ação, mensuração e adaptação. As redes são em tempo real.  Se mesmo depois da sua pesquisa, alguma ação planejada não funcionou como o esperado, você vai ficar sabendo rapidinho e precisa se adaptar ainda mais rápido.

Outro aspecto importante é a consistência e frequência dos seus posts independente da rede social. Se o público sabe quando o site/página vai ser atualizado, ele tem um incentivo para voltar, assinar feed, dar o seu follow. Se você atualiza as redes de vez em nunca, vai perdendo naturalmente vizualizações, os algoritmos vão entendendo que o público não tem interesse e isso vira uma bola de neve.

Como você pode começar hoje mesmo?

Faça uma avaliação sincera dos seus conteúdos. Busque os dados do google analytics, se tiver um blog, ou das suas redes sociais – as mais importantes apresentam esses dados para contas business. Veja quais dos seus conteúdos geraram mais engajamento, veja que tipo de ação gerou mais vendas, tente identificar quais os posts que seu público se engaja mais.  A internet é, em primeiro lugar, entretenimento, as pessoas, em geral, buscam coisas leves. Prova disso são os memes que viralizam rapidinho. Veja se seu público se encaixa nesta máxima e tente incorporar isso a sua comunicação.

A partir disso planeje outros posts com os conteúdos que interessam seu público. E tenha um calendário editorial. Quais os dias que você vai postar em cada rede? Quais os assuntos que vai tratar? Assuma também um padrão visual para os seus posts. Tenta usar as mesmas fontes e cores. Use imagens que tenham elementos parecidos. Isso ajuda na identificação, os leitores já associam alguns atributos de marca aos seus textos.

Por último, todo o planejamento deve ter objetivos e metas a serem cumpridos. Não adianta planejar sem mensurar. Estabeleça metas atingíveis de curto se longo prazo e quebre-as em tempos ainda menores. Por exemplo, divida a sua meta mensal pelo número de semanas para que você possa acompanhar o desempenho ao longo do tempo e fazer ajustes se necessário.

Planejamento é essencial para o bom desempenho da sua comunicação da internet. Só com metas claras e um plano de ação você conseguirá aumentar o seu retorno do investimento em Marketing Digital.


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