A importância do blog para o site de Escritor

Posted on Posted in Plataforma de Autor

Se você criou a sua plataforma de autor, com um bom site, se preocupou em instalar os aplicativos para SEO, como sitemap, agora é hora de pensar em como manter o seu site bem rankeado e usá-lo como uma plataforma de relacionamento com os seus leitores. A melhor maneira para isso é ter sempre conteúdo novo, por isso que recomendamos a criação de um blog para o seu site.

Os blogs permitem que você compartilhe bem mais do que com textões do facebook ou as captions do Insta, por exemplo. É uma mídia diferente, mas muito interessante para escritores, porque te obriga a escrever, te dá mais assunto para postar nas redes sociais e traz tráfego para o seu site.

Escritores optam por blogs dos mais diversos formatos. Você pode compartilhar contos, crônicas, ou falar da sua vida ou alguma coisa que você ache interessante ou, até mesmo falar sobre o que tem lido de bom, ou de ruim. O importante é que o blog seja usado para manter um vínculo com os seus leitores.

Tanto os leitores como os buscadores gostam de consistência, por isso é importante ter um calendário editorial para te guiar. Quem está começando pode optar por postar menos vezes. Eu recomendo, pelo menos, uma vez por semana, de preferência no mesmo dia da semana.

Outra coisa para se ficar atento é o que chamamos de pilares de conteúdo, ou seja, sobre o que você vai postar. Seu blog pode ter conteúdos diversos, mas é legal ter alguma base para que os leitores saibam o que esperar. Faça uma lista de todas as coisas sobre as quais você gostaria de escrever e tente agrupá-las por categoria.

Por último, vale lembrar que as aparências importam, seu blog deve estar alinhado com a sua marca. Procure usar a mesma paleta de cores, busque boas imagens de bancos gratuitos ou tire boas fotografias para ilustrar seus posts e mantenha um visual mais clean. Um blog com fundo escuro, ou muito colorido, deixa a leitura cansativa, por isso escolha um fundo neutro e uma fonte que seja agradável, nada de cursiva e, por favor, nada de comic sans.

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *