Plataforma de Autor: Onde criar seu site?

Posted on Posted in Plataforma de Autor

Já falamos bastante sobre Plataforma de Autor aqui na Escritor Publicado. Nós acreditamos que além de escrever, hoje, é papel do autor se divulgar, se fazer conhecido e a Plataforma de Autor é parte essencial disto. E um site, bem feito, é o centralizador de todos os outros elementos da sua Plataforma de Autor. Por isso hoje vamos falar das diferentes plataformas nas quais você pode abrir seu site: blogger, wordpress.com e wordpress.org.

Blogger é a primeira opção para muitos por um motivo muito claro: ele é simples e não precisa entender muito de código para colocar um site no ar. De fato, a plataforma do google é bem prática, mas ela não oferece um resultado muito profissional. Seu site vai ficar com cara de blog. Se você está começando e quer apenas um local para colocar seus textos, talvez esta seja uma opção. De qualquer forma, aconselhamos sempre a comprar um domínio próprio, pois o seu endereço na internet poderá ser utilizado em projetos futuros e migrar para outro site.

Quem busca um resultado profissional, muitas vezes, opta pelo WordPress. Nós somos fans, mas… cuidado! Existe diferença entre o wordpress.com e o wordpress.org. O primeiro é uma plataforma online muito similar ao blogger. Você pode montar o seu site rapidinho, sem muito conhecimento técnico, por outro lado, ele é muito limitado. Por trabalhar com a hospedagem gratuita do próprio wordpress, ele não permite muita customização, não tem tantos themes gratuitos bons e até mesmo Google Analytics é um opcional pago. De novo, é um serviço válido para desenvolver um primeiro site, mas para ter um resultado profissional, recomendamos o wp.org.

WordPress.org  é um software de código aberto que você vai baixar do endereço e colocar na sua própria hospedagem com o seu domínio. Ou seja, o site é 100% seu e totalmente customizável. O wordpress.org tem uma infinidade de themes gratuitos, além de temes pagos muito bons e muitos pluggings que te ajudam a conseguir o resultado que você quiser. É a plataforma mais flexível. O custo vai variar dependo da hospedagem que você utilizar.

Ele exige mais conhecimento técnico? Sim e não. Hoje, é possível instalar a partir da sua hospedagem e pode-se comprar o domínio junto para facilitar. Claro, se quiser customizar e conseguir um site realmente único, vai ter que contratar um webdesigner/desenvolvedor para fazer para você. É um investimento, muito bom por sinal.

Em resumo, blogger e wordpress.com podem ser plataformas interessantes para quem estiver começando, mas se você busca um site profissional para centralizar a sua plataforma de autor, o mais interessante é ter um domínio próprio e uma hospedagem para instalar o seu wordpress.org. Com ele você vai conseguir construir um site completamente customizável com a facilidade de ter o melhor gerenciador de conteúdo do mercado ao seu dispor.


Aqui na Escritor Publicado nós também desenvolvemos sites e quem tiver interesse e entrar em contato com a gente pelo e-mail contato@escritorpublicado.com.br até dia 27 de janeiro ganha 10% de desconto no orçamento.

Comments

comments

2 thoughts on “Plataforma de Autor: Onde criar seu site?

  1. Bom dia, Equipe Escritor!

    Existe também uma rede, o Medium (www.medium.com), onde é possível publicar os textos e pedir sugestões aos leitores, podendo deixá-los em rascunho ou publicar abertamente.
    É uma rede que eu considero interessante, pois não há necessidade específica de tamanho da publicação.
    Conforme a Wikipedia: “Medium é uma plataforma de publicação on-line desenvolvida pelo co-fundador do Twitter , Evan Williams , e lançada em agosto de 2012. Ela é propriedade legal da A Medium Corporation. [2] A plataforma é um exemplo de jornalismo social evoluído , tendo uma coleção híbrida de profissionais amadores e profissionais e publicações, blogs exclusivos ou editores em Medium [3] e é regularmente considerado como um anfitrião de blog”.

  2. Oi, Mirella, tudo bem?
    Sim, Medium é bem interessante, nós até já citamos em outros artigos e temos um post só sobre ele planejado. Consideramos o Medium uma boa ferramenta para quem está começando e quer um blog sem ter trabalho e construir sua audiência, mas não é uma plataforma com ferramentas para fazer um site profissional.

    Obrigada pelo comentário e volte sempre. 🙂

    Artigo em que falamos um pouco do medium: http://escritorpublicado.com.br/marketing-literario/plataforma-de-escritor-site-redes-sociais/#.WIZWRbHOq8o

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *