Relacionamento com os leitores

Posted on Posted in Marketing Literário, Plataforma de Autor

Como você se relaciona com os seus leitores, escritor? Sei que ainda existem alguns autores que mal dão as caras pela internet, que tem medo de se expor e que acham que seu trabalho está feito assim que acabam de escrever o livro.

Se você está aqui, provavelmente pensa diferente.

A verdade é que os leitores são o maior bem na vida de um escritor que quer viver de literatura, então nada mais justo do que investir seu tempo criando relacionamentos com eles.

Cuide dos seus leitores, conversem com eles.

A gente vive dizendo que não vale apenas postar e fugir, mas para manter uma conversa você tem que dar o primeiro passo. E isso envolve ir além de apenas postar. Pergunte. Peça opinião. Faça o leitor se sentir mais próximo de você, mais parte do seu trabalho. Isso ajuda a criar comunidade.

Uma comunidade de leitores engajados ajuda a construir e propagar a sua marca como escritor.

Pergunte. Peça opinião. Faça o leitor se sentir mais próximo de você...Isso ajuda a criar… Click To Tweet
relacionamento com o leitor
Ian Schneider

Se você leu até aqui é porque concorda com tudo isso, não é mesmo? Então agora as perguntas são para você, responda sim ou não:

  • Você postou em todos os seus canais nos últimos 7 dias?
  • Pelo menos um terço desses posts tinham perguntas?
  • Seus posts tiveram comentários dos seus leitores?
  • Você comentou nos posts dos outros nos últimos dias?

Se você respondeu não para alguma dessas perguntas está perdendo a oportunidade de criar relacionamentos mais duradouras com os seus leitores.

Uma dica para conseguir dar conta de todas as redes e abrir diversos canais para  encontrar novos leitores é automatizar o que puder. WordPress e facebook, por exemplo, já possuem ferramentas para agendar posts. Para as redes que não possuem (estou olhando para você instagram) existem aplicativos ótimos que facilitam bastante o trabalho.

>> Conheça alguns aplicativos para te ajudar na divulgação!

Tendo a sua presença constante garantida nas redes você também tem mais tempo para poder interagir com os seus leitores. Pequenos momentos de ócio durante o dia, podem se tornar um grande aliado na construção da sua marca nas redes sociais. Na sala de espera de uma consulta, na fila do banco, aguardando lugar em um restaurante, aproveite esses pequenos momentos para entrar nas suas redes e conversar com os seus fans.

No instagram você pode também procurar conteúdos relacionados, deixar seu <3 e comentar.  No facebook, uma forma legal de interagir é com os grupos. Pode ser em grupos de leitores, de escritores, ou, melhor ainda, se você já tiver uma boa base de seguidores, pode criar o seu próprio grupo e aliar à fanpage.

>> Saiba como eu uso os grupos do facebook!

Eu já vi até grupo de whatsapp sendo usado para a divulgação de livros e autores específicos e achei a idéia maravilhosa.


E você, escritor? Pronto para se conectar mais com os seus leitores hoje? Conta ai quais vão ser as 3 primeiras coisas que você vai fazer!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *