SEO para Sites de Escritores

Posted on Posted in Plataforma de Autor

Você montou uma plataforma de autor que inclui site e blog? Então está na hora de aprender sobre SEO, otimização para sistemas de busca. Ou seja, saber preparar o seu site para ser encontrado pelos buscadores quando ele for relevante. Tem quem ache que basta “construir e eles virão”, mas não é bem por ai. Ser bem rankeado no google não é tarefa fácil, exige trabalho e consistência, mas pode ser feito. Por isso hoje vim te dar algumas dicas de SEO para que você comece a otimizar seu blog.

>>> Clique aqui para ver todos os posts sobre Plataforma de Autor.

O primeiro passo é garantir que seu site carregue rápido. Sabe quando a gente digita uma url e parece que está de volta aos anos 90 de tanto que espera? É frustrante, né?! Os buscadores não querem oferecer experiências frustrantes aos seus clientes, então temos que garantir que os sites estejam leves e carreguem rapidamente.

Depois disso, você precisa de um sitemap, que é uma lista de páginas do seu site que torna mais fácil o trabalho dos buscadores. Criar um sitemap é uma forma de garantir que todo o seu conteúdo seja indexado e encontrado. Parece complicado? Pois basta instalar e ativar um plugin que faz isso automaticamente. Alguns inclusive tem opções avançadas para indicar a periodicidade com que os robôs devem percorrer suas páginas.

Tendo a parte técnica resolvida, você precisa pensar em 3 coisas: conteúdo, links e mídias sociais.

Conteúdo

O primeiro é intuitivo, você precisa de um bom conteúdo, que faça o visitante querer mais, para que ele não fuja. Um bom conteúdo é relevante para o seu público de interesse. Se o seu bounce rating estiver muito alto, tenha cuidado, alguma coisa vai mal. Também é importante usar bons títulos e fazer meta-descrições que chamem a atenção dos possíveis leitores. São elas que vão aparecer na página do google e nos compartilhamentos. Lembre-se, ainda, de dar nomes relevantes as suas imagens.

Links

Links são essenciais. Eles ajudam de várias formas: os internos (entre conteúdos do seu site), ajudam a manter o visitante engajado por mais tempo; mas os que você ganha de sites com autoridade são os melhores. É uma forma de endosso ao seu conteúdo e você ganha pontos com os buscadores. Linkar para textos externos aos seu site, que tenham bom conteúdo também é válido, embora não tenha um resultado direto como os outros dois. Antes de tudo isso, no entanto, certifique-se de estar usando links “bonitos”, que sejam descritivos do conteúdo. Como os nossos links aqui no blog, por exemplo que usam a estrutura: escritorpublicado.com.br/categoria/nome-do-post.

Mídias Sociais

Por último, as redes sociais. Elas também servem como recomendação para o seu conteúdo, likes e compartilhamentos contam bastante nesta hora. Comece por você, compartilhe seus textos nas redes sociais. Além da fanpage, compartilhe na sua página pessoal também. Por último, a gente acha que o Google+ é um vácuo total, mas enquanto ele existir, poste lá também porque o Google leva ele em conta.


Pronto, com essas dicas simples de SEO, você já está pronto para começar a otimizar seus site de escritor e aparecer cada vez mais nas buscas do seu público-alvo. Ficou alguma dúvida? Tem outra dica rápida para dar aos escritores? Conta nos comentários!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *