Plataforma de Autor – Site, Redes Sociais e Cartão

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Então, Escritor, se você leu o texto da semana passada sobre Plataforma de Autor, já deve ter escolhido seu nome de autor, sua foto e ter rascunhado algumas opções diferentes de bio. Agora vamos usá-los para colocar a sua plataforma de autor para funcionar. Os próximos passos são site, redes sociais e cartão de visitas.

Site

Nós encorajamos muito o uso das redes, muita vezes até para a produção de conteúdo, mas o site pessoal continua sendo indispensável. Se você pensa mesmo em investir na carreira de escritor e ainda não tem um domínio seunome.com.br, corra já para buscar no registro.br. Seu site vai ser o centro de todo o seu conteúdo. Ele deve ter uma página sobre você, com biografia e foto profissional; uma página de contatos; e claro a página que fala do seu trabalho, nesta vale citar todos seus livros, colocar link para compras, usar depoimentos de leitores. Se tem mais de um livro, considere fazer páginas específicas para cada um, com mais detalhes.

Além disso, aconselhamos um blog. Para quem está começando o blog pode ser bem frustrante, mas ele é importante para indexação no google, ou seja, para o seu site aparecer mais. Vale usar um subdomínio apontado para o medium se você ainda precisa construir uma audiência, mas lembre-se de fazer uma cópia de todos os seus textos, por garantia.

Redes Sociais

Você precisa estar no Facebook, pois ela é a maior rede social no momento. Lá tem espaço para todos os gostos e todos os públicos. O seu certamente está lá. Crie uma Fanpage, ela tem muitas vantagens, como a possibilidade fazer publicidade e impulsionar posts e as métricas, que aparecem na página. Quem já tem público, vai ter um resultado rápido, basta manter a interação. Quem ainda está começando, vai ter um trabalho de formiguinha no início. Aprenda a usar o facebook a seu favor, programando posts com antecedência e compartilhando trechos dos seus textos, levando as pessoas ao seu blog.

Existem várias outras redes sociais da qual o autor pode se beneficiar, você pode ler mais sobre cada uma delas neste post. É importante ter em mente o perfil das redes e que tipo de interação se sai melhor antes de fazer o sair usando. Melhor ter duas redes que você use bem e consiga resultados, do que ter conta em todas e não dar conta do recado. Seja estratégico nas suas decisões.

Dito isso, se você gosta do Instagram, está é uma ótima rede para escritores. O público gosta de ver o trabalho por trás do texto, de ouvir dos seus autores, de conhecer um pouquinho da sua vida e o Insta serve muito bem para isso. Na minha opinião é a rede mais fácil de conseguir resultados. Com o uso das hashtags ser visto pelo seu público fica bem mais fácil, e os likes aparecem naturalmente.

Cartão Pessoal

Todo profissional precisa de cartões de visita, não é? Enquanto escritor profissional você também vai precisar. Nem todos os contatos se dão online, você vai conhecer pessoas no mundo real e elas precisam ter acesso a você e o seu trabalho depois. Por isso, inclua seus links, especialmente do site, e, de preferência use um QR Code, que facilita o uso dos links, para quem conhece.

Como escritor, além de contatos profissionais você também pode conhecer muitos possíveis leitores, por isso, tenha um modelo de cartão sem seu número de telefone. Nem todo mundo precisa ter acesso direto a você. Se quer focar seus esforços em algum livro específico, vale a pena fazer postais ou marcadores de páginas do livro com e-mail e site.


Tenha em mente que todo o seu material precisa ter uma identidade visual coerente, pois ele reflete a sua marca pessoal. Ou seja, site, blog, cartões de visitas, precisam conversar entre si. Se você está começando e ainda não pode investir em ajuda profissional: escolha uma paleta de cores, uma fonte com mais detalhe, uma mais simples para textos grandes e use boas imagens de bancos gratuitos. O trabalho de marca vai além disto, claro, mas seguindo algumas regrinhas dá para começar antes de ter o valor para investir em trabalho profissional.

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