Programas de Afiliados – O que são e como você pode ganhar dinheiro!

Posted on Posted in Marketing Literário, Plataforma de Autor

Vocês já deve ter visto por aí, inclusive aqui no blog da Escritor Publicado: os programas de afiliados. Hoje, te explico o que são, como funcionam e como você escritor pode ganhar dinheiro com isso.

O que são?

São programas de logística muito simples em que as grandes empresas promovem a venda de produtos por meio de terceiros. Algo muito utilizado pelas empresas do varejo. Em programas assim o que acontece é que os interessados por divulgar (afiliado) os programas ou produtos que estão disponíveis no anunciante divulga em troca de alguma renda, seja ela uma comissão geral ou por item vendido

A partir daí o que acontece é que o anunciante disponibiliza imagens, textos, links ou até mesmo códigos para que o afiliado possa divulgar e ter o controle de quanto foi comprado pelo seu público. Isso é muito importante pois dá ao afiliado não só uma maior noção do comportamento do seu próprio público, quanto passa a dar uma maior valorização pelo trabalho desenvolvido, publicado na sua plataforma. Fornecendo o material básico para a divulgação dos produtos, o anunciante acaba por passar mais credibilidade para o afiliado, no caso você escritor.

Também há a possibilidade de pulverizar mais as divulgações dos afiliados, usando links indexados em stories, uso de aplicativos e links em vídeos, por exemplo. O que faz com que o afiliados consigam se valer de diferentes plataformas para divulgar os produtos.

Por que vejo tanto?

Essa super disseminação dos programas de afiliados tem se dado muito devido ao aumento de conteúdo sendo produzido online.  O que isso quer dizer? Que cada vez mais temos conteúdo de boa qualidade sendo publicado e lido (!!!) nas redes sociais e nos blogs. Isso acaba por abrir uma porta enorme para quem está disposto a “ceder” um pouco do seu espaço para determinados anunciantes e produtos.

Quanto mais seguidores e mais engajamento, melhor vão ser os resultados dos link dos programas afiliados. Isso não quer dizer que você não deva se inscrever em um deles, calma aí. Só que ele pode servir como outro incentivo para crescer mais a sua atuação nas redes. E também explica porque está ficando super comum vermos mais marcas, youtubers, escritores e influencers se valendo de tais.

Além do básico: quem trabalha com redes sociais também ganha dinheiro com isso.

Hoje em dia o público ficou mais seletivo, leva muito em consideração  a opinião de alguém que ele conhece, confia. Por isso também que quem trabalha com rede sociais viu nos programas de afiliados uma forma de gerar, ao menos uma pequena, parcela de renda. E o mesmo acontece com os com anúncios e publiposts: quem mais tem engajamento e seguidores acaba por ter mais sucesso fazendo tais.

E as grandes empresas já perceberam isso a um bom tempo. Tanto que atualmente investem muito em programas de afiliados, pois aproxima o produto que eles querem vender do consumidor. E aí que entra você escritor.

Como funciona para os escritores?

Como já falamos muito aqui no blog, da Escritor Publicado: você precisa ter uma marca de escritor. Munido disso você começa a trabalhar em cima do engajamento do seu público para depois começar a buscar programas de afiliados. São inúmeros os que existem, uma simples pesquisada no Google já pode te vários resultados, porém é muito interessante ler tudo sobre cada um deles. Só dessa forma você irá conseguir escolher o que mais lhe agrada.

Comece buscando por programas que façam parte do seu nicho. Que tenha sentido com o que você publica. E isso nos leva ao próximo questionamento.

Qual o programa de afiliados ideal?

Não existe programa perfeito. E eu nem vou tentar de convencer do contrário e oferecer “x”,”y” ou “z”. O que acontece é que o programa ideal provavelmente vai ser diferente do seu colega ou do meu. Algo comum quando se trata de público-alvo e nichos. Porém existe uma pequena ordem que pode te ajudar a chegar no programa que seja muito bom para você.

Exatamente isso! Ter uma marca de escritor consolidada + ter um bom engajamento + optar por um programa de afiliado que faça sentido para a sua marca e para o seu público pode ajudar muito a chegar em um programa de afiliado que te deixe satisfeito.

Depois da escolha, é só garantir que você está devidamente cadastrado no program. Inclusive, fique atento aos dados bancários. Tudo certo?  Agora crie postagens que façam sentido para o seu público e que você pode adicionar os devidos produtos do programa.

Depois de escolher você chega na parte mais interessante do processo: o divulgar.

Como divulgar para o meu público que faço parte de um programa de afiliado?

Sendo honesto. Ponto. Eu realmente podia terminar esse parágrafo aqui. A base é ser honesto, você não precisa fazer firulas, usar imagem em neon ou qualquer outro artiício para divulgar para o seu público. Uma simples linha no texto, antes dos links, já serve. Ou um aviso no stories com a #linkafiliado #programadeafiliado também. O que importa é que você avise para os seus leitores que ao clicarem em um link em determinada postagem eles vão ser direcionados para a compra de um produto cuja pequena porcentagem da venda vai ir para você. Simples.

Aqui na Escritor Publicado mesmo usamos sempre a mesma frase: “Ei! Só para deixar claro, os links da lista são afiliados. Ou seja, a Escritor Publicado recebe comissão da venda pelo link.” E nunca tivemos problemas. Contanto que você mantenha a transparência no processo de divulgação do programa e de quando isso acontece, a sua integridade de enquanto escritor/blogueiro/criador de conteúdo não vai ser afetada.

Então seja honesto mesmo, avise no stories, em posts do Instagram, em postagens de blog e não tenha medo ou apreensão de divulgar algo que pode sim te trazer uma renda a mais. Não só por ser uma prática super utilizada, mas por ser permitida nas plataformas, redes sociais e blogs.

E vocês, já participou ou participa de algum programa de afiliado?


Resumindo…

Os programas de afiliados estão em todos os lados na internet, inclusive no blog da Escritor Publicado. São programas  em que as grandes empresas promovem a venda de produtos por meio de terceiros.

Como funciona:

  • Interessados por divulgar (afiliado) os produtos que estão disponíveis no anunciante se cadastra no programa do anunciante divulga em troca de alguma renda/ por produto vendido
  • Quem consome o conteúdo orgânico da afiliado clica no link ou imagem (pré-disponibilizado pelo anunciante) e é redirecionado para a página de compra. Ao finalizar a compra o afiliado recebe uma porcentagem pré acordada no programa.

Eles se popularizaram devido ao aumento de consumo e publicação de conteúdo online. O que é ótimo, pois significa que aumentou a a chance de você ter uma renda extra através dele programas de afiliados.

Como funciona para os escritores? Simples, antes de sequer pensar em programas de afiliados você deve ter bem claro qual a sua  marca de escritor. Depois buscar por programas que contemplem o que você quer, o seu nicho e o conteúdo a ser divulgado. Nessa etapa é muito importante prestar atenção no o que o seu público quer ou espera do seu conteúdo a ser publicado. Para não arriscar perder a sua credibilidade e público.

Embora não exista programa de afiliado ideal, ter uma marca de escritor consolidada + ter um bom engajamento + optar por um programa de afiliado que faça sentido para a sua marca e para o seu público é o mais próximo de ideal que se pode chegar. Seguir essa mini fórmula é um bom começo para encontrar o programa de afiliados ideal.

Por fim, falta só avisar o seu público e para isso é melhor ser logo honesto. Avise através de hashtags, frases bem claras, etc. O que ficar mais claro para o seu público.

E você? Já participou ou participa de algum programa de afiliado?

Comments

comments

One thought on “Programas de Afiliados – O que são e como você pode ganhar dinheiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *